Abalando as estruturas, agora nos PCs!

Abalando as estruturas, agora nos PCs!

Na coluna da semana passada, que tratou do inovador quebra-cabeças para o Nintendo Wii intitulado Boom Blox, foi levantada a hipótese do PC proporcionar um entretenimento similar usando apenas o mouse e o teclado. Como esses dispositivos não oferecem a mesma experiência intuitiva e natural proporcionada pelo Wiimote, seria possível utilizá-los em jogos em que é preciso destruir ou construir estruturas complexas e tridimensionais compostas por pequenas peças?

Para responder a esta pergunta, nada melhor do que conhecer alguns jogos desenvolvidos especialmente para esse propósito, empregando ambos os dispositivos em divertidos quebra-cabeças que não abdicam da astúcia, do senso de oportunidade, dos reflexos rápidos e de uma boa mira, entre outras habilidades igualmente importantes.

Detonando muros e construções

Um dos mais recentes títulos a explorar esse gênero é o desafiador Wallbusters. Desenvolvido pela Dynamic Entertainment e ainda em fase de testes, o game é um excelente simulador de catapulta cujo objetivo consiste em manipular o sofisticado aparelho para conseguir derrubar muros, casas, palácios e outras tantas construções.

Podendo ser utilizados desde pesados pedregulhos, até itens menos convencionais como dinamites, granadas, módulos antigravitacionais e até eficientes provocadores de terremotos, para obter êxito será preciso considerar uma série de fatores que vão além da simples definição de um ponto de impacto e a intensidade do lançamento –também será preciso estudar as particularidades da munição utilizada e a maneira em que as construções foram montadas.

Oferecendo ao todo dez missões, cada uma apresentando um objetivo totalmente diferente da anterior, para concluir uma tarefa pode ser bem mais difícil do que parece. Entre os obstáculos que devem ser contornados, estão a considerável distância da catapulta, a solidez das construções que não entram em colapso com um simples abalo e as limitações sobre o tipo ou a quantidade de munição que podem ser empregadas. Isso, no entanto, acaba tendo um impacto positivo, exigindo um planejamento eficaz para superar as dificuldades impostas pelas missões.

Completar todas, por outro lado, traz uma atraente recompensa: o destravamento da modalidade Sandbox, permitindo ao jogador criar livremente suas próprias construções para, em seguida, destruí-las sem dó.

Por ainda ser um projeto em andamento, o jogo apresenta algumas pequenas falhas, como a irritante e demorada sincronização via rede para atualizar o placar geral. Como isso ocorre antes e depois de cada missão, para não quebrar o ritmo é aconselhável estar desconectado durante as partidas ou configurar o firewall para impedí-lo que acesse a rede. Fora isso, o jogo, que tem 12MB e é compatível com Windows, é divertidíssimo. Para transferí-lo, visite esse endereço.

Derrubando as pilhas de latas

Relembrando as concorridas barracas dos parques de diversão em que, para ganhar um prêmio, é preciso derrubar todas as latas, Bottle Buster coloca à prova a mira e o senso de oportunidade do jogador. Com o objetivo de levar ao chão todas as garrafas que estão estrategicamente empilhadas pelos cenários, as únicas variáveis levadas em consideração são a mira e a direção do vento. Mas isso não significa que as partidas serão menos complicadas por não empregarem a intensidade de lançamento. Como há diversos obstáculos que atrapalham a livre trajetória das bolas, será preciso muita criatividade para derrubar todas as garrafas usando o menor número de tentativas.

Em estantes empilhadas de garrafas, por exemplo, ao invés de acertá-las individualmente, pode ser mais eficaz derrubar as próprias estantes mirando nas suas frágeis pernas. Quando as garrafas estão protegidas por escudos parciais de vidro, usar as paredes ou o teto dos cenários para ricochetear as bolas pode ser a melhor opção. Com quarenta estágios, belos gráficos, uma simulação física convincente e garantindo um passatempo divertido e diferente, a versão de avaliação pode ser obtida nesse endereço

Não quer detonar estruturas? Empilhe blocos!

Mas nem todos os games que exploram o gênero se dedicam à destruição. No engenhoso Trembling Towers, o que conta é conseguir construir estruturas empilhando peças de tamanhos e formatos variados.

Com uma jogabilidade que empresta elementos do clássico Tetris, mas levando em consideração aspectos como a lei da gravidade e a precisão para conseguir empilhar as peças sem que as mesmas percam o equilíbrio e desmoronem, o título se destaca pela divertida modalidade Silueta. Com vinte estágios, é preciso criar uma pilha que corresponda à sombra projetada acima dos alicerces, sabendo alternar no momento certo as próximas peças de forma que as mesmas se encaixem perfeitamente.

A modalidade principal também é interessante. Ao invés de empilhar as peças até utilizar todas as disponíveis, será preciso respeitar algumas regras que aumentam consideravelmente o grau de dificuldade. Em alguns estágios, por exemplo, uma linha irá limitar a altura máxima da torre–o que exigirá do jogador um planejamento eficaz quando ainda faltam muitas peças para concluí-la. Em outra, uma marca pode indicar a largura mínima da torre, requisitando muito jogo de cintura para equilibrar as peças sem que a torre entre em colapso. Para dificultar ainda mais, há fases avançadas que apresentam ambos os requisitos, tornando o jogo um irresistível teste de destreza. Com pouco mais de 6MB, transfira a versão de demonstração vistando esse link.

Acerte o palhaço

Por último, mas não menos interessante, está o divertido Operation Pie Gones. Totalmente gratuito, e proporcionando belos gráficos e um excelente mecanismo de simulação física, o título testa os reflexos e a rapidez do jogador ao exigir que um determinado número de palhaços sejam atingidos por um limitado número de tortas.

Como eles saltam rapidamente pelo picadeiro, e acertá-los no ar rende um número maior de pontos, em todos os 50 estágios será preciso rapidez de raciocínio e uma excelente acuidade visual.

Destacando-se pela realística reação dos palhaços ao serem atingidos, e sendo compatível com Windows e Mac, o jogo pode ser transferido nesse endereço. Divertidíssimo!