Altiris SVS: Prolongue o período de avaliação dos games

Altiris SVS: Prolongue o período de avaliação dos games

Com a finalidade de ajudar na divulgação dos seus recentes lançamentos, muitos desenvolvedores de games recorrem à distribuição de versões de avaliação que podem ser transferidas gratuitamente pela rede e testadas por um limitado período de tempo. Geralmente oferecendo entre 15 minutos e uma hora, muitas vezes sem impor limites quanto ao número de estágios que podem ser alcançados, essas versões têm como principal objetivo dar ao jogador a oportunidade de conhecer o título e de se habituar com a sua jogabilidade antes de decidir se irá ou não adquirí-lo.

Em alguns casos, no entanto, mesmo uma hora pode ser insuficiente para avaliar com um título com calma. Especialmente se o mesmo for sofisticado a ponto de necessitar o aprendizado de novos comandos ou exigir o aprimoramento de habilidades que somente podem ser adquiridas após a conclusão dos tutoriais interativos que consomem uma considerável fatia desse tempo.

Para reverter essa limitação, muitos jogadores recorrem à velha técnica de desinstalar o game e reinstalá-lo em seguida, tentando estender o período de avaliação por pelo menos uma hora adicional. O problema é que raramente isso dá certo. Como a maioria das versões de avaliação cria um arquivo no sistema ou uma informação no registro que não é devidamente excluído durante o processo normal de desinstalação, reinstalá-lo não será suficiente para reverter o tempo já percorrido. Contudo, há uma saída segura, legal e eficaz para estender essa limitação, usando o popular método conhecido como virtualização de software.

Através do uso de virtualização, qualquer que seja o software instalado –um jogo ou um utilitário convencional—estará completamente isolado do sistema operacional, devidamente armazenado em um contêiner que é comumente chamado de camada. Toda e qualquer alteração feita pelo software modificará apenas a sua própria camada, e não o sistema propriamente dito. Isso permite ao usuário desempenhar uma série de funções interessantes, como remover um programa como se ele nunca tivesse sido instalado, desativar temporariamente um dos softwares para evitar conflitos entre versões, e, o mais relevante para o nosso caso: reverter todas as mudanças feitas após a instalação do jogo, retornando-o para o seu estado inicial e zerando o contator de tempo.

Dentre os utilitários que promovem a virtualização, o Altiris SVS, além de ser o mais versátil da categoria, tem a vantagem de poder ser utilizado gratuitamente por usuários domésticos. Obtê-lo e instalá-lo é rápido, desde que sejam seguidos alguns simples passos. Após visitar esse endereço «svsfree.notlong.com», Download Now, e siga as instruções para transferí-lo. Na tela seguinte, preencha o formulário respondendo com “No” as seis perguntas, finalizando com “Continue”. Os termos de utilização do software serão exibidos em seguida. Leia-os atentamente e clique em “YES, I agree”. Para iniciar a transferência, assegure-se de clicar sobre o segundo link (“Altiris Software Virtualization Solution 2.1 SP1”).

Em seguida, descompacte-o em uma pasta e dê um duplo-clique no arquivo de instalação. Siga as instruções e, quando for solicitada uma chave de ativação, clique no botão “Get it Free” para obter uma licença válida (é necessário estar conectado à internet). Clique em “Accept” para aceitar os termos, abra o arquivo recém-transferido e insira a chave de ativação no programa. Na tela seguinte, não deixe de marcar a opção “Software Virtualization Admin Tool” e prossiga. Ao término da instalação, será preciso reiniciar a máquina.

Com tudo pronto, chegou a hora de testar o utilitário. Usando qualquer versão de demonstração que estiver disponível, a primeira grande mudança é que, como o jogo terá que residir em uma camada, o processo de instalação será ligeiramente diferente do convencional. Ao invés do Windows Explorer, será utilizado o console de administração do SVS. Ative-o em Iniciar -> Todos os Programas -> Altiris -> Software Virtualization -> Software Virtualization Admin e, em seguida, clique no item “Criar nova camada…” do menu Arquivo. Mantenha ativada a opção “Camada de aplicativo” e pressione o botão “Avançar” para designar um nome à camada (forneça o próprio nome do jogo). Avance e clique no botão “Procurar”, navegando pelos diretórios do HD até encontrar o arquivo desejado de instalação. Dê um duplo-clique e siga os procedimentos normalmente.

Se for dada a opção de iniciar automaticamente o jogo após concluir a instalação, é importante que ela seja desmarcada. O console será exibido novamente, tendo o novo jogo incluído na lista com seu respectivo nome em negrito, indicando que a camada está ativa. Para rodar o jogo, acesse-o normalmente via menu Iniciar e jogue até esgotar todo o tempo de avaliação.

Para zerar o contador, feche o jogo e retorne ao console de administração do SVS, clicando com o botão direito do mouse sobre a camada. No menu de contexto serão exibidas diversas funções. Ative a opção “Redefinir camada” (exatamente como demonstrado na imagem que ilustra essa coluna) e confirme. Ao executar novamente o jogo, note que o período de avaliação foi renovado, voltando ao seu estado de recém-instalação.

É possível usar esse método para instalar quantos jogos forem desejados. Apenas é importante observar que, para criar uma nova camada, será preciso desativar todas que estão atualmente em operação. Isso pode ser feito clicando sobre cada um dos nomes que estiverem em negrito e selecionando a opção “Desativar camada”. Posteriormente, ative-as com o comando “Ativar camada”. E se quiser remover definitivamente um jogo do sistema, basta ativar a função “Excluir camada”.

Apesar de ser bastante eficaz na tarefa de estender o tempo de avaliação de um jogo, esse método não substitui a sua compra. Como todo o progresso realizado no jogo também será perdido a cada vez que a camada for zerada, o jogador será forçado a desempenhar todos os estágios novamente desde o início, tornando esse método indicado somente para testar a mecânica de um título por um período mais prolongado. Mas, nesse quesito, ele é imbatível.