Assembly '07: Criatividade nos jogos independentes

Assembly '07: Criatividade nos jogos independentes

Realizado anualmente desde 1992, o festival promovido pela Assembly Organization sempre teve como destaque a capacidade de atrair uma quantidade considerável de entusiastas interessados em tudo o que faz parte do universo da computação. Com dezenas de atrações que incentivam a troca de experiências no desenvolvimento de novas tecnologias de software, estimulam a criatividade artística na produção de trilhas sonoras feitas em computador, empolgam jogadores ao fornecer uma sofisticada estrutura para abrigar acirradas competições em rede e que até distribuem valiosos prêmios aos projetos que mais se destacarem via voto popular, o evento constantemente ultrapassa o seu próprio recorde de visitantes. E a edição de 2007, que ocorreu entre os dias 2 e 5 de agosto na Finlândia, não foi uma exceção.

E dentre todas essas atrações, a prestigiada competição Gamedev, que abre espaço para os desenvolvedores independentes demonstrarem as suas mais recentes criações, é a que mais tem repercussão mesmo após o término do evento. Responsável por revelar boas produções como os famosos Frets on Fire (clone de Guitar Hero para o PC) e Racing Pitch (jogo de corrida que usa apenas o microfone), os projetos sempre apresentam bons toques de originalidade e uma jogabilidade direta, relembrando os bons tempos dos arcades. E com a vantagem de poderem ser transferidas gratuitamente na internet.

Jogos que lembram o passado, com tecnologia do presente

Dos dezenove projetos que participaram esse ano, a primeira colocação ficou para o interessante Centripetality. Misturando elementos de clássicos como Galaga e Asteroids, e reafirmando o crescente esforço de trazer de volta os outrora populares jogos de combates entre naves, o objetivo se resume em eliminar dois clãs de inimigos que estão combatendo entre si. A grande diferença é que o jogador, presente no meio desse caótico campo de batalha, não precisa assumir um lado específico, tendo total liberdade para trocar de equipe a qualquer momento da partida. Isso acaba resultando em uma reação frenética que envolve estratégias de ataque e defesa totalmente diferenciadas.

Outro que empresta elementos de jogos antigos, Zompie, que conquistou a segunda colocação, transfere para o universo 3D os mesmos desafios de clássicos como Gauntlet, onde o jogador deve sobreviver ao ataque de uma incessante horda de zumbis em uma claustrofóbica arena onde não há escapatória. Tendo ao seu dispor um acervo limitado de armamentos, a habilidade em se movimentar e a boa pontaria são fundamentais para continuar na batalha. Destaque para a movimentação natural dos personagens.

Recrie ritmos usando instrumentos inusitados

Nem todos os jogos foram inspirados nos clássicos. O quebra-cabeças “Cinnamon Beats”, indiscutivelmente o mais inovador a fazer parte da lista, ganhou o terceiro lugar com uma proposta bastante diferente dos demais títulos que exploram os desafios rítmicos. Neste, é preciso reproduzir com exatidão uma determinada sequência de percussão, usando como instrumentos desde tambores comuns até os mais variados móveis de uma casa. Porém, ao invés de usar simples baquetas, será preciso posicionar lançadores de bolas em cantos estratégicos dos cenários, especificando a força e direção do disparo para indicar o objeto que será usado para produzir o som.

Saber usar a barra de sincronização, localizada na porção inferior da janela, também é importante, pois irá indicar o momento certo do lançamento das bolas. E embora ele ainda seja um protótipo promissor, faltando alguns elementos como um propósito mais claro e o avanço automático de fase, os cinco estágios são divertidos e bem projetados.

Seja a armadilha nos jogos de plataforma.

Na quarta colocação, A Tribute to the Rolling Boulder inverte o papel do jogador usando como base os games de plataforma. Ao invés de ter que conquistar o topo da tela para capturar talismãs sagrados, será preciso protegê-los, afastando dezenas de hábeis personagens ao deslocar uma insólita e gigantesca pedra sobre eles. Divertido e ao mesmo tempo desafiador, outro grande barato desse Indiana Jones às avessas são os efeitos empregados na movimentação da pedra, que realisticamente reage às leis da física.

Alguns dos projetos que não chegaram às primeiras colocações merecem ser mencionados pelo esforço em promover a inovação ou o cuidado em produzir passatempos interessantes. O ótimo Balls of Fire, por exemplo, é uma excelente atividade para os aficionados em quebra-cabeças espaciais. Com o propósito de transportar uma esfera até um pote, sem que a mesma encoste no chão, será preciso modificar os ângulos das diversas plataformas suspensas que serão usadas para transportá-la. Belos cenários tridimensionais e enigmas bem bolados garantem a diversão.

Jogos de tabuleiro não ficaram de fora

Com uma proposta nova e peculiar para um jogo de tabuleiro, Waboga parte do princípio de que a simplicidade pode gerar passatempos interessantes. Criado para ser jogado por dois participantes (não há a opção de duelar contra o computador), apenas uma peça é fornecida para cada um, que deve movimentá-la uma casa por vez. O vencedor será aquele que conseguir alcançar a extremidade dominada pelo adversário. Muros especiais posicionados livremente pelo jogador retardam o avanço do oponente ao transformar o tabuleiro em uma espécie de labirinto. Uma ótima pedida a todos que apreciam bons jogos de estratégia.

Esses e todos os demais jogos que participaram dessa edição podem ser transferidos gratuitamente no site oficial do evento. Observe que a lista está organizada em ordem alfabética, e que em cada um dos seus respectivos links há a indicação do sistema suportado. Quase todos são compatíveis com o Windows, embora haja também opções para Linux, Mac, Nintendo DS e Xbox 360.