Bang! Howdy: Velho Oeste, novas estratégias

Bang! Howdy: Velho Oeste, novas estratégias

Seguindo os mesmos passos do prestigiado Yohoho! Puzzle Pirates, um divertido passatempo multijogador em que é preciso dominar uma série de variados quebra-cabeças para obter vantagens sobre os adversários e acumular as riquezas que estão espalhadas pelos mares, a produtora Three Rings Design voltou a apostar na interação das partidas online no empolgante game ambientado no Velho Oeste intitulado Bang! Howdy.

Empregando elementos de gêneros consagrados como o de estratégia, em que as ações são definidas por turnos, mas investindo na simplificação das rodadas para atrair os seguidores dos jogos casuais, o título se destaca pelo vasto conjunto de características que fazem dele uma opção bastante sedutora para quem aprecia passatempos que exigem planejamento, rapidez de raciocínio e capacidade de avaliar os recursos existentes e encontrar meios de aplicá-los da melhor maneira possível.

Entre as características mais marcantes, a implementação de um engenhoso mecanismo que confere às partidas um ritmo frenético e dinâmico é a que mais chama a atenção. Permitindo que o jogador defina as próximas ações das suas unidades mesmo que os adversários ainda não tenham concluído os seus turnos, as antigas queixas de que os jogos do gênero geralmente são arrastados ou resultam em longas esperas finalmente foram sanadas ao exigir uma participação ativa do jogador durante todo o período. Ter um intervalo diferente para que cada uma das unidades desempenhem a sua função é um outro fator que contribui positivamente nesse sentido, demandando uma maior atenção em relação aos atuais acontecimentos nos cenários e a constante movimentação dos adversários em campo.

Mas essa não é a única característica a se sobressair. A possibilidade de assumir o papel de dois personagens com propósitos únicos e métodos distintos de atuação é mais um fator que confere ao título uma boa variedade de opções. Por exemplo, ao definir o personagem como um caubói valente e desbravador, o jogador será transportado para a cidade de “Frontier Town” para completar quatro tarefas em um vilarejo aparentemente sem lei. A primeira, chamada de “Gold Rush”, envolve capturar as porções de ouro que estão espalhadas pelas montanhas antes dos adversários, duelando ferozmente para que as mesmas sejam trazidas em segurança até a sua carroça.

A opção de bancar o vilão não poderia ficar de fora, e três modalidades foram incluídas para os mais experientes enriquecerem rapidamente. Em “Cattle Rustlin'”, é preciso capturar o gado desgarrado e marcá-lo como sendo de sua propriedade, combatendo tanto os atuais donos dos animais quanto os demais participantes que tiveram a mesma idéia. Se apossar das riquezas dos oponentes, ao mesmo tempo em que procura proteger o seu patrimônio contra os saques dos bandidos, é a tarefa de “Claim Jumpin'”, enquanto “Land Grab” se concentra na posse de terrenos abandonados, mesmo que para isso seja preciso expulsar os atuais ocupantes.

Com um ritmo menos frenético, mas sem deixar de lado o desafio de bolar estratégias para alcançar os objetivos, assumir as funções de um simpático indígena levará o jogador à cidade de “Indian Trading Post” para participar de três importantes atribuições. Em “Wendigo Attack”, será preciso salvaguardar a sua tribo dos violentos ataques, estruturando as unidades para se posicionarem nas áreas de proteção ou mantendo a posse de um valioso talismã sagrado. Visando reverenciar os deuses, “Totem Building” requer que peças sejam coletadas nos cenários para construir totens de proporções gigantescas.

A mais interessante, no entanto, é “Forest Guardians”, única modalidade em que os jogadores participam cooperativamente para evitar a depredação nas florestas causada pelos andróides que têm como plano expandir o seu império na área devastada. Como é feito o combate? Plantando árvores e assegurando que as mesmas sejam mantidas intactas até completarem a idade anciã. Nada fácil, mas recompensador.

Em virtude da diversidade das missões, para obter êxito no jogo será preciso bem mais do que a habilidade em se deslocar pelos cenários e a capacidade de engendrar boas estratégias. Recrutar as unidades que darão um suporte mais adequado às adversidades que poderão ser encontradas pelo caminho e selecionar corretamente o conjunto de cartas com itens-bônus que podem dar um alívio durante os casos mais extremos podem ser de fundamental importância para manter-se no páreo. Essas e outras dúvidas, em conjunto com as melhores técnicas de combate e defesa, podem ser resolvidas rapidamente acompanhando o prático e bem humorado tutorial interativo incorporado no jogo. Não deixe de percorrê-lo integralmente.

Por ter sido desenvolvido inteiramente em Java, o jogo, compatível com Windows, Mac OS X e Linux, pode ser executado diretamente no navegador ou instalado como um game convencional. Como instalá-lo poderá resultar em uma performance mais aceitável, além de permitir que o jogo seja executado de forma mais prática, visite esse endereço para obtê-lo. Execute-o e siga as instruções, notando que é preciso estar conectado durante todo o andamento das partidas.

Assim que o jogo estiver instalado, execute-o e clique em “Create Account”. Uma nova janela do navegador será carregada, com um formulário para criar uma conta no serviço (o processo é rápido, gratuito e necessário para manter o seu progresso registrado no servidor). Assim que concluir essa etapa, acesse a sua conta de e-mail fornecida no cadastro e clique no link para confirmar. De volta ao jogo, insira o login e a senha e inicie a partida clicando no botão “Logon”.

Se não bastasse a possibilidade de travar emocionantes duelos online, outra boa sacada do jogo é a sua campanha individual. Oferecendo uma variada gama de missões que podem ser percorridas sem precisar estar conectado à rede, para acessá-las basta clicar na casa do xerife no menu principal. Não deixe de conhecê-las.

Requisitos

Além dos belos gráficos tridimensionais e dos efeitos visuais convincentes, Bang! Howdy também conta com uma excelente e contagiante trilha sonora. E para rodá-lo satisfatoriamente não precisa muito: um processador de 1GHz, 512MB de memória RAM, uma placa de vídeo compatível com o OpenGL 1.2 equipada com 64MB e o Java Virtual Machine devidamente instalado são suficientes. Imperdível!