Circus Empire: Divirta-se gerenciando um picadeiro

Circus Empire: Divirta-se gerenciando um picadeiro

Combinando elementos dos games de simulação com a capacidade de gerenciar eficientemente o tempo e as finanças de uma empresa virtual, o gênero que convida o jogador a participar da árdua missão de assumir um negócio prestes a falir e transformá-lo em uma empresa de sucesso nunca foi tão popular quanto nos últimos tempos.

Explorando uma vasta gama de profissões e diversos tipos de empreendimentos, parte dessa popularidade se deve à capacidade desses jogos de balancear boas doses de entretenimento com testes rigorosos de habilidade, em que é preciso superar as mais adversas situações que estão freqüentemente associadas ao cargo em questão para obter o sucesso esperado.

Contudo, apesar da variada oferta de carreiras que podem ser desempenhadas virtualmente nessa categoria de jogos, sempre faltou um tipo de empreendimento igualmente desafiador e que apresenta um amplo leque de riscos e possibilidades: o imprevisível universo dos circos.

Com o lançamento de Circus Empire, a aposta mais recente da veterada Enlight, essa lacuna foi finalmente preenchida. E de maneira magistral, convidando o jogador a conhecer de perto a rotina circense por dentro e por fora do picadeiro, atuando como o chefe responsável por tomar todas as decisões e definir as atrações que refletirão nos rumos do empreendimento.

Apresentando belos cenários tridimensionais e uma trilha sonora variada e bastante característica ao tema, ao iniciar a partida são oferecidas duas modalidades de atuação: livre, na qual o jogador tem total liberdade para agir sem precisar se ater a um roteiro específico; e o modo campanha, o mais cativante por guiar todo o progresso através de uma trama bem bolada e que tem como ponto de partida uma excelente introdução em formato de tutorial.

Centrado na vida do personagem Peter, um bancário farto da rotina do seu trabalho, o jogador inicia a sua jornada deixando o emprego após um desentendimento com o chefe. Convencido de que é chegada a hora de dar um novo rumo na sua vida, ele sai em busca de novos e empolgantes desafios, indo visitar o circo de propriedade do seu tio. Ao chegar no local, fica surpreso com o seu atual estado de abandono. Ao indagar a causa que levou o outrora renomado circo à decadência, seu tio revela que está passando por sérios problemas financeiros e que sequer há a possibilidade de estrear um novo espetáculo devido às atuais condições das instalações e o número reduzido de artistas.

Sem titubear, Peter se prontifica a assumir a administração do local, prometendo trazer de volta toda a glória do passado. Mas, apesar da sua vasta experiência com finanças, ele rapidamente percebe que gerenciar um circo não é uma tarefa para amadores, principalmente porque é preciso saber lidar com uma série de imprevistos. E que, para ter êxito na nobre missão, precisará empregar toda a sua habilidade e visão para os negócios para superar as dificuldades –e é aí que o jogador entra.

Como primeiro passo, será preciso obter a maior quantidade possível de dinheiro para realizar as melhorias no circo e conseguir contratar –e manter—os artistas e os funcionários de apoio. Nesse quesito, o mais interessante é a mecânica empregada pelo jogo: para acumular os recursos, ao invés de depender da venda de ingressos, o jogador terá que se desdobrar para montar espetáculos que realmente agradem ao público cada vez mais exigente.

Como a féria do dia é calculada de acordo com o grau de satisfação proporcionada pelos shows, um dos maiores trunfos do game é a variedade de opções que podem ser incluídas em um espetáculo. Com a possibilidade de contratar mais de 70 categorias diferentes de artistas, o jogador tem total liberdade para dirigir as atrações como bem desejar, inclusive especificando novos truques. Saber balancear o tipo de atrações, importante para manter a casa sempre lotada, não é uma tarefa simples, pois é preciso levar em consideração o tipo de público-alvo que se deseja atrair.

O que não faltam são possibilidades, compreendendo desde palhaços, animais adestrados e malabaristas, bastante populares entre as crianças, até o Globo da Morte, mágicos e domadores de feras, os preferidos dos adultos. Assim como na vida real, o segredo está em conseguir surpreender sempre, com espetáculos que forcem os espectadores a retornar para assistir os novos números.

Outro ponto forte é o método utilizado para construir os espetáculos. Com uma interface intuitiva e fácil de ser manipulada, é possível especificar com expressiva simplicidade os números que serão desempenhados, a sua ordem e até atribuir efeitos especiais, como fogos de artifício ou uma iluminação especial para intensificar os momentos de suspense.

Mas a maior sacada do jogo é a possibilidade de assistir aos espetáculos de perto e na íntegra. Com personagens que se movimentam de forma convincente, as apresentações são incrivelmente divertidas e bem coreografadas, conseguindo prender a atenção até o final. Surpresas e imprevistos, comuns em shows ao vivo, também dão um tempero especial à aventura, embora seja importante observar que, para evitar contratempos como acidentes ou a temida insatisfação dos espectadores, não é bom negligenciar a definição da rotina de treinamento dos artistas e acompanhar os seus respectivos níveis de satisfação, principalmente para evitar sabotagens.

Porém, testar gratuitamente uma produção sofisticada como essa tem um custo. Com 941MB, e sendo distribuído de forma similar aos jogos casuais adquiridos na rede, para transferí-lo será preciso usar o protocolo Bittorrent. A boa notícia é que, mesmo quem ainda não o conhece, não encontrará maiores dificuldades. Basta possuir um aplicativo como o ótimo e gratuito uTorrent, visitar o esse endereço, clicar no botão Download e no link Get the torrent only para salvar no HD um pequeno arquivo.

No uTorrent, abra esse mesmo arquivo e clique em OK para iniciar a transferência. O download poderá ser concluído rapidamente, dependendo da velocidade da sua conexão. E quem quiser adquirí-lo posteriormente, há ainda a vantagem de não precisar transferí-lo novamente, por já possuir a cópia integral. Basta seguir as instruções fornecidas pelo jogo para destravá-lo. O valor de registro é de 19.99 dólares, e mais detalhes, incluindo um vídeo demonstrando o jogo em ação, podem ser conferidos no site oficial.

Requisitos

Com uma abordagem inovadora e inteligente, Circus Empire permite montar espetáculos para três públicos distintos: Americanos, Europeus e Asiáticos, exigindo que sejam estudadas as particularidades de cada povo para obter a melhor aprovação possível. Para rodá-lo, será necessário um processador de 1GHz, 256MB de memória RAM, placa de vídeo equipada com 16MB compatível com o DirectX 9.0c e 1.5GB de espaço livre no HD.