Command & Conquer 3: Kane's Wrath
Ansiosamente aguardado pelos apreciadores dos jogos que exploram o gênero estratégia em tempo real, Kane’s Wrath inaugura o primeiro pacote de expansão oficial para o consagrado título Command & Conquer 3: Tiberium Wars.
Abordando um período de tempo de aproximadamente 20 anos na cadeia de eventos que envolve os conflitos entre as três organizações que integram a série, o novo pacote surpreende ao incorporar mudanças consideráveis na dinâmica do jogo. Essas alterações, juntamente com uma perspectiva mais detalhada de alguns dos acontecimentos que ocorreram paralelamente durante a linha de tempo das edições anteriores, certamente agradarão aos fãs, principalmente quando as novas e empolgantes possibilidades de atuação são levadas em conta.
Com uma trama concentrada na reestruturação de poder da Irmandade de Nod, o jogo oferece um montante de 13 missões inéditas na campanha individual. Dividida em três partes, a primeira, ocorrida após as conseqüências devastadoras da Segunda Guerra de Tiberium, exigirá do jogador muita habilidade tática para unificar o comando da Irmandade e manter o controle da organização nas mãos do megalomaníaco líder Kane.
Em seguida, correndo em paralelo aos eventos deflagrados por C&C3: Tiberium Wars, será preciso batalhar arduamente para aumentar o poderio bélico da Irmandade, tendo uma oportunidade única de conhecer o conflito a partir de um novo e detalhado ponto de vista.
Na última parte do modo campanha, que é igualmente interessante por retratar o período após o término da Terceira Guerra de Tiberium, e que pode dar uma indicação do que está por vir nos títulos subseqüentes, as missões estão primariamente focadas na ascensão da Irmandade como uma superpotência. Chegar ao topo, no entanto, não será nada fácil: como as demais organizações farão uma resistência implacável, será preciso aplicar toda a astúcia e destreza que foram adquiridas durante as missões anteriores para conseguir alcançar esses objetivos nada modestos.
Demandando as mesmas habilidades exigidas pelas edições anteriores da série, como a aplicação de táticas eficientes e a exploração das características ofensivas e defensivas dos exércitos sob o seu comando, a mudança mais evidente fica por conta da modalidade Global Conquest. Usando um mapa que relembra o conhecido e popular jogo de tabuleiro War, nessa modalidade é possível travar batalhas homéricas durante a Terceira Guerra de Tiberium posicionando as suas tropas em pontos estratégicos do globo e sem que seja preciso seguir um roteiro linear para conquistar os novos territórios. Durante as batalhas propriamente ditas, no entanto, as semelhanças com o tabuleiro se desfazem, já que as ações serão desempenhadas de forma similar à conhecida jogabilidade da série.
Outra bem-vinda novidade trazida pelo pacote de expansão é que, agora, cada facção incorpora duas sub-facções (totalizando nove tipos de exércitos). Como cada uma é especializada em um determinado tipo de tecnologia, ou detém uma força bélica exclusiva, além de permitir que as partidas sejam realizadas com até nove jogadores simultaneamente, o leque de estratégias que podem ser engendradas em campo foi aumentado consideravelmente.
Além disso, foi introduzido o conceito de Unidades Épicas, que são mega-estruturas adquiridas a um custo elevado e que podem ser expandidas e personalizadas de acordo com os recursos disponíveis e a estratégia do jogador. Concebidas para causar um dano considerável nos adversários, dominar esse recurso e as suas várias possibilidades pode ser crucial nos momentos mais críticos de uma batalha, principalmente porque os inimigos não subestimarão o seu poder de fogo e tampouco pouparão um ataque brutal usando todos os seus recursos.
Previsto para ser oficialmente lançado para os PCs na próxima sexta-feira, Command & Conquer 3: Kane’s Wrath não decepciona. Servindo como uma excelente opção de entretenimento para os fãs da franquia que gostariam de participar de algumas tramas que foram pouco exploradas pela série, ele também é um ótimo aperitivo para os que aguardam ansiosamente pelo lançamento de Tiberium, primeiro da série a abordar o universo do C&C com a perspectiva em primeira pessoa. Esse título, no entanto, está previsto para chegar apenas no final do ano.
Seguindo a tradição de incluir uma coleção de mapas para turbinar as partidas online, “Kane’s Wrath” oferece uma vasta seleção de 30 novas localizações. Permitindo que até nove jogadores participem simultaneamente, e trazendo uma série de possibilidades novas para equipar os exércitos e tornar as batalhas ainda mais acirradas, esse pacote de expansão não pode faltar na coleção dos amantes do gênero.
Compatível com o Windows XP e Vista (somente versões de 32 bits), para rodar satisfatoriamente o game será preciso ter, além de uma cópia original do Command & Conquer 3: Tiberium Wars devidamente instalada, um processador de 2.2GHz, 1GB de memória RAM, uma placa de vídeo com 128MB e compatível com o DirectX 9.0c, um drive de DVD e 2.5GB de espaço livre no HD.
Uma versão standalone (isto é, que não requer a presença do título original) produzida para o Xbox 360 também está prevista para breve, e mais informações podem ser obtidas no site oficial.