Computer Vision: Jogos que estão de olho em você

Computer Vision: Jogos que estão de olho em você

Freqüentemente utilizadas para ilustrar chats na internet, produzir pequenos filmes para serem enviados por e-mail ou como discretos instrumentos de vigilância à distância, as webcams também podem servir para desempenhar outras funções úteis e até mesmo curiosas. Uma das aplicações mais interessantes, principalmente para os fanáticos por games, consiste em transformar o periférico em um mecanismo funcional para controlar jogos, usando como único guia os movimentos desempenhados pelo próprio jogador em frente à câmera.

Através da amadurecida tecnologia de detecção de movimentos, em conjunto com avançadas técnicas de análise cromática, esses jogos observam e interpretam todas as ações do jogador, replicando-as dentro de um contexto que visa promover a total imersão nas aventuras. E por dispensar completamente o uso do joystick e do teclado, utilizar a webcam como um controle ainda proporciona uma série de vantagens, como a introdução de títulos com uma abordagem diferente e geralmente inovadora, possibilitar que a imagem do jogador seja transportado para dentro do jogo como se fosse um dos personagens, e até permitir que ele se movimente livremente pelo ambiente, sem que seja preciso segurar absolutamente nada e tampouco ficar preso a um fio. De quebra, ainda pode contribuir com a queima de algumas calorias, devido ao constante movimento realizado durante todo o desenrolar das partidas.

E embora a procura por esses tipos de jogos tenha crescido bastante nos últimos tempos, o conceito não é nada novo. Desde o surgimento do Gameboy Camera, periférico lançado ainda na década de 90 e que foi criado para equipar o console portátil da Nintendo, que os desenvolvedores investem nesse segmento, atualmente representado pelas dezenas de títulos compatíveis com o Live Vision, para o XBOX 360, e o EyeToy, do Playstation 2. O PC também não ficou de fora, e há uma grande variedade de games baseados nesse conceito que podem ser acessados tanto online, fazendo uso dos plugins Flash e Shockwave para acessar a webcam, quanto transferidos para a máquina, em versões geralmente gratuitas ou que oferecem um generoso período de avaliação.

Entre os exemplos mais expressivos, PlayDoJam é uma das mais bem-sucedidas demonstrações de como o gênero pode ser divertido e, ao mesmo tempo, desafiador. Indicado para os apreciadores de jogos esportivos, o objetivo é fazer o maior número de cestas antes que o tempo se esgote, conduzindo a bola de forma a coletar o máximo de itens-bônus estrategicamente espalhados entre as duas tabelas. Totalmente gratuito e rodando diretamente na janela do navegador, o jogo é ambientado em um belo e dinâmico cenário tridimensional que procura recriar os arredores de uma quadra de basquete, sendo possível jogar sozinho ou em companhia de um amigo, cada um posicionado em um lado da tela e compartilhando a mesma webcam.

Dos mesmos criadores e compartilhando da mesma técnica apurada de detecção de movimentos, o também online Eyekanoid é uma ótima pedida para quem prefere os jogos inspirados nos grandes clássicos. Misturando elementos de Pong com o desafio crescente dos quebra-tijolos, é preciso remover com uma bola todas as peças que estão fartamente espalhadas pela tela, controlando os dois rebatedores laterais com ambas as mãos. Rapidez de raciocínio e boa coordenação motora são alguns dos requisitos para obter sucesso, e os inúmeros bônus distribuídos no decorrer das fases conseguem prender a atenção do jogador até o último momento.

Outros jogos seguem o mesmo conceito, mas empregando novos recursos para torná-los ainda mais atraentes. Por exemplo, o jogo de combate aéreo Flight Over Sahara, além de interpretar os gestos do jogador para conduzir a aeronave, o microfone é utilizado para disparar os tiros, conferindo total liberdade para o jogador participar sem que seja preciso estar próximo do computador.

No diferente StrikeZone, é preciso empunhar um bastão imaginário e saber o momento exato para rebater uma bola de baseball, enquanto que em Tetradance, curioso clone do famoso quebra-cabeças Tetris, é preciso dançar em frente à câmera para posicionar corretamente as peças, alcançando cada um dos quatro pontos pré-definidos impressos nas extremidades da janela. Nada fácil, mas tampouco entediante.

O gênero também conta com opções direcionadas aos jogadores mais novos, que podem se distrair juntamente com os adultos. Nas 11 atividades para webcam incluídas no pacote [O.v.O Game](http://www.ovogame.com/>>, é preciso coordenar os braços, as pernas e a cabeça para ter avançar em desafios que vão desde a captura de bolas flutuantes, até a quebra do recorde de embaixadinhas e a remontagem da sua própria imagem embaralhada digitalmente.

Em CamGoo, algumas atividades relembram seções de aeróbica, em parte por por exigir movimentos rápidos e precisos para alcançar os objetivos. E EyeGames inclui até um jogo de luta marcial, cujos golpes são interpretados pelos movimentos reais feitos pelo jogador em frente à câmera. Os três títulos podem ser transferidos gratuitamente em versões para avaliação

Como seus mecanismos de detecção gestual compartilham basicamente do mesmo princípio, todos esses jogos funcionam de maneira bastante similar. Mas para obter a melhor experiência possível na interpretação imediata dos seus movimentos, é preciso que algumas recomendações simples sejam seguidas à risca. Acertar o foco da webcam é uma das mais importantes, que deve capturar a sua imagem no centro da tela da forma mais nítida possível. Isso facilitará o processo de detecção de movimentos, pois irá separar, sem dubiedade, o jogador do plano de fundo.

Também são cruciais estar em um ambiente bem iluminado, tendo ao fundo uma parede branca e que não ofereça nenhum tipo de movimento para atrapalhar, como televisores ligados ou a sua própria sombra projetada. Para os jogos online, por medida de segurança, será preciso confirmar o acesso à webcam, e quanto maior for o número de quadros capturados por segundo, mais suave serão os movimentos.

E quem quiser explorar ainda mais as capacidades proporcionadas pelas webcams, estão disponíveis diversos utilitários que desempenham as mais variadas funções. Por exemplo, com o gratuito Psycam Controller, é possível controlar qualquer jogo usando apenas a câmera, mesmo que o título não suporte nativamente o recurso. Fácil de configurar, basta que o usuário defina quais as áreas ao seu redor que servirão como gatilho, especificando as ações que serão desempenhadas quando esses pontos imaginários forem “alcançados”. Versátil, ele também permite controlar aplicativos.

E para surpreender os seus amigos durante os chats online, aplicando diversos efeitos visuais como acessórios virtuais que se movimentam realisticamente em 3D acompanhando os seus moviementos, a recém-lançada versão 1.9 do GloopIt é uma excelente opção.