Copa do Mundo FIFA 2006
Antecipando as Emoções da Copa do Mundo
Desde que a Electronic Arts passou a produzir uma série anual de simuladores de partidas de futebol licenciada pela FIFA, uma edição especial sobre a Copa do Mundo também tem sido lançada às vésperas do início do campeonato mundial, como a recém chegada edição comemorativa Copa do Mundo FIFA 2006. E embora a edição anterior da série tenha sido lançada há aproximadamente seis meses, um período de tempo relativamente curto para incorporar modificações significativas em jogos que fazem parte de uma mesma franquia, essa versão não deve ser considerada uma mera adaptação de “FIFA 06”, pois oferece novos elementos adicionados à sua jogabilidade, como habilidades especiais para determinados jogadores em campo e um esquema mais sofisticado para as finalizações dos chutes e cobranças de pênaltis, entre outros. Sem contar, claro, por girar em torno da Copa, que já representa um grande atrativo
A primeira característica que chama a atenção assim que enfrentamos o primeiro combate é a preocupação dos desenvolvedores de recriar o empolgante clima festivo que envolve uma competição desse porte. Começando pela celebração da torcida antes do início de uma partida, que produz uma volumosa chuva de papel picado e estende bandeiras gigantes pelas arquibancadas, até a crescente tensão produzida no estádio se o seu time não estiver jogando bem –principalmente em uma final–, tudo foi cuidadosamente pensado para ambientar o jogador como se ele realmente estivesse presente no estádio.
Mas isso é só o começo. Em relação ao controle dos atletas, as mais importantes características introduzidas pelo “FIFA 06” permanecem intactas, como a mudança em tempo real das estratégias de ataque e defesa, a definição da mentalidade adotada pela equipe em campo e a grande variedade de dribles e jogadas. A novidade dessa vez fica por conta das habilidades especiais que alguns dos craques internacionalmente conhecidos possuem. Se destacando dos demais jogadores em campo por possuírem pequenas estrelas posicionadas sobre suas cabeças, eles podem desempenhar certas ações em campo com uma maior facilidade e destreza.
Por exemplo, se o jogador sendo controlado for o Ronaldo, as suas espantosas arrancadas na grande área poderão ser ativadas, contribuindo para decidir uma partida. Com o Ronaldinho Gaúcho, os adversários poderão se confundir com os seus dribles desconcertantes. E como é possível somar forças com dois ou mais jogadores de um mesmo time que possuam essas estrelas, é de suma importância escalá-los coletivamente, pois os adversários também irão usar as habilidades especiais de jogadores, como Michael Owen e Thierry Henry.
Outra característica bem-vinda e que não pode passar desapercebida é o novo mecanismo utilizado para controlar os chutes. Nas versões anteriores, a intensidade do chute era definida pelo tempo em que a sua respectiva tecla ficava pressionada. Agora, o que define a força é a posição do jogador em relação à bola, de modo que, se ele estiver muito afastado dela, o chute sairá fraco ou sem mira. Perto demais, poderá sair uma bomba, mas sem direção definida. A função do tempo de pressionamento da tecla permanece, porém agora serve para definir a altura com que a bola tomará.
Basicamente, o jogo oferece três modalidades diferentes de partidas: Copa do Mundo, onde é possível assumir uma das 32 equipes classificadas e tentar conquistar o tão desejado troféu; Amistoso, que serve como um ótimo meio para treinar contra outras equipes; e Eliminatórias. Esse último é particularmente interessante porque permite que o jogador traga para a competição uma das 95 equipes que participaram da fase de classificação, mas que acabaram ficando de fora.
Outra modalidade oferecida pelo jogo que, além de ser uma grande sacada, irá agradar a todos os interessados pela história do futebol, é o novo modo “Desafio Global”. Podendo participar ativamente de 40 momentos históricos da Copa, o jogador deve tentar cumprir metas pré-estabelecidas, como vencer uma partida de virada, com uma diferença de três gols e até mesmo manter o placar, entre outros. E como os jogos são baseados em partidas históricas, não é possível selecionar um time específico, significando que nem sempre será fácil alcançar os objetivos propostos.
E como já virou tradição nos jogos da série, há uma grande quantidade de itens bloqueados que podem ser destravados na medida em que o jogador avança e coleta pontos. Esses pontos são acumulados durante as partidas e a sua soma depende das ações desempenhadas no campo, como a quantidade de gols convertidos, porcentagem de posse da bola e outras tarefas, que são relacionadas no final de uma partida. Alguns dos itens mais interessantes que estão disponíveis incluem a possibilidade de destravar jogadores clássicos para compor a sua equipe (para o Brasil, é possível contar com Zico, Leonardo e Carlos Alberto) e o nível de dificuldade “Perfeito”, que é ideal para os craques que já não se sentem desafiados com o avançado grau “Internacional”.
Levando em conta tudo o que é esperado de um jogo que pretende simular as emoções de um dos maiores eventos futebolísticos do mundo, “Copa do Mundo FIFA 2006” não decepciona. Oferecendo uma ótima jogabilidade, diversos modos de confronto e com um cuidado todo especial para recriar o clima festivo das Copas, dificilmente ele não irá agradar aos mais exigentes fãs de jogos do gênero.
Em relação aos gráficos, pouco mudou em relação ao já belo “Fifa 06”. É possível observar algumas discretas modificações para aperfeiçoar as faces dos jogadores, especificamente dos mais famosos. Destaque também para a beleza dos estádios, repletos de pequenos detalhes.
Requisitos mínimos para rodar Copa do Mundo FIFA 2006:
- Pentium III de 1.3Ghz ou superior;
- 256Mb de RAM;
- Unidade de CD-ROM;
- 2.7Gb de espaço livre no HD;
- Placa de vídeo aceleradora 3D de 32Mb ou mais;