Crie e Gerencie Documentos Compatíveis com o Office Usando Apenas o Navegador
Para quem que, com frequência, edita textos, cria planilhas de cálculo e gera apresentações multimídia, certamente possui instalado no disco rígido uma suíte de aplicativos desenvolvidos especificamente para auxiliar nessas tarefas, como os populares pacotes Microsoft Office ou o StarOffice. Porém, com a crescente popularização de sites que usam da tecnologia Ajax, em conjunto com as já consagradas tecnologias Java e Flash, tem surgido na internet um número cada vez maior de aplicações sofisticadas que podem ser consideradas como ótimas alternativas –e até mesmo bons substitutos– para a criação e manutenção desses tipos de documentos.
Geralmente referenciadas como “Web Office” ou, mais genericamente, como “Web Tools”, essas ferramentas oferecem uma série de benefícios e vantagens, como a possibilidade de criar e manter documentos a partir de qualquer computador conectado à internet, dispensar a instalação de softwares específicos e não estar amarrada a nenhum sistema operacional em particular, já que rodam diretamente na janela do navegador. Isso, aliado a outras características presentes na maioria dos serviços, que incluem a capacidade de ler e escrever documentos em formatos conhecidos como World e Excel e permitir o armazenamento central dos dados, que favorece a edição cooperativa dos dados entre membros de um mesmo grupo, têm seduzido cada dia mais um número crescente de novos adeptos.
Entre os serviços que mais têm se destacado ultimamente está a suíte de utilitários gratuitos oferecidos pelo site ThinkFree Online. Apresentando uma interface bastante familiar para quem está acostumado a trabalhar com o Office e oferecendo uma generosa quota em disco de 1Gb para armazenar os documentos, basta se cadastrar no site (clique em “Sign In”) e confirmar o e-mail enviado automaticamente após o registro para ter, de imediato, um sofisticado ambiente composto por três editores para criar e gerenciar documentos de texto, planilhas e apresentações multimídia.
E embora essas ferramentas possam aparentar um pouco complicadas no início, basta explorar por alguns minutos a sua interface para perceber que o seu uso não é tão complicado como parece. Por exemplo, para criar um documento de texto compatível com o Word, clique no ícone com a imagem da letra “W”, localizado logo abaixo da barra cujo título é “WEBTOP”, e especifique um nome para identificá-lo no sistema. Observe que duas versões diferentes do editor são oferecidas: “Quick Edit”, indicada para a criação de documentos simples; e “Power Edit”, opção mais parruda e que é ideal para quem precisa de recursos avançados de formatação. Selecione esse último e clique no botão “Create a New File”. Em poucos momentos será exibido o editor, com todos os recursos e facilidades esperados de um aplicativo de grande porte, como barras de ferramentas, menus de contexto e até um corretor ortográfico em português, que avalia, em tempo real, o texto digitado e fornece sugestões para os possíveis erros.
Os arquivos criados no editor podem ser gravados tanto nos servidores do site, quanto localmente no disco rígido. Nesse caso, clique em “File” -> “Save As…” e, ao invés de escolher uma das ramificações da pasta “WebTop”, selecione o drive e o diretório onde deseja gravá-los. Note que é possível exportar os arquivos para o formato PDF e que todos os demais editores funcionam de maneira similar, sendo ativados a partir dos seus respectivos ícones na página principal, juntamente com um sistema de ajuda online.
Quem preferir optar por aplicações leves e não faz questão dos recursos mais avançados que raramente são usados, poderá encontrar na internet ferramentas igualmente gratuitas e fáceis de serem operadas. Para criar planilhas de cálculo, por exemplo, ilustradas com gráficos estatísticos, os sites iRows e EditGrid podem ser ótimas alternativas.
Cinco ferramentas de escritório que também merecem destaque e que são constantemente atualizadas estão relacionadas no site AjaxLaunch, embora essas somente sejam compatíveis com o navegador FireFox. E Writely, editor de textos promissor que foi recentemente adquirido pelo Google, também é uma ótima opção, embora a inscrição para novas contas esteja temporariamente fechada.