CSI: Homicídios em 3 Dimensões
Agora é a sua vez de desvendar crimes
Convidando o jogador a participar da rotina nada convencional de uma equipe de peritos forenses comandada por Gil Grissom, “CSI: Homicídios em 3 Dimensões”, terceira edição do jogo inspirado na popular série de TV que usa da ciência para investigar e solucionar crimes, acaba de ser lançada no Brasil. Com 5 novos episódios, todos com tramas envolventes, e apresentando melhorias significativas em relação às edições anteriores, o principal desafio do jogo continua sendo o de testar a astúcia e a capacidade de observação do mais novo candidato a perito criminal, que deve investigar e solucionar, sem cometer erros, alguns dos mais sórdidos homicídios ocorridos na cidade de Las Vegas.
E assim como em um seriado de TV, um jogo de investigação também precisa de uma boa história para sustentar o suspense e prender a atenção do jogador até o final. Nesse aspecto, o jogo se sobressai não só pela variedade dos casos, mas também pelas tramas, repletas de reviravoltas e que podem mudar radicalmente o rumo das investigações. Abrangendo desde acontecimentos relativamente comuns ao gênero, como um assassinato em uma galeria de arte, até casos bastante incomuns, como um quarto ensanguentado sem vestígios de um corpo ou o inusitado assassinato em uma popular feira de jogos, cada um requer métodos diferentes de investigação, de modo que, em nenhum momento, o jogador se sentirá entediado.
Sendo constantemente assessorado por um dos peritos do elenco principal, e tendo à disposição os mesmos recursos tecnológico avançados exibidos pelo seriado, o jogador precisa realizar uma série de tarefas até que consiga agrupar o maior número de provas para concluir um caso e prender um suspeito. Por exemplo, além de recolher todas as provas da cena de um crime, será preciso analisar as condições em que ele foi cometido, interrogar os suspeitos, obter mandatos de busca e apreensão, comparar impressões digitais, analisar amostras de DNA e até passar pela bizarra experiência de visitar o necrotério em busca de pistas sobre os moldes da arma utilizada. Se durante as investigações o jogador estiver desorientado ou não souber deduzir qual o próximo passo, poderá contar com as dicas certeiras do companheiro de turno, embora abusar desse recurso possa resultar em uma avaliação negativa, dada pelo próprio Grissom, ao término da missão. Para fechar uma investigação, todos os elementos coletados precisam preencher a triangulação de evidências, que associa, sem dubiedade, a vítima ao seu algoz.
Uma novidade dessa edição fica por conta dos cenários e personagens, agora totalmente exibidos em terceira dimensão, favorecendo não apenas o aspecto visual, como também a exploração das cenas nos seus mínimos detalhes. Outra boa sacada foi dar a chance de desativar o cursor que indicava os itens que deveriam ser recolhidos, antiga queixa dos jogadores que desejavam um maior grau de dificuldade e se sentiam conduzidos pelo jogo. E para agradar aos seguidores da série, não foram economizados esforços para recriar alguns dos detalhes exibidos na TV, como as tomadas aéreas de Las Vegas entre os atos, as marcantes simulações demonstrando os passos das autópsias, as reconstituições dos crimes que levam em consideração cada um dos suspeitos e as divertidas frases de efeito proferidas pelo Grissom. Usar as vozes originais dos atores também contribui positivamente, embora o recurso de exibir legendas em português faça falta – só é possível ativá-las em inglês.
Distribuída pela Electronic Arts, uma versão de demonstração, que oferece um tutorial interativo sobre como usar o kit de ferramentas e inclui parte do primeiro caso, pode ser obtido nesse endereço. No site oficial, estão reunidas informações adicionais sobre o jogo, que não decepciona e tem tudo para agradar aos fãs de mistérios policiais que gostariam de deixar o conforto da poltrona para participar ativamente das investigações.
Requisitos
Mesmo com os novos gráficos tridimensionais, não é preciso ter um computador topo-de-linha. Com um processador de 1Ghz, 256MB de RAM, placa de vídeo com 64MB compatível com o DirectX 8.1, drive de DVD de 4X (o jogo não está sendo distribuído em CD’s) e 1.4GB de espaço livre no HD, é possível rodá-lo satisfatoriamente.