DirectX 10: Rumo à nova geração de games

DirectX 10: Rumo à nova geração de games

Além de todas as anunciadas melhorias na interface gráfica, dos necessários aprimoramentos relacionados à segurança, e o alegado aumento na estabilidade, o lançamento do Windows Vista, próxima versão do sistema operacional da Microsoft prevista para chegar às lojas no início de 2007, trará também uma novidade que promete balançar o universo dos jogos eletrônicos para os PCs: a aguardada décima edição do DirectX, motor que turbina a maioria esmagadora dos lançamentos de games para Windows e que não passava por uma atualização considerável desde a versão 9.0c, disponibilizada em dezembro de 2004 e que introduziu a versão 3.0 do Shader Model.

Visando oferecer um grau de detalhamento até então sem precedentes, proporcionando ferramentas para criar cenários com uma aparência bem próxima a uma fotografia em movimento, e em contrapartida fazer do Vista a plataforma definitiva para os jogos de última geração para os PCs, o DirectX 10 passou por uma completa e profunda reestruturação na sua arquitetura, sanando antigas falhas e insuficiências técnicas que se acumularam desde as primeiras versões e que não podiam ser totalmente resolvidas sem que fosse quebrada a compatibilidade com os jogos antigos.

Por exemplo, na geração 9.0, o número de objetos distintos que podiam ser exibidos simultaneamente em uma mesmo cenário tinha que ser limitado para não sobrecarregar a CPU e comprometer a performance geral do sistema. Com a nova arquitetura, essa limitação foi finalmente superada, possibilitando a criação de cenários mais ricos e sem apresentar itens visualmente similares entre si, como árvores idênticas em uma mesma região ou vários personagens compartilhando a mesma aparência, que davam o sentimento de deja-vu em alguns jogos.

Outro importante avanço para o aumento da performance, a versão 4.0 do Shader Model inclui um conjunto mais amplo de instruções, transferindo para a GPU (processador da placa de vídeo) tarefas que antes tinham que ser realizadas na CPU. O novo modelo unificado de tratamento de shaders, que gerencia de forma eficiente os recursos da GPU para traçar vértices e pixels, também é uma adição bem-vinda, assim como a introdução do novo modo geometry, que favorece a criação de feições mais convincentes e a projeção volumétrica de sombras, entre outras inúmeras aplicações promissoras para gerar realísticas imagens produzidas em tempo real.

Para promover uma consistência de funcionalidades padronizada entre as placas de vídeo, o conjunto unificado de instruções, que força os fabricantes a seguirem rigorosamente as especificações do DirectX 10 para poderem obter um certificado de compatibilidade com o sistema, é outra característica que chama a atenção. Como anteriormente isso não era exigido, placas de diferentes marcas, vendidas como sendo 100% compatíveis com o sistema, podiam não implementar alguns dos recursos estabelecidos pela especificação original, causando, entre outros efeitos colaterais, diferenças visuais entre equipamentos rodando o mesmo software e problemas de incompatibilidade, entre outros. Essa mudança pretende pôr um fim nisso, estabelecendo uma base sólida e confiável, tanto para os jogadores, quanto para os desenvolvedores.

Contudo, apesar das vantagens proporcionadas por essa nova arquitetura, usufruir dela não sairá barato, pelo menos por enquanto. Por usar o novo modelo de driver chamado Windows Driver Display Model (WDDM), introduzido no MS Vista e que protege o sistema de congelar caso um jogo ou aplicativo gráfico trave durante a sua execução, o DirectX 10 não será compatível com o Windows XP, sendo necessário fazer o upgrade. Além disso, jogos desenvolvidos exclusivamente para o DX10 necessitarão de uma placa gráfica com suporte nativo ao Direct3D 10, já que as referências às versões anteriores do DX foram completamente removidas da API, tanto para manter a biblioteca mais enxuta, quanto para aumentar a estabilidade e desempenho do sistema como um todo.

Mas isso não significa que os jogadores sedentos por novidades tenham que ir correndo às lojas para adquirir uma placa de vídeo de última geração, como as poderosas e caríssimas NVIDIA GeForce 8800GTX ou GTS, únicas a atualmente suportar integralmente o DX10 e que apresentam um poder de processamento incrível para os padrões atuais. Até surgirem os primeiros jogos exclusivos para essa plataforma, já terá passado alguns bons meses, sendo que até lá uma série de lançamento com modelos igualmente interessantes da ATI e outras opções atraentes estarão bem mais em conta. E como os jogos desenvolvidos para as versões anteriores do DirectX rodarão sem problemas na maioria das placas atuais, devido à inclusão da versão DirectX 9.0L ao Vista, não é preciso ter pressa, até porque todos os efeitos gráficos do novo desktop usarão apenas dessa versão, não necessitando de nenhuma atualização em matéria de hardware para quem for usar o sistema normalmente, sem maiores interesses em rodar os últimos lançamentos em jogos.

Levando em consideração todas as características do DirectX 10, fica clara a intenção da Microsoft de fazer do Windows Vista uma avançada plataforma de entretenimento doméstico, mesmo que para isso tenha sido necessário tomar algumas medidas duras para reorganizar a API, abandonando parcialmente o suporte para as versões anteriores. Com essas mudanças, não é difícil prever todas as novas e empolgantes possibilidades que os futuros lançanentos trarão em matéria de games.