Dominando a Arte do Origami com a Ajuda do Computador e da Internet
Origami, a antiga arte japonesa de criar objetos usando apenas folhas de papel como matéria-prima, encanta gerações há séculos e é bastante popular por aqui. Afinal, quem nunca aprendeu a fazer aviões, barquinhos e chapéus de papel durante os tempos de colégio? Mas muito mais do que um simples passatempo ou mera brincadeira de criança, o origami – também conhecido como dobradura – traz inúmeros benefícios para quem o pratica, como o aumento da habilidade motora de ambas as mãos e uma melhor compreensão de objetos tridimensionais.
Considerado também como um ótimo meio para estimular a memória e incentivar a criatividade, a sua prática é indicada para pessoas de todas as idades.
E para quem aprecia essa nobre e acessível forma de arte e gostaria de aprender a criar novos objetos, irá encontrar na internet uma oferta quase ilimitada de sites especializados no assunto, como o ótimo e recentemente traduzido para o inglês Origami Club.
Oferecendo um numeroso acervo de diagramas para entusiastas de todos os níveis, o site se destaca pelo didático player online que ensina, em detalhadas animações passo-a-passo, a como criar desde os mais simples objetos, como caixas e aviões, até os mais complexos, como peças modulares compostas por vários objetos intercalados. Excelente para os principiantes que desejam aprender alguns truques básicos sobre como devem ser dobradas as folhas, essa ferramenta é igualmente útil para os praticantes mais experientes, que gostariam de criar peças mais elaboradas mas ainda se confundem com os complicados esquemas geralmente usados pelos diagramas.
Para colocar a mão na massa, é fácil: após visitar o site e escolher uma das categorias principais, clique sobre um objeto que tenha a palavra “(anime)” impresso ao lado do seu grau de dificuldade. Uma imagem do objeto finalizado será exibida em seguida, juntamente os botões “Diagram”, que carregará uma imagem com as instruções sobre como montá-lo e que pode ser impressa facilmente, e “Animation”, que carrega o player. Clique nesse último para ativá-lo e depois clique no botão “Start” para dar início ao tutorial. Observe que, durante o andamento da animação, é possível interromper, avançar e retroceder cada um dos passos, assim como alterar a velocidade da apresentação.
Se preferir aprender a criar alguns objetos sem precisar estar conectado à internet, o software Paper Folding 3D pode ser uma boa alternativa. Com uma interface amigável e fácil de ser operada, é possível acompanhar a criação do objeto em um ambiente tridimensional, com total liberdade para examinar cada uma das dobras nos seus mínimos detalhes.
A versão gratuita, no entanto, oferece suporte para apenas 14 diagramas, ao contrário dos 130 da versão completa.
Após dominar as técnicas básicas, nada melhor do que tentar recriar objetos mais complexos e detalhados. Em Oriland.com, site mantido por Yuri e Katrin Shumakov, dois craques na arte de produzir belas esculturas de papel, é possível encontrar, além de dicas e diagramas de nível intermediário, uma farta galeria com belos exemplos para quem estiver à procura de novas idéias e inspirações.
Nos sites Canon Creative Park e Yamaha Papercraft, estão reunidas dezenas de guias completos que podem ser transferidos gratuitamente e que servem para criar os mais variados tipos de objetos de papel, não se limitando apenas ao universo dos origamis.
E dez modelos exclusivos de aviõezinhos de papel podem ser aprendidos ao visitar o site BestPaperAirPlanes.com.