Endorphin: Criando realísticas animações com extrema facilidade
Incorporar nos jogos um mecanismo que procura simular os princípios básicos da física, como gravidade, inércia e fricção, entre outros, não apenas pode provocar um grande impacto na área visual, beneficiada pelas animações mais realísticas e próximas do que aconteceria no mundo real, como também pode proporcionar outras vantagens interessantes, como novos elementos acrescentados à jogabilidade e o dinamismo impresso na interatividade dos cenários e seus objetos.
Contudo, a aplicação desses mesmos princípios não se limita apenas ao universo do entretenimento. Programas especializados na criação de animações feitas em computador também estão fazendo um bom uso desse recurso, produzindo obras com um expressivo grau de realismo enquanto reduz drasticamente o tempo total de produção. E o melhor: são incrivelmente fáceis de operar e não estão limitados apenas aos profissionais da área de animação. Eles também podem ser utilizados por entusiastas que gostariam de simular os mais diversos tipos de situações, conferindo, em tempo real, como elas afetariam os personagens e objetos presentes em um cenário livremente definido pelo usuário.
Um dos mais interessantes softwares do gênero, e um dos pioneiros a apostar nessa área, Endorphin, criado pela NaturalMotion e usado para produzir desde vídeo-games de última geração até os recentes filmes dos grandes estúdios, oferece um rico e intuitivo ambiente de desenvolvimento com um vasto conjunto de ferramentas. Combinando inteligência artificial com o poderoso recurso chamado “Adaptive Behavious”, as animações são produzidas com notória facilidade e rapidez, bastando que sejam atribuídas ações aos personagens e/ou objetos para gerar resultados convincentes e profissionais.
E embora o software possa custar até salgados 10 mil dólares para ser utilizado comercialmente, há uma versão totalmente gratuita e igualmente funcional que pode ser transferida e usada livremente, desde que não seja para fins lucrativos. Obtê-la é fácil: após visitar esse endereço, escolha um dos links (dê preferência à opção “USA Server”) e transfira o arquivo de instalação que tem aproximadamente 70MB.
Em seguida, após instalar a ferramenta, será preciso ativá-la. O código de ativação é obtido a partir do registro feito no próprio site, nesse endereço, mas o processo é relativamente rápido e totalmente gratuito. Observe que, embora seja necessário preencher todos os campos, o único dado importante é o endereço de e-mail, pois ele será usado para confirmar o cadastro. Assim que terminar esse processo, acesse a sua caixa postal e siga as instruções para registrar a ferramenta.
Concluída essa etapa, ao executar o software, é possível acessar, via menu Help / Endorphin Help / Tutorials, a sua variada gama de tutoriais que explicam, de forma didática e detalhada, desde o básico até as técnicas mais avançadas de simulação. Mas o software é tão simples de ser operado que é possível testar rapidamente algumas das suas capacidades seguindo apenas alguns breves passos.
Por exemplo, ao iniciar uma nova área de trabalho, tarefa feita a partir do item de menu presente em “File”, “New Scene…”, um boneco será criado automaticamente no centro da tela, de pé e com os braços abertos. Sem atribuir nenhuma ação, clique no menu “Simulation” / “Simulate” para iniciar a simulação. A princípio, o boneco cairá no chão sem esboçar nenhuma reação, apenas respeitando a lei da gravidade e a sua própria estrutura óssea. Pressione a barra de espaços para interromper a simulação e vamos atribuir uma ação para evitar que ele caia com tamanha facilidade.
Na parte inferior da janela, abaixo do título “Timeline Editor”, é onde serão criados os eventos que modificarão, entre outras tarefas, a reação dos personagens. Nesse caso, vamos atribuir um evento ao boneco. Na mesma linha onde se vê escrito “Simulation Character” (nome dado por default ao personagem), clique com o botão direito do mouse na linha de tempo e ative o item “Create Behaviour Event”. Automaticamente será atribuído o evento “Arms Winmill2”, que fará com que o boneco balance desesperadamente os braços enquanto cai. Para testar a reação desse evento, clique novamente em “Simulate” (ou pressione a combinação de teclas “CTRL”-“Barra de espaço”). Algo mudou: agora, ao cair, ele esboça alguma reação. Mas ainda podemos fazer melhor.
Ao criar o evento anterior, um retângulo foi acrescentado à linha do tempo, tendo como título a ação que foi atribuída (“Arms Windmill2”, nesse exemplo). Vamos alterar esse evento: clique sobre esse retângulo (ele mudará de cor, ficando laranja) e, no editor de propriedades (localizado na porção direita da tela), clique na propriedade “Name” e selecione a ação “Stagger3”. Com isso, o boneco tentará de tudo para ficar em pé. Para conferir a alteração, ative novamente a simulação.
O resultado, porém, ainda não é o ideal. O boneco continua caindo, sem que faça muito esforço para manter-se em pé. Clique novamente no retângulo do evento para ativá-lo e posicione o cursor do mouse na sua extremidade da direita. Note que o cursor mudará para uma seta dupla. Clique nessa extremidade e, sem soltar o botão do mouse, arraste-o para a direita, quase até o final da linha de tempo. Solte o cursor e ative a simulação mais uma vez. Perceba que, agora, o boneco se esforça para não cair, resultando em uma realística –e hilária— animação. Se desejar gravar o resultado em um arquivo de vídeo, ative o item “Export Movie…”, presente no menu “File”.
Mas isso é apenas o início. Atribuindo outras ações com a mesma facilidade, é possível fazer com que o boneco pule, sincronize ações com outros personagens ou objetos, e até que faça uma série de malabarismos. Todas essas possibilidades podem ser conhecidas acompanhando os 18 tutoriais incluídos no programa, nos exemplos armazenados na pasta “Sample Scenes”, ou nos vídeos explicativos que estão disponíveis gratuitamente nesse endereço.
Não deixe de experimentá-lo, mesmo não sendo um profissional da área, pois a diversão estará garantida!