EverNote: Anotações Organizadas e sempre à Mão
Encontrou uma dica valiosa na internet, mas está sem tempo para conferí-la com calma? Acabou de ler uma notícia interessante em um jornal online e gostaria de guardar alguns trechos para uma futura referência? Em ambos os casos, anotá-las poderia ser uma boa idéia, mas qual seria o melhor método de gerenciar essas notas, mantendo-as sempre organizadas e de forma a serem facilmente localizadas? O bom e velho papel, assim como o uso de versões virtuais dos populares “post-its” (como o gratuito Stickies), podem ser alternativas válidas a curto prazo, mas logo se mostrariam ineficientes, principalmente quando for preciso encontrar uma determinada nota no meio de uma grande e geralmente confusa coleção de anotações soltas.
Para evitar esse tipo de contra-tempo, a opção mais indicada seria contar com o auxílio de um utilitário criado especificamente para desempenhar essa função, mantendo os mais diversos tipos de anotações agrupadas e organizadas em um só local, como o versátil e recém-atualizado EverNote.
Apresentando uma interface limpa e repleta de recursos interessantes, o software, que pode ser usado gratuitamente, se destaca pelas suas inúmeras características que permitem acrescentar, de forma simples e descomplicada, os mais diversos tipos de anotações. Usando o interessante conceito de uma interminável fita de papel, onde as anotações são dispostas em ordem cronológica, é possível incluir novas notas manualmente, digitando-as no painel principal, ou arrastar trechos de páginas da web e de documentos compatíveis com o MS Office diretamente para o programa, que tentará manter o mesmo aspecto visual dos arquivos originais, incluindo seus gráficos e demais elementos de formatação.
A capacidade de incluir esboços desenhados livremente com o mouse também tem o seu valor, e o vasto acervo de modelos pré-definidos, que facilitam a criação de notas como uma lista de afazeres, uma relação de contatos pessoais e até de um simplificado relatório de despesas, entre outros, reforçam ainda mais a idéia de manter reunidos, em um só local, o maior número de informações relevantes possível.
A forma prática e eficiente em que as informações são recuperadas é outro aspecto em que o utilitário se sobressai. Cada uma das notas podem ser classificadas usando uma ou mais categorias, que são atribuídas automaticamente pelo utilitário ou definidas livremente pelo usuário, facilitando consideravelmente o acesso rápido, via o painel da esquerda, a um grupo específico de anotações. Uma sofisticada ferramenta de busca também foi incluída, que retorna instantaneamente resultados que se assemelham aos modernos mecanismos de busca, destacando, dentro do contexto de cada uma das notas, os termos pesquisados.
Para conhecer as demais características da ferramenta e transferir a sua versão mais recente, visite o site oficial. A versão “Plus”, que oferece alguns recursos extras e é distribuída na modalidade de avaliação, passa a funcionar gratuitamente após o término do período de testes, porém com algumas características desativadas, como o reconhecimento automático de escrita (como não há suporte para palavras em português, esse recurso não fará muita falta). Tutoriais animados, com dicas sobre como usar o utilitário, também estão disponíveis no site, que também inclui um fórum de discussão onde os usuários podem tirar suas dúvidas e compartilhar dicas.
Embora EverNote não seja o único utilitário da categoria, o seu rico acervo de recursos avançados permite criar e manter uma vasta coleção de anotações sem que a mesma se transforme em uma lista caótica de informações soltas e desconexas. E a possibilidade de usá-lo gratuitamente, aliado à expressiva facilidade de uso, fazem deste utilitário uma das melhores opções para todos que desejam –ou precisam— um controle total sobre as suas anotações.