EveryScape: Conheça Nova Iorque sem sair de casa!
Ferramenta de valor fundamental para quem não abre mão de viajar sem antes planejar com cautela os locais que deseja visitar, a internet continua sendo uma das maiores aliadas para os que desejam obter informações sobre a qualidade dos hotéis, os pontos turísticos mais badalados, os restaurantes famosos e detalhes sobre a programação cultural de uma cidade. E o que não faltam são sites especializados em abordar esses assuntos, publicando artigos com relatos pessoais, fotografias com belas paisagens, vídeos com matérias simpáticas e até mapas atualizados que traçam rotas para os futuros visitantes não perderem tempo.
Mas isso não é tudo. Graças à crescente popularização do acesso à internet via banda larga, novas e sofisticadas ferramentas que exploram as características de uma cidade foram sendo progressivamente lançadas, fazendo uso extensivo da capacidade dos atuais computadores de transferir fotos e vídeos em alta definição em tempo real. E uma das mais populares opções é o popular Google Earth, fantástico aplicativo gratuito que, entre outras funções, exibe fotografias tiradas por satélite de todo o globo.
Entretanto, por mais que seja interessante explorar uma cidade vista do alto, a experiência está longe de ser a ideal para quem deseja conhecer virtualmente os hotéis, o interior dos restaurantes, as praças públicas e outros tantos atrativos que uma cidade pode oferecer. Nesse caso, optar por um aplicativo que permitisse caminhar pelas calçadas seria uma opção bem mais adequada, proporcionando uma visão panorâmica que desse total liberdade para examinar o local.
Com a intensão de preencher essa lacuna e proporcionar uma experiência mais próxima do real aos interessados em conhecer as imediações de uma cidade, em maio desse ano foi lançado o projeto Google Street View, gratuito aplicativo que faz parte da suíte online Google Maps e que usa tecnologia de ponta para gerar panoramas de fotos tiradas por uma câmera presa ao topo de um veículo.
Contudo, apesar da louvável iniciativa, o aplicativo ainda apresenta algumas pequenas limitações, como uma qualidade apenas razoável para as imagens e a impossibilidade de conhecer o interior de estabelecimentos e outros tantos pontos turísticos que não estão próximos a uma estrada.
A boa notícia é que essas limitações não fazem parte do recém-lançado aplicativo online EveryScape, ambicioso projeto que tem o mesmo objetivo de levar o visitante a participar de um tour virtual como se ele estivesse caminhando por uma cidade, mas que tem como principais destaques a excelente qualidade das imagens, o rico acervo de informações complementares que podem ser obtidas com um simples clique, a interface intuitiva e a capacidade de adentrar em alguns estabelecimentos.
Totalmente gratuito e rodando diretamente na janela do navegador, iniciar uma jornada não poderia ser mais simples. Após visitar esse endereço, selecione a cidade que deseja conhecer na caixa Explore a city e clique no botão Take me there! para carregar o aplicativo. Observe que há duas formas de distintas de explorar os arredores: AutoDrive, que dispensa o uso do mouse por guiar automaticamente o visitante; e YouDrive, a mais interessante por dar total liberdade para especificar a rota a ser seguida e dando tempo para que sejam examinados todos os detalhes de um local. Nesse primeiro momento, escolha essa segunda opção, clicando no seu respectivo botão no painel principal.
Antes de prosseguir, posicione o cursor no interior do painel e mantenha pressionado o botão esquerdo enquanto movimenta suavemente o mouse. Note que a perspectiva muda de acordo, revelando todos as direções de uma cena. Em seguida, procure por um ícone laranja que tenha no seu interior uma seta e clique sobre ela. Perceba que a câmera se movimenta nessa direção, inclusive com uma breve animação para não desorientar o visitante.
Dependendo da localização, é possível encontrar setas nas portas de estabelecimentos públicos que, ao serem clicadas, transportam o visitante para o seu interior. Em ambientes com várias dependências, como restaurantes ou hotéis, é possível conhecer todas as salas bastando clicar nos respectivos ícones de direção. Monumentos, praças e pontos turísticos também podem apresentar ícones acizentados que servem para revelar pequenas placas com informações suplementares sobre a sua origem. Após lê-las, clique no botão “Close” para ocultá-las.
Quem estiver à procura de uma localização específica ou deseja encontrar rapidamente um estabelecimento, tem duas práticas opções: usando o mapa disponível na extremidade da direita, que além de exibir a atual posição da câmera e as ruas ao seu redor, permite que o visitante seja transportado para qualquer ponto da cidade com um simples clique; e a vasta seleção de locais agrupados no painel da esquerda. Basta selecionar em uma das categorias para exibir a relação de opções logo abaixo do aplicativo.
Outro ponto positivo é a integração do aplicativo com os principais serviços de busca da rede. Através desse prático recurso, é possível encontrar outras fotografias de um local específico usando o Flickr, obter informações sobre a história do local no Wikipedia e até assistir a pequenos filmes no YouTube tendo como tema o local visitado. Uma maravilha para quem deseja encontrar todo o tipo de informação de um determinado local em um só lugar.
Por ainda estar em fase de testes, somente quatro cidades norte-americanas estão atualmente disponíveis: Nova Iorque, Miami, Boston e Aspen. Mas mesmo que não haja interesse em visitá-las pessoalmente, não deixe de fazer um tour virtual – vale muito a pena e não custa absolutamente nada.