EyeOS: Um desktop onipresente
Sem requisitar a instalação de nenhum software adicional, exigindo apenas que o computador esteja conectado à internet para fazer uso dos seus serviços, aplicativos online como os populares Google Docs e ThinkFree podem ser a salvação naqueles casos em que é preciso editar um documento de texto ou criar uma planilha em um computador público.
Rodando diretamente na janela do navegador, e oferecendo todos os recursos básicos dos aplicativos convencionais, essas práticas e muitas vezes gratuitas ferramentas proporcionam uma série de vantagens para quem não pode depender apenas do seu próprio computador, precisa compartilhar alguns arquivos entre membros de um grupo de trabalho ou não pode abrir mão da praticidade de ter todos os documentos importantes acessíveis a partir de qualquer máquina.
E graças ao amadurecimento das tecnologias que permitem rodar aplicações sofisticadas diretamente da web, outras opções igualmente sedutoras começaram a atrair a atenção dos usuários nos últimos tempos. Dentre os esforços mais promissores e úteis nesse sentido estão os Web Desktops, que introduziram o conceito de reproduzir as mesmas funções de uma área de trabalho convencional diretamente na janela do navegador.
Os benefícios não são poucos: integrando uma vasta gama de ferramentas prontas para usar em uma mesma interface, e ainda oferecendo a possibilidade de configurar livremente o ambiente para refletir as necessidades dos usuários, essas ferramentas proporcionam uma enorme mobilidade, estando prontamente disponíveis em qualquer computador que esteja conectado à rede.
Atualmente, dezenas de ferramentas criadas para este propósito estão em desenvolvimento, e muitas já podem ser testadas. A excelente e recém-lançada versão 1.5 Glide do EyeOS é uma delas, servindo como uma ótima introdução por causa da sua interface simples e pelo conjunto de ferramentas que estão incluídas no pacote.
Totalmente gratuita, a ferramenta pode ser utilizada de duas maneiras. A primeira e mais prática consiste em criar uma conta no servidor que hospeda o EyeOS para obter, sem complicações, uma área de trabalho devidamente configurada e com espaço de sobra para armazenar os seus arquivos. O processo é simples e não requer que nenhum dado importante seja fornecido, bastando acessar o esse endereço, clicar nos links “Sign up for free” e “New user”, fornecer um login e uma senha e selecionar o idioma “Português”. Terminada essa etapa, clique em “Create account"e insira essas mesmas informações na parte superior da página para ingressar no sistema e iniciar o carregamento da interface principal.
Compartilhando elementos que relembram a interface gráfica dos computadores da Apple, nesse primeiro momento pode ser aconselhável configurar o ambiente. Clique sobre o botão verde localizado na parte inferior da tela (cuja funcionalidade é similar ao do menu Iniciar) e ative a opção “Preferências do sistema”. Na caixa de diálogo que será exibida, é possível definir uma nova senha, alterar o idioma, especificar um tema diferente (há a opção de uma interface mais leve, que pode ser ideal em computadores mais lentos) e importar ou exportar a sua lista de favoritos no browser integrado no sistema. Observe que, na parte inferior, ainda é indicada a porcentagem de espaço livre disponível no servidor para o armazenamento dos seus arquivos.
A verdadeira força da ferramenta, no entanto, está no vasto acervo de utilitários que integram o sistema. Para obter uma lista, clique novamente no botão verde e ative a opção “Aplicações”. Boas opções é o que não falta: para editar documentos de texto, eyeDocs é uma excelente alternativa, principalmente por ser compatível com arquivos gravados nos formatos MS Word e OpenOffice. Planilhas de cálculo simples podem ser criadas sem dificuldades a partir do eyeSheets, e eyePresentation serve para assistir a apresentações em slides com notável facilidade (inclusive no formato PowerPoint). Ferramentas para gerenciar compromissos e manter uma lista de contatos sempre a mão também estão incluídas, e podem ser respectivamente ativadas clicando em eyeContacts e eyeCalendar.
Outro notável benefício é o conjunto de ferramentas desenvolvidas para acessar a internet. Através do eyeNav, é possível navegar na rede usando uma lista centralizada de endereços. A mesma facilidade de manter uma relação de links sempre disponível pode ser encontrada no eyeRSS (para assinar feeds), eyeFTP (que facilita transferir arquivos para servidores remotos), eyeMessages (ideal para definir e administrar contas de e-mail) e até usufruir dos serviços de mapas e fotos de satélite com o eyeTerre. E como ninguém é de ferro, há quatro divertidos joguinhos para ajudar a passar o tempo, incluindo remakes de clássicos como Prince of Persia e Sonic, e o inevitável Solitaire.
Como o sistema tem o seu código-fonte aberto, o outro método de utilizá-lo seria instalá-lo no seu próprio servidor. Ideal para quem não deseja depender de um servidor público, e possibilitando um grau maior de segurança para os documentos armazenados, esse método ainda oferece o benefício de personalizar livremente a lista de ferramentas que serão integradas no sistema. Mais de mil opções, igualmente gratuitas, podem ser transferidas nesse endereço. Para isso, no entanto, será preciso ter uma conta de administrador em um servidor que suporte PHP, transferir o pacote de instalação [nesse endereço])(http://www.eyeos.org/?section=Downloads) (somente 1.5MB) e seguir atentamente as instruções que detalham todos os passos que são necessários para instalá-lo e configurá-lo corretamente para atender às suas necessidades.
Proporcionando incontestáveis vantagens por favorecer a criação de um ambiente de trabalho funcional e disponível em qualquer lugar, os aplicativos que fazem parte da categoria “Web Desktops” podem ser a solução para quem constantemente precisa manter uma relação de documentos centralizados e as ferramentas necessárias para editá-los. E como não é preciso depender exclusivamente de um só sistema, conhecer algumas alternativas também pode ser aconselhável para quem estiver à procura de recursos específicos.
Entre as principais opções, atualmente duas se destacam: DesktopTwo, que oferece uma bela interface gráfica produzida em Flash; e G.ho.st, que oferece 3GB (e mais 3GB somente para a conta de e-mail) de espaço e uma enorme quantidade de ferramentas, mas que pode ser um pouco pesado em computadores menos potentes. Não deixe de conhecê-los e considerar as inúmeras possibilidades que elas podem trazer para enriquecer o seu ambiente de trabalho.