FIFA 08: A série surpreende mais uma vez
A paixão que toma conta dos torcedores durante as partidas de futebol não se restringe apenas aos noventa minutos regulamentares de duração de um jogo. Ela também está presente quando entra em campo os games especializados em simular o popular e mundialmente famoso esporte bretão. E entre as duas principais opções para os PCs e para os vídeo-games de última geração estão dois títulos de peso: o aclamado Winning Eleven: Pro Evolution Soccer, produzido pela Konami e que tem como destaque a jogabilidade que procura beneficiar a execução de passes mais ousados, entre outras características (conheça e teste a sua mais recente versão); e a famosa e recém-atualizada edição da franquia FIFA, desenvolvida pela Electronic Arts e que ultimamente tem passado por uma série de aperfeiçoamentos para incorporar elementos cada vez mais sofisticados de simulação, visando proporcionar uma experiência mais rica e próxima do real sob todos os aspectos que regem essa nobre atividade.
O que está em jogo, no entanto, não é a suposta superioridade entre os clubes, e tampouco as habilidades individuais dos seus respectivos atletas. Nesse caso, o mais relevante é tentar identificar o título que consiga a difícil façanha de recriar todas as emoções de um campeonato com autenticidade, oferecendo a liberdade necessária para bolar as jogadas mais incríveis, ao mesmo tempo em que é permitida a aplicação de táticas diversas para desarmar o ataque adversário e encerrar uma temporada com belas vitórias.
Qual dos dois preenche melhor esses requisitos? Depende do gosto pessoal e a experiência de cada um, mas não há dúvidas de que ambos estão se esforçando ao máximo para conquistar a preferência dos mais exigentes apreciadores do gênero.
Não há nada mais saudável do que um pouco de competição
A acirrada concorrência entre as duas franquias acabou resultando em alguns benefícios nada desprezíveis para o gênero como um todo. Na última edição do WE: PES, por exemplo, o novo e revolucionário recurso de inteligência artificial chamado de Teamvision teve o merecido destaque pela capacidade de estudar a habilidade do jogador e adaptar a reação dos adversários para refletir o seu grau de destreza. Graças à essa mudança, as competições são constantemente desafiadoras, evitando que as partidas se tornem monótonas ou insossas mesmo a longo prazo, quando os jogadores já estão bem mais experientes.
Seguindo essa mesma tendência, a versão 2008 de FIFA não poupou esforços para apresentar algumas boas surpresas e manter-se atual às novas exigências dos jogadores. Nessa edição, um dos maiores trunfos é o aprimorado sistema de inteligência artificial, que considera nada menos do que 35 pontos independentes de decisão e que dá ao jogador a possibilidade de processar múltiplas reações em tempo real. Com isso, é possível fazer um uso mais eficiente dos seus jogadores em campo, obtendo um mapa que exibe todas as condições do jogo e as iminentes ameaças, incentivando o uso inteligente dos atletas para não sofrer uma goleada ou acabar se perdendo no campo.
Contudo, isso isoladamente não será o suficiente para vencer os torneios, especialmente aqueles disputados com outros jogadores experientes em rede. Nesse caso, elaborar um esquema tático que seja eficiente e, ao mesmo tempo, fácil de ser ativado, é de suma importância. E sob esse aspecto, FIFA 08 não desaponta, oferendo ao jogador todas as ferramentas necessárias para atribuir funções específicas para cada um dos jogadores, incluindo a sua posição em relação a um determinado adversário, o momento certo para atuar na defesa e outras tarefas de igual importância. Essas regalias, no entanto, não significam que os gols serão convertidos com maior facilidade –afinal, elas também serão usadas pelo adversário.
Vivencie os mesmos desafios de um jogador profissional
O sistema de finalizações passou por uma série de aperfeiçoamentos para tornar as partidas ainda mais emocionantes ao simular as particularidades da localidade aonde o jogo está sendo realizado. Agora, além da distância do jogador em relação à bola durante o andamento de um chute, também são levadas em consideração uma série de fatores que podem ajudar –ou impedir—que os disparos tenham maior precisão. Entre eles, são contabilizados a resistência do ar, a insistente marcação dos zagueiros e até a presteza acumulada do jogador. Portanto, habilidade com os pés e possuir um apurado senso de oportunidade continuam sendo imprescindíveis para terminar um campeonato com o placar favorável.
Outra novidade bem-vinda é a modalidade Seja um Profissional. A partir dela, o jogador terá a oportunidade de enfrentar os mesmos desafios que os aspirantes a craque precisam vencer para se destacar e conquistar o venerável posto de um jogador de renome. Escolhendo uma única posição que deverá ser desempenhada durante toda uma campanha (até de goleiro, se for desejado), será preciso demonstrar toda a sua habilidade durante os treinos, participar de diversos amistosos para comprovar o seu talento e destrinchar o tão sonhado caminho para as competições mais sérias. Divertidíssimo, até porque exige um comprometimento maior em assumir uma única posição que deve ser defendida sem maiores rodeios.
Teste o jogo gratuitamente!
Mesmo tendo como destaque de capa o craque Ronaldinho, vestindo o uniforme do Barcelona, a versão de avaliação do FIFA 08 não inclui a seleção brasileira entre os times que podem ser testados. A edição integral, no entanto, não apenas conta com todas as principais seleções mundiais, como fornece 40 estádios reproduzidos com expressiva fidelidade, mais de 15 mil jogadores licenciados e diversos torneios regionais, incluindo o Campeonato Brasileiro.
Com 490MB e exigindo um sistema equipado com um processador de 1.3GHz, 256MB de memória RAM, placa de vídeo compatível com o DirectX 9.0c e Windows XP/2K/Vista, a versão de demonstração para os PCs pode ser obtida nesse endereço. O jogo também será lançado para as plataformas Xbox 360, Nintendo Wii e DS, Playstation 2 e 3, PSP e telefones móveis.
Exclusivo para o Nintendo Wii
Além de incluir todas as modalidades dos demais sistemas, a versão de FIFA 08 para o Nintendo Wii ainda inclui três divertidos mini-games no modo Footii Party with Ronaldinho.
Tirando o popular campeonato de embaixadinhas, há também uma mesa de totó e o desafio de manter a bola equilibrada no pé. Tudo usando apenas o Wiimote. Divertido…