Future Pinball: Jogue à Vontade e Sem Gastar em Fichas

Future Pinball: Jogue à Vontade e Sem Gastar em Fichas

Com o simples objetivo de manter uma pequena bola prateada o maior tempo possível em jogo, manipulando-a com dois ou mais rebatedores para impedir que a mesma escape pelo fundo da mesa, as máquinas de pinball continuam fascinando gerações há décadas. Surgidas comercialmente nos anos 30, em versões mecânicas que pouco ofereciam em matéria de interatividade e que dependiam mais da sorte do que da habilidade, essas máquinas evoluíram consideravelmente com o passar dos anos, em especial durante as décadas de 70 e 80, quando foram introduzidas uma série de mecanismos complexos e metas pré-definidas para forçar o jogador a bolar estratégias diversas para acumular o máximo de pontos e conquistar créditos extras.

Mas apesar do grande sucesso dessas máquinas nas casas de fliperama, a produção de novas mesas de pinball caiu abruptamente a partir do final da década de 90, em parte devido ao alto custo de produção e à forte concorrência dos vídeo-games domésticos de última geração, que afastaram dos “arcades” uma considerável parcela de frequentadores. O gênero, no entanto, continua mais vivo do que nunca, dessa vez sendo representado por simuladores que, usando a capacidade de processamento dos computadores atuais, procuram transferir todas as emoções do jogo para a tela do monitor.

Future Pinball é um desses simuladores. Criado por Christopher Leathley e se destacando pelo cuidadoso trabalho em recriar os principais elementos presentes na maioria das máquinas reais, o simulador, que é distribuído gratuitamente, conta com um sofisticado mecanismo gráfico que reproduz as mesas de forma tridimensional, permitindo que elas sejam examinadas a partir de qualquer ângulo, inclusive durante as partidas. As transparências e reflexos aplicados em todos os seus itens contribuem para maximizar ainda mais a experiência do jogador, assim como a simulação física apurada, que empresta um impressionante grau de realismo aos movimentos da bola e demais itens da mesa.

Além disso, o aspecto mais importante e responsável direto pelo sucesso do simulador são as centenas de mesas disponíveis gratuitamente na internet. Graças ao seu poderoso editor, é possível criar, com relativa facilidade, mesas totalmente personalizadas, sejam elas recriações aproximadas de grandes clássicos, ou temas completamente originais. E embora esse seja um dos grandes trunfos do simulador, a presença do editor pode confundir quem deseja apenas jogar. Mas nada que não possa ser resolvido com algumas instruções simples e rápidas.

Após visitar esse endereço, transfira o simulador (escolha o segundo link) e o exemplo Sci-Fi Classsic, presente na mesma página. Instale ambos e execute o “Future Pinball”. Assim que o editor for exibido, pressione a tecla F4 para listar a relação de mesas atualmente instaladas e dê um duplo-clique no terceiro item (“Sci-Fi Classic”) para carregá-lo. Uma nova janela será exibida, reproduzindo o ambiente de uma casa de jogos e a mesa escolhida ao centro.

Para iniciar uma partida, insira um crédito com a tecla “5” e pressione “1” para começar. O lançamento da bola é feito com a tecla “Enter”, e para controlar os rebatedores, use as duas teclas “Shift”. O painel de pontuação pode ser visto a qualquer momento, mantendo a tecla “TAB” pressionada, e o intervalo de teclas F1-F8 controlam o posicionamento da câmera (use F11 para ter visão livre).

Devido ao detalhamento dos cenários e aos inúmeros efeitos visuais, o jogo requer um computador equipado com uma boa placa de vídeo. Se as animações não estiverem fluindo suavemente, clique no menu “Preferences”, e ative o item “Video/Rendering Options”. As configurações podem ser alteradas individualmente ou através de modelos pré-definidos, que vão desde “Minimun”, ideal para máquinas mais modestas, até “Maximum”, indicado somente para computadores topo-de-linha.

Novas mesas podem ser transferidas gratuitamente na internet, em comunidades como o FP Release e IR Pinball. Uma seleção com algumas das mesas mais interessantes, assim como dicas sobre como melhor organizá-las, pode ser conferida em FPDicas. E para conhecer melhor essas fascinantes máquinas e sua história, sites como PinballHistory.com e Internet Pinball Database» são ótimas pedidas.