Gears of War e Viva Piñata: Para os PCs, dois clássicos do Xbox 360!
Pegando carona na esteira dos grandes lançamentos de games que marcaram o segundo semestre desse ano, a Microsoft coloca à disposição para os usuários do PC dois aguardados títulos que fizeram um tremendo sucesso no Xbox 360: Gears of War, jogo de ação em terceira pessoa que trata de um eletrizante conflito em um futuro próximo; e Viva Piñata, um dos mais divertidos e diferentes simuladores que certamente agradará aos fãs dos jogos casuais.
Previstos para chegarem às lojas amanhã, ambos os títulos, que apresentam uma temática oposta e direcionadas a públicos diferentes, se destacam pelo conteúdo exclusivo que foi acrescentado, tornando-os atraentes até para quem já os possuem para o Xbox.
Gears of War: Táticas e estratégias são mais importantes que armamentos
Desenvolvido pela Epic Games, a mesma responsável pela bem-sucedida série Unreal, e sendo o detentor da invejável marca do game mais vendido no ano passado, Gears of War rapidamente se tornou em um dos mais relevantes representantes do gênero tiro-em-terceira-pessoa. Conquistando mais de trinta prêmios em 2006, e tendo como fio condutor o incansável conflito entre os habitantes do planeta Sera e as bizarras criaturas subterrâneas conhecidas como Locust Horde, o título teve como atrativos o seu visual caprichado (graças ao uso do mecanismo Unreal Engine 3) e por forçar do jogador o planejamento de táticas que fossem eficientes para surpreender os inimigos.
Ao assumir o papel do destemido soldado Marcus Fenix, logo na primeira missão o jogador perceberá que, ao contrário da maioria dos games que explora o gênero, estar fortemente armado não será o suficiente para vencer o inimigo. Mesmo tendo o apoio de uma talentosa equipe formada por especialistas em táticas de guerra, a tropa adversária está em maior número, e invadir um território sem levar em consideração as conseqüências raramente produzirá os melhores resultados. O mais importante, nesse caso, é conseguir bolar uma estratégia que use as particularidades dos cenários a seu favor, encontrando locais que podem servir de cobertura ou determinar os melhores pontos para espalhar a sua equipe.
Sem nunca negligenciar a ação, mas com boas doses de suspense, um dos elementos mais importantes para garantir a sobrevivência durante as missões é conseguir manter-se longe da linha de tiro. E o jogo não decepciona quando é preciso buscar por refúgio. Com uma variedade de manobras diferentes para se movimentar pelos cenários sem se expôr, é possível se deslocar de diversas maneiras usando apenas um comando.
Em comparação com a versão que foi lançada para o Xbox, a edição para PCs oferece como bônus algumas vantagens. Na campanha individual, cinco novas missões foram adicionadas à história principal, e para os fanáticos pelas partidas em rede, foram incluídos três novos mapas e uma modalidade inédita de combate. Um prático editor, que permite modificar as missões ou criar novos estágios, é outro destaque e certamente trará uma infinidade de novos desafios desenvolvidos pela comunidade.
E apesar do jogo ser compatível com o Vista e o XP, os requisitos para rodá-lo exigem uma máquina parruda: um processador de 2.4GHz ou superior, 1GB de memória RAM, no mínimo uma placa de vídeo NVIDIA GeForce 6600 ou ATI X700 e 12GB de espaço livre no HD. Mais detalhes podem ser obtidos no site oficial.
Viva Piñata: Um simulador com toques psicodélicos
Com uma proposta totalmente diferente, e idealizada pelos mesmos criadores da popular franquia Banjo-Kazooie, Viva Piñata é um curioso simulador que tem como protagonistas os bonecos de origem mexicana conhecidos como piñatas. Feitos de papel e presos ao teto por uma corda, esses coloridos objetos geralmente são usados para animar as festas em que um convidado vendado deve destruí-los usando uma vara para liberar as balas e/ou brinquedos que estão armazenados no seu interior.
O objetivo desse game, porém, é completamente o oposto: é preciso criar um ambiente que atraia –e retenha— o maior número possível dessas criaturas. Fácil? Longe disso…
Misturando elementos de franquias consagradas como The Sims e Animal Crossing, a aventura começa com um pequeno e negligenciado território que precisa ser transformado em um jardim acolhedor e seguro. Usando como ferramentas um conjunto limitado de opções, para obter êxito será preciso colocar em prática uma série de habilidades, que incluem construir e manter um ambiente saudável onde não faltem recursos, identificar as inúmeras ameaças que poderiam colocar tudo a perder, compreender as necessidades de cada uma das 60 espécies para que eles convivam em harmonia e dezenas de outras tarefas.
Apesar dos cenários coloridos e singelos darem a impressão do jogo ser indicado somente para as crianças, eles servem como um (belo) pano de fundo para um passatempo inteligente e que é atraente para os jogadores de todas as idades. Um processador de 1.8GHz, 1GB de memória RAM, 10GB de espaço livre no HD e uma placa de vídeo NVIDIA 5900 ou ATI 9600 são necessários para rodá-lo. Veja mais no site oficial Mesmo direcionados para públicos diferentes, o lançamento de ambos os jogos para a plataforma PC é uma louvável iniciativa para quem não possui um Xbox 360 e sempre desejou conhecer de perto esses títulos. Que venham muitos outros!
Passatempos Online
Para divulgar o lançamento de Viva Piñata, o site oficial agrupou várias atividades e mini-games com temas inspirados no universo do jogo.
Entre eles, se destacam o desafiador quebra-cabeças Get There, o caça-objetos Hint Hunt e o divertido Candy Call.
Gratuitos, eles podem ser conferidos nesse endereço.