IGF 2008: Uma prévia do futuro dos games

IGF 2008: Uma prévia do futuro dos games

Completando uma década de excelentes serviços prestados à comunidade de desenvolvedores independentes, divulgando os seus esforços em uma concorrida competição anual que elege e premia alguns dos melhores games, a Independent Games Festival inaugura 2008 com mais uma abundante leva de títulos que compreendem os mais variados gêneros e estilos.

Marcada para acontecer no período de 18 a 22 de fevereiro em São Francisco, Califórnia, para esta edição foram enviados mais de 300 projetos para serem avaliados, divididos em títulos realizados por pequenas e médias produtoras, e protótipos criados por estudantes.

Como a grande maioria dos projetos pode ser transferida gratuitamente pela rede, visitar ambas as galerias é uma oportunidade valiosa para quem deseja ficar por dentro das mais recentes novidades criadas por talentosos programadores ou deseja apenas se divertir com desafios diferentes e experimentais.

E apesar de algumas dezenas desses projetos já terem sido tema das colunas anteriores, sempre há boas surpresas e algumas pérolas que, indiscutivelmente, merecem serem conhecidas e testadas.

Aventure-se pelo interior das músicas

Concorrendo nas categorias Grande Prêmio, Excelência em Áudio e Excelência Técnica, uma das mais promissoras apostas desse ano é o emocionante e bem produzido Audiosurf.

Mantendo a tendência atual de empregar a música como um elemento determinante para ditar os rumos de uma partida, o título, que mistura corrida futurística similar ao clássico F-Zero com quebra-cabeças nos moldes do prestigiado Klax, tem como maior atrativo a maneira inovadora com que as pistas são moldadas e a criativa forma de distribuição dos itens que devem ser capturados ao longo da jornada: ao invés de proporcionar trajetos predefinidos ou simplesmente aleatórios, o jogo cria as pistas de acordo com as características da música indicada livremente pelo jogador.

Dando a impressão de estarmos navegando por dentro da música, o desafio consiste basicamente na habilidade de capturar os elementos coloridos que estão espalhados na pista e arrumá-los de forma a não abarrotar as três colunas e seis linhas que estão indicadas na base da pista. Agrupando três de uma mesma cor dá conta do serviço, mas a tarefa nem sempre será fácil, já que a freqüência, a quantidade e a variedade desses elementos dependerá do número de batidas por minuto da música e as suas variações rítmicas. Portanto, para quem estiver começando, selecionar uma canção mais calma é o melhor caminho antes de se aventurar em emoções mais frenéticas. E quem preferir ser constantemente surpreendido, ainda é possível usar o rádio online embutido no jogo, que transfere músicas de diferentes graus de dificuldade diretamente da rede.

Com data de lançamento previsto para meados de fevereiro, a versão de avaliação pode ser transferida na página da IGF (link no final da coluna). Uma dica: não atualize a sua cópia pela rede, senão o jogo será desativado com a mensagem de que expirou o período de testes.

Passatempos que estimulam o aperfeiçoamento do jogador

Nem todos os jogos dessa edição se resumem no simples entretenimento. Alguns se destacam pela capacidade de aprimorar as habilidades do jogador nas mais diversas áreas. No inusitado Artisan, por exemplo, é possível tornar-se um mestre no uso do mouse tentando recriar uma série de ilustrações durante uma estimulante expedição pelos mais remotos cantos do planeta. De quebra, ainda recebe preciosas dicas e truques práticos para aprender a desenhar com maior precisão usando apenas o mouse –tese reforçada na modalidade treino, em que é permitido fornecer as suas próprias ilustrações para tentar recriá-las no editor.

Pegando carona na popularização das câmeras digitais, Snapshot Adventures: Secret of Bird Island proporciona uma instigante tarefa aos candidatos a fotógrafos profissionais: conseguir registrar o maior número possível de aves raras. Percorrendo por diversos parques, cada um com particularidades que devem ser observadas para não atrapalhar uma foto perfeita, a pontuação final leva em consideração os mesmos critérios adotados nos campeonatos, como enquadramento, pose do animal e interferência de objetos que não deveriam fazer parte da imagem, entre outros. No decorrer da partida, o jogador conquistará acessórios para se aperfeiçoar na captura das fotos e receberá dicas de como melhorar a sua técnica de tirar fotos.

A febre dos programas televisivos que exploram o curioso universo dos reality shows não poderia ficar de fora, e Get a Life Show demonstra como isso é possível em um ambiente totalmente virtual.

Com o desafio de levar uma bem-sucedida vida confinado em um gigantesco estúdio de TV, o jogador, competindo com os demais participantes, precisará encontrar um bom emprego e subir na vida, sem negligenciar a sua saúde ou a capacidade de interagir com os demais.

Provas, mini-games e a temida eliminação fazem parte do jogo, que também se destaca pelo ambiente requintado e totalmente tridimensional. Note, porém, que a versão de avaliação tem exagerados 633MB.

Eleja o melhor do festival!

Centenas de outros projetos igualmente interessantes estão incluídos no site, e para conferí-los é fácil. Visitando esse endereço, é possível obter a lista integral com os títulos criados pelas produtoras. Clique sobre o título de um jogo para exibir uma breve ficha com detalhes como o endereço do site oficial, o link para download e outras informações relevantes.

Por último, não deixe de visitar a seção em que é possível eleger o melhor game dessa edição. Com 11 títulos escolhidos pela banca examinadora, todos com os seus respectivos links na mesma página, basta indicar um deles, fornecer o seu e-mail e clicar em “Cast Your Vote!”. O mais votado receberá o prestigiado prêmio da categoria “Audience Award” e a soma de 2.500 dólares. Participe!

Na rede

Jogos que rodam na janela do navegador não poderiam ficar de fora, e esse ano estão concorrendo alguns título de peso.

O experimental Tri-Achnid desafia o jogador a controlar uma criatura de três pernas em meio a cenários complexos.

Iron Dukes é uma aventura pelos mares em busca de tesouros.

E Globulos oferece 20 diferentes modalidades de partidas que podem ser travadas. Todos são imperdíveis!