KaraFun: Para Soltar a Voz Nessas Férias
O karaokê, divertido passatempo social em que familiares e amigos se reúnem para cantar canções conhecidas usando apenas a porção instrumental da música como base, se originou no Japão e tornou-se bastante popular a partir da metade da década de 80. Nos últimos tempos, com o lançamento de aparelhos relativamente baratos criados especialmente para esse função, a febre ganhou um fôlego extra, tornando-se em uma ótima forma de entretenimento doméstico e sendo adotado até por estabelecimentos comerciais, que não raramente ficam lotados de candidatos a cantores e que geralmente são freqüentados por animadas torcidas organizadas.
No entanto, com um computador equipado com um bom sistema de caixas acústicas e um microfone de qualidade, não é preciso possuir um desses aparelhos para soltar a voz e interpretar, junto com os seus amigos, grandes pérolas do universo da música popular. Com um software desenvolvido para esse fim, é possível usufruir de todas as funcionalidades encontradas na maioria dos aparelhos, e ainda contar com um elevado grau de flexibilidade que permite, entre outras facilidades, obter milhares de músicas compatíveis com o sistema, alterá-las livremente, personalizá-las com imagens de fundo e vídeo-clipes, e até criar, sem dificuldades, versões para músicas ainda não disponíveis nos vastos acervos da internet.
E dentre as dezenas de softwares que fazem parte dessa categoria, KaraFun se destaca por ser gratuito e oferecer um sólido conjunto de características. Além de apresentar uma interface intuitiva semelhante ao popular WinAMP, e estar totalmente em português, o uso do “DirectX 9” para o subsistema de vídeo garante alta performance e uma variada gama de efeitos visuais, intensamente explorados nas transações entre as imagens e na animação das letras, enriquecendo consideravelmente a experiência.
O sistema de áudio também não fica atrás. Ajustar a tonalidade da canção para refletir o tom de voz do participante é tão simples quanto alterar o nível de volume, e –o mais importante— não interfere na velocidade da música. Trilhas extras, como guias que realçam a melodia a ser cantada ou que destacam um instrumento em particular, podem ser ativados e ajustados a qualquer momento, assim como acelerar ou diminuir o ritmo, que pode fazer toda aquela diferença na hora de animar uma festa.
Compatível com arquivos suportados atualmente pela maioria dos aparelhos e softwares do gênero, introduzir o novo formato KFN foi uma sacada de mestre, facilitando bastante o uso e gerenciamento das canções. Servindo como uma espécie de contêiner, todos os elementos que fazem parte de uma música –incluindo letras, imagens e vídeos— podem ser empacotados em um só arquivo, dispensando maiores cuidados quando for usar a mesma canção em múltiplas máquinas.
Responsável pela distribuição de arquivos nesse formato, o portal reúne centenas dessas músicas, embora a maioria seja tributada devido ao pagamento de direitos autorais. No entanto, mediante breve registro, é possível ter acesso ao acervo gratuito, que inclui, além de canções temáticas para períodos festivos como aniversários e outras celebrações, clássicos como “House of the Rising Sun”, gravação do “The Animals”, e o mega-hit que animava praticamente todas as festas da década de 80, “La Bamba”, inspirada na versão dos “Los Lobos”.
Mas o grande barato do KaraFun é o seu editor, que proporciona todas as ferramentas necessárias para criar seus próprios arquivos. Ideal para quem já adquiriu legalmente as canções e não deseja ter que pagar novamente por elas, somente são necessários três elementos: a música propriamente dita, em um formato suportado (MP3 e WMA são os mais recomendados, mas também é possível usar WAV, MIDI e KAR), a letra integral e uma imagem de fundo. Com tudo pronto, basta carregar o editor “KaraFun Editor”, via menu Iniciar, para colocar rapidamente a mão na massa.
O primeiro passo consiste em incluir uma imagem de fundo e uma música na biblioteca geral. Clique no botão “Biblioteca…”, presente na barra de ferramentas, pressione o botão “Adicionar…” e selecione uma imagem armazenada no HD. Repita a operação, mas dessa vez selecionando uma música. Feche a caixa de diálogo, e no painel “Propriedades de Fundo”, selecione a imagem recém-adicionada no seu respectivo campo. Clique no botão “Fonte(s) de música”, também na barra de ferramentas, e ative a música desejada no campo “Fonte na Biblioteca”, dando “OK” para voltar à tela principal.
Para especificar a letra, dê um duplo-clique na trilha com o título “Texto Vertical”, e cole-a ou digite-a no interior do editor. É importante que a letra esteja dividida em sílabas para facilitar a sincronização com a música. Separe-a usando como símbolo a barra normal ("/"), como, por exemplo, “De/bai/xo dos ca/ra/cóis…”. Feche-o em seguida, com “OK”.
Agora, a parte mais importante: fazer a sincronização. Não se preocupe, é rápido e simples. Clique na seta do lado direito do botão vermelho, localizado na barra de ferramentas, e ative a opção “Tempo reduzido em 50%”. Isso facilitará o processo, reduzindo à metade a velocidade da música. Clique no botão vermelho para iniciar, pressionando a barra de espaços para indicar o momento exato que a sílaba deve ser cantada. A música será tocada no fundo, como um guia, e caso cometa um erro, não é preciso refazer tudo do zero. Basta usar as ferramentas de edição para deslocá-las consistentemente, usando simples ações de clique-e-arraste. Confira o resultado pressionando o botão “Tocar”, e grave o trabalho final com “Salvar”. Opções mais avançadas, como transações visuais sofisticadas e a adição de trilhas extras estão explicadas em detalhes na ajuda online do editor.
Algumas dicas para maximizar ainda mais a experiência: para colocar o vídeo em tela cheia, dê um duplo-clique sobre o painel principal; apitos vindos do microfone (microfonia) podem ser atenuados afastando-o das caixas acústicas ou usando um microfone menos sensível ao som ambiente; pressione a tecla R durante a execução para gravar a sua performance; para ouví-la em seguida, junto com a música, pressione G após “Play”; e se for usar arquivos nos formatos convencionais de karaokê, enfeite-os com algumas das centenas de temas disponíveis gratuitamente ao ativar o menu de contexto sobre o aplicativo principal e ativando o item “Baixar Configurações”. Bom divertimento!