Lego Digital Designer: Diversão para todas as idades

Lego Digital Designer: Diversão para todas as idades

Encantando gerações há mais de 50 anos, as coleções de pequenos tijolos coloridos produzidos pela Lego sempre foram consideradas como uma atividade lúdica que promove a criatividade das crianças ao incentivar o exercício da imaginação. Usando como base uma grande variedade de peças de todos os formatos e tamanhos, o brinquedo aparentemente simples possibilita criar desde pequenos objetos, até as mais sofisticadas esculturas, limitadas apenas à capacidade de criação do seu autor.

Mas o prazeroso passatempo de modelar objetos a partir da múltipla combinação de peças não precisa ficar apenas na memória de quem um dia se distraiu com essas famosas coleções. Graças aos softwares especializados em criar designs gráficos por computador, é possível criar os mais diversos itens usando reproduções virtuais dessas mesmas peças. E com incontestáveis vantagens que o próprio brinquedo não pode oferecer, como uma quantidade ilimitada de peças, a oportunidade de gravar os objetos durante os seus vários estágios de produção para derivá-los sem alterar os originais, ter uma área de trabalho sem limites de extensão e até a chance de animá-los com expressiva facilidade.

Simples de usar, mas com recursos avançados e profissionais

De todos os softwares desenvolvidos para essa função, o gratuito e recentemente atualizado Lego Digital Designer é o que tem demonstrado ser o mais aconselhável devido à sua extraordinária facilidade de uso e as dezenas de recursos extras. Atualmente na versão 2.2.6, algumas das suas características únicas, como uma vasta biblioteca composta por 763 tipos diferentes de peças, o intuitivo ambiente tridimensional de fácil navegação e o prático recurso de compartilhar as criações o coloca em posição de destaque quando comparado com as demais soluções. Isso sem contar que o software é totalmente gratuito.

Para começar a criar os seus próprios objetos e cenários, visite esse endereço e escolha a plataforma desejada (há versões para Windows e Mac). Após transferí-lo e instalá-lo, execute-o e observe que, na tela de abertura, são exibidos três painéis, cada um representando uma operação: abrir um modelo parcialmente montado, faltando apenas algumas peças para concluí-lo; iniciar um projeto a partir do zero; e carregar um dos últimos trabalhos salvos (como não há nenhum até o momento, essa lista estará vazia). Como nessa primeira etapa o importante é entender como o programa funciona, selecione o modelo parecido com um helicóptero no primeiro painel e clique uma única vez sobre ele.

É possível observar livremente os objetos em 3D

No interior da área de trabalho, o objeto foi automaticamente posicionado. Para examiná-lo em detalhes, mude a perspectiva mantendo pressionado o botão direito do mouse enquanto o cursor for arrastado. Para aproximar ou afastar o cenário, use a rodinha do mouse, e o botão esquerdo tem como função principal selecionar uma ou mais peças.

Como o helicóptero ainda está incompleto, será preciso adicionar algumas peças. Isso é feito usando a “Brick Pallete”, localizada no lado esquerdo da tela e que agrupa todo o acervo de peças divididos em 24 categorias. Clique sobre qualquer uma delas e observe que todas as peças pertencentes ao seu grupo serão imediatamente listadas à direita do ícone, se espalhando por várias linhas. Clique sobre uma peça apropriada para enfeitar o objeto e mova o cursor para a área de trabalho. Ao posicioná-la em um local válido (a peça ficará com aparência sólida), clique novamente para inserí-la.

Muitas vezes será preciso rotacionar uma peça para conseguir encaixá-la. Nesse caso, antes de inserí-las definitivamente na área de trabalho, use as teclas do cursor para modificar a sua orientação. Também é importante notar que as peças não podem ser colocadas suspensas no ar, sendo preciso ter sempre uma base para encaixá-las. Portanto, quando for criar as suas próprias esculturas, comece sempre pelas peças de sustentação que servirão como o seu alicerce.

Animações geradas automaticamente mostram em detalhes como os objetos foram montados

Além da edição, o software oferece outros modos de operação. No de exibição, ativado com a tecla F6, todos os objetos serão mostrados tendo uma bela imagem de fundo, sendo a opção ideal para quem deseja publicar na internet uma foto com a sua criação.

O modo “Build Instructions”, por outro lado, é bem mais interessante. Ativado com F7, ele gera automaticamente uma animação que demonstra, passo-a-passo, como os objetos foram criados. Particularmente útil para quem ainda está começando ou gostaria de ver como os modelos criados por terceiros foram montados, o tutorial ainda relaciona todas as peças que foram utilizadas.

Por último, o modo “Explode” é, disparado, o mais curioso. Ao pressionar a combinação de teclas CTRL-U enquanto estiver no modo de exibição, todos os objetos do cenário serão literalmente detonados, lançando as suas peças para todos os lados. Em seguida, os mesmos serão progressivamente reconstruídos. Esse é um recurso de pouca utilidade, mas certamente uma ótima distração para quem sempre quis fazer isso e nunca teve coragem.

Extensa galeria de objetos gratuitos estimulam a criatividade

Se faltar inspiração na hora de criar os seus objetos, uma visitinha na galeria virtual Lego Factory pode ser uma solução. Com uma infinidade de modelos prontamente disponíveis, basta selecionar uma categoria ou usar a ferramenta de busca para obter uma relação com os trabalhos criados pelos demais usuários. Após selecionar um do seu agrado, clique no botão “Download” para transferí-lo gratuitamente. E além de poder carregá-los isoladamente no software (ótimo para ativar o modo “Build Instructions”), se quiser incluí-los nos seus próprios projetos, use a função “Import” do menu “File”.

Tão divertido quanto o brinquedo de verdade, e oferecendo inúmeras possibilidades para quem deseja soltar a criatividade e relembrar os seus bons tempos de criança, Lego Digital Designer é uma excelente opção de entretenimento. Compatível apenas o Windows XP na versão para os PCs, os requisitos mínimos não exigem um equipamento robusto, pedindo apenas um processador de 800MHz, uma placa de vídeo com 32MB com suporte a OpenGL 1.1, 256 de memória RAM e 100MB de espaço livre no HD.