Line Rider & Draw Play: Jogos por um Fio
O sucesso estrondoso de Line Rider, passatempo criado sem maiores pretensões por Bostjan Ladez e que virou a mais recente febre na internet, resultou no surgimento de uma série de jogos similares que compartilham o mesmo conceito, embora nem sempre com o resultado esperado. Tendo como objetivo desenhar com um lápis virtual um caminho tortuoso a ser percorrido pelo simpático personagem montado em um trenó, o jogador, que tem total liberdade para rabiscar os mais diversos tipos de obstáculos –rampas, precipícios e até loops, entre outros—, precisa levar em conta as leis da inércia e da gravidade para mantê-lo o maior tempo possível em movimento. Tarefa nada fácil, embora seja bastante divertido e desafiador.
E entre as inúmeras cópias descaradas e as versões experimentais pouco funcionais, o quebra-cabeças Draw Play é o único que tem recebido merecida atenção. Com o propósito de guiar o personagem até que uma bandeira seja alcançada, o jogador precisa evitar as várias armadilhas que estão posicionadas estrategicamente na tela, de forma similar aos jogos de plataforma convencionais. A diferença, no entanto, é que não há plataformas pré-definidas: é o próprio jogador que deve “desenhar” o caminho a ser percorrido pelo personagem, encontrando a melhor maneira de escapar das emboscadas. Com vinte estágios, gráficos simplificados e um ótimo grau de dificuldade, o controle é feito usando as setas do cursor e o mouse, que traça a superfície a ser percorrida.
Em tempo: embora Line Rider apresente gráficos simples em 2D, é possível criar verdadeiras obras de arte, como nos espetaculares vídeos Jagged Peak Adventure e Die at the Slopes, ambos disponíveis na seção “Movies” do site oficial. Muitas das técnicas usadas nessas animações podem ser aprendidas no ótimo fórum de discussão, que também oferece tutoriais e ferramentas para os jogadores mais aficionados. E para quem ainda não o conhece, é recomendável transferir a versão standalone, disponível na área “Downloads” e que roda mais suavemente do que na janela de um navegador.