O Lado Mais Divertido da Física
Com a sempre crescente preocupação de aumentar a sensação de realismo nos jogos atuais, muitos desenvolvedores têm investido em tecnologias que procuram simular os mesmos conceitos de física que regem o mundo real. Partindo do princípio de que cada ação desempenhada pelo jogador deverá resultar em uma reação condizente com o objeto sendo manipulado e como isso deverá afetar o ambiente ao seu redor, a aplicação de princípios da física como inércia, gravidade, fricção e a resistência dos materiais, entre outros, contribuem não só para para aumentar o leque de opções relacionadas à jogabilidade, como também têm um papel fundamental para elevar o grau de interatividade e a exibição de animações mais realísticas.
E embora essas características possam ser encontradas com facilidade em títulos recentes desenvolvidos por grandes produtoras, elas também estão presentes em jogos de menor porte, que geralmente procuram dar um ênfase especial na simulação física dos seus elementos. Vários deles podem ser transferidos gratuitamente na internet e são ótimos passatempos. A seguir, uma relação com alguns dos mais interessantes jogos do gênero.
SwitchBall e CrazyBall
Link (Para Windows / Gratuito)
Misturando teste de habilidade com quebra-cabeças, SwitchBall desafia o jogador a conduzir uma bola por caminhos tortuosos onde a simulação física, muito bem implementada, não se limita apenas às rampas e outros obstáculos, mas também na ativação de diversos dispositivos que, assim como em um efeito dominó, permitirão a continuação da jornada. Apresentando os mais belos gráficos já vistos em um jogo do gênero, o jogo também se destaca pelos diversos materiais que a bola pode assumir, cada uma com características diferentes.
Dos mesmos criadores e seguindo o mesmo estilo, CrazyBall, igualmente gratuito e que oferece seis níveis em três universos, também merece menção.
Armadillo Run
Link (Para Windows / Shareware)
Com uma proposta parecida com o clássico “The Incredible Machine”, o desafio do jogo consiste em transportar um tatu (cuja aparência se assemelha a uma bola de basquete) até o portal dimensional. Usando placas de aço, cordas, pedaços de pano e elásticos, entre outros materiais, é necessário criar uma estrutura que sirva de ponte entre os dois extremos, levando em consideração princípios da física como gravidade (se a estrutura não suportar o seu próprio peso, ela se rompe), inércia e aceleração. Um tutorial ensinando os passos básicos está incluído e cada uma das fases tem mais de uma solução, incentivando a criatividade do jogador.
Stunt Playground 2
Link (Para Windows / Freeware)
Em um ambiente tridimensional e com gráficos razoáveis, Stunt Playground 2 oferece ao jogador a oportunidade de criar livremente uma arena totalmente personalizada com os mais diversos tipos de obstáculos, incluindo rampas, caixas e cilindros.
Oferecendo uma simulação física apurada, 8 veículos diferentes –cada um apresentando características físicas próprias– e a possibilidade de gravar e exibir replays, esse jogo pode ser considerado uma ótima alternativa para quem aprecia os jogos de corrida marcados por manobras radicais.
BreakQuest
Link (Para Windows e Mac / Shareware)
O que a princípio poderia ser considerado como apenas mais uma versão atualizada do clássico quebra-tijolos, BreakQuest oferece algumas boas surpresas. Além dos mais de 100 estágios, todos diferentes entre si, o grande destaque fica por conta do pioneiro uso da simulação física em um jogo do gênero, onde dispositivos espalhados pelos estágios alteram realisticamente a trajetória da bola, tijolos presos por cordas se movimentam de forma fluída e natural e, o mais curioso, o recurso de ativar um campo gravitacional ao redor do rebatedor quando o botão direito do mouse é pressionado. Ótimo para recuperar rapidamente a bola quando faltarem poucos tijolos para terminar uma fase.
Kumoon
Link (Para Windows e Mac / Gratuito)
Jogos de tiro em terceira pessoa que fazem uso de simulação física não são nenhuma novidade, mas esse oferece um conceito ligeiramente diferente. Mesclando tiro-ao-alvo com elementos de quebra-cabeças, o objetivo é transformar todas as caixas que estão empilhadas em um depósito para a cor branca. Usando três tipos diferentes de armamentos, para avançar para o próximo estágio o total de pontos não pode ser negativo, forçando o jogador a bolar estratégias diferentes, como acertar as caixas indiretamente por ricocheteio, para obter sucesso. Todos os elementos presentes nos cenários respeitam as leis da física, reagindo realisticamente à interatividade do jogador.
N-Ball
Link (Para Windows e Mac / Shareware)
Com gráficos simples, mas oferecendo uma sólida jogabilidade, N-Ball 2 é um simples e divertido jogo de plataforma onde o jogador deve controlar a inércia, a gravidade e aceleração de uma pequena bola de plasma que deve percorrer um cenário repleto de obstáculos e armadilhas. Outros jogos baseados em princípios físicos também estão reunidos no site principal e são igualmente interessantes.