Em matéria de jogos para os PCs, o ano de 1996 foi um dos mais significativos e relevantes em relação à influências consideradas como absolutas até hoje. Títulos como Duke Nukem 3D e Quake, por exemplo, conseguiram consolidar o gênero tiro em primeira pessoa com seus cenários tridimensionais e a ação frenética do início ao fim.
Todos que são vidrados no universo dos jogos eletrônicos e que estão sempre à procura de novos e empolgantes desafios, não podem deixar de visitar regularmente a galeria de projetos desenvolvidos pelos alunos do Instituto de Tecnologia Digipen. Fundada em 1988 e especializada em disciplinas como artes digitais, ciência e engenharia da computação, todas com ênfase no desenvolvimento de jogos, a universidade norte-americana, localizada em Redmond, Washington, já revelou grandes talentos que trabalham atualmente para companhias como Nintendo, Electronic Arts, Valve (criadora do mega-sucesso Half-Life), Konami e Sierra, entre outras que atuam no segmento de entretenimento eletrônico.
No jogo A Era do Videogame, oferecido pelo site da Discovery Brasil, é possível conhecer alguns dos mais importantes e significativos games que foram lançados nas últimas 4 décadas.
Misturando desafios interativos, fatos curiosos e entrevistas em vídeo com os principais desenvolvedores, ele é uma viagem nostálgica nesse fascinante universo.
Incorporar nos jogos um mecanismo que procura simular os princípios básicos da física, como gravidade, inércia e fricção, entre outros, não apenas pode provocar um grande impacto na área visual, beneficiada pelas animações mais realísticas e próximas do que aconteceria no mundo real, como também pode proporcionar outras vantagens interessantes, como novos elementos acrescentados à jogabilidade e o dinamismo impresso na interatividade dos cenários e seus objetos.
Lançado no final de setembro de 1997, Total Annihilation foi um marco para a história dos jogos de estratégia em tempo real. Criado por Chris Taylor, e considerado até hoje como um dos melhores títulos a fazer parte do gênero, tudo nele era incrivelmente grandioso: as amplas arenas estendiam as batalhas por vastos territórios, enquanto que a quantidade de unidades que podiam ser criadas e manipuladas simultaneamente deixavam qualquer jogador entusiasmado com as inúmeras possibilidades de ataque e defesa.
Com a meta de recriar Total Annihilation usando as mais recentes tecnologias gráficas, e lançar um dos melhores jogos de estratégia de todos os tempos, TA Spring é um ousado projeto criado em código livre disponível para Windows, Linux e Mac.