Pepakura Designer: Solte a criatividade criando miniaturas de papel
Ao associar os passatempos em geral com o vasto universo dos computadores, geralmente limitamos as nossas opções levando em conta apenas a variedade dos jogos eletrônicos que são constantemente lançados para os mais diferentes sistemas. E embora os games realmente sejam um dos meios de entretenimento mais populares da atualidade, eles não são a única alternativa de lazer digital. Dezenas de outras atividades igualmente interessantes e divertidas podem ser desempenhadas nos computadores, bastando que haja o acesso às ferramentas apropriadas e alguma imaginação.
E dentre as opções mais conhecidas, uma das mais populares é a arte do Papercraft. Bastante semelhante ao origami, mas permitindo que modelos mais complexos sejam montados por aceitar o uso de tesouras e tubos de cola para unir as peças, essa divertida atividade de construir miniaturas usando folhas de papel como matéria-prima conquistou uma notória popularidade com o surgimento da internet e o lançamento de impressoras coloridas de baixo custo. Sem contar, claro, com a enorme quantidade de comunidades dispostas a dar apoio total aos iniciantes, que publicam guias explicativos indicados para qualquer interessado em ingressar rapidamente nesse fascinante mundo das artes manuais.
Transforme qualquer objeto 3D em esculturas de papel
Entre as dezenas de ferramentas criadas especialmente para essa função, Pepakura Designer pode ser considerada como uma das mais versáteis da sua categoria. Criada pela empresa japonesa Tama Software e atualmente na versão 2.1.6, o que a difere das demais é sua a capacidade de transformar, com expressiva facilidade, qualquer objeto tridimensional em um esquema claro e objetivo.
Oferendo todas as ferramentas necessárias para personalizar os objetos e suportando nativamente os formatos de arquivos mais comuns produzidos pelos principais aplicativos de desenho, somente são necessários alguns simples passos para colocar a mão na massa e começar imediatamente a sua coleção.
Após transferir e instalar a ferramenta do site oficial, inicie normalmente o software. Porém, antes de começar a personalizar os objetos, é aconselhável descobrir como o aplicativo funciona.
Clique no item “Open”, presente no menu “File”, e selecione o arquivo “Dice.pdo”, que representa um dado comum dos jogos de tabuleiro. Observe que a janela principal está dividida em dois painéis, exibindo uma representação tridimensional do objeto na porção esquerda da tela e uma prévia do esquema que será impresso.
Para examinar o objeto nos seus mínimos detalhes, mantenha pressionado o botão direito do mouse sobre o painel da esquerda e movimente suavemente o cursor. Aproximar ou afastar a figura é feito usando a rodinha do mouse, e quando esse mesmo botão for pressionado, é possível deslocar o objeto no interior do painel.
No painel da direita, ao clicar com o botão direito, é exibido um leque de opções que editam diretamente o esquema antes de partir para a impressão. Entre as funções mais relevantes, destacam-se a possibilidade de rotacionar o objeto (ótimo para melhorar o aproveitamento do papel ou ajustar possíveis áreas que estejam fora do limite de impressão), unir ou separar as suas faces e adicionar textos ou instruções sobre como proceder para realizar a montagem.
Com tudo terminado, a última etapa consiste em imprimir o resultado, clicando no ícone que representa uma pequena impressora na barra de ferramentas. Note, porém, que a versão gratuita não permite gravar as alterações realizadas nos objetos, e tampouco exportá-los para outros formatos.
Crie os seus próprios modelos ou use o de terceiros
Como a ferramenta não é capaz de produzir os seus próprios modelos em 3D, sendo apenas especializado em convertê-los para a impressão em 2D, quem quiser criar os seus próprios objetos a partir do zero precisará de um software específico para desempenhar essa função. Mas boas e gratuitas opções não faltam, e uma das mais indicadas pela facilidade de uso é o MetasequoiaLE. Outras ferramentas também podem ser utilizadas, desde que elas exportem os objetos nos formatos Wavefront OBJ, AutoCAD3D DXF, 3DS Max, Lightwave ou Google Earth.
Se faltar inspiração na hora de criar os objetos, ou for desejada montar uma coleção feita a partir dos objetos criados pelos membros da comunidade oficial do software, a seção Galeria pode ajudar com algumas centenas de modelos prontos para usar. Incluindo desde os mais simples personagens dos desenhos animados, até veículos sofisticados compostos por dezenas de pecinhas e cidades temáticas, todo o acervo está disponível gratuitamente e não é necessário se cadastrar.
E para se inteirar melhor sobre o assunto, visitar outros sites especializados pode ser um ótimo começo para quem está iniciando. Em PaperCars, por exemplo, é possível escolher entre oito modelos de veículos antigos e personalizá-los em um eficiente editor desenvolvido em Flash. Após selecionar as cores do veículo e indicar os seus acessórios, é possível visualizar uma prévia clicando no botão “Show me my Paper Car”, imprimindo-o em seguida clicando em “Print”. A extensa galeria presente no site 3D Papermodel é outra boa opção para aguçar a criatividade, assim como o excelente e totalmente em português Mr. F. Papercraft, que também mantém uma seção com dicas e informações pertinentes. Não deixe de visitá-los.