Ping-a-Pal: Crie uma animada homenagem para o Dia das Mães

Ping-a-Pal: Crie uma animada homenagem para o Dia das Mães

No próximo domingo, ao festejar o Dia das Mães, além de um belo presente, de um caprichado arranjo de flores e de um memorável cartão para celebrar a data, que tal homenageá-la também com uma exclusiva e personalizada animação, feita em computador, criada quase que totalmente por você? E sem que seja preciso ter talento para desenhar, experiência em aplicativos como Flash e tampouco dominar as principais técnicas de animação. Impossível? Que nada!

Fazendo uso de uma de uma das dezenas de ferramentas gratuitas atualmente disponíveis na internet, é possível criar pequenos filmes com expressiva facilidade. Se a ferramenta suprir alguns requisitos básicos para criar uma homenagem desse porte, como versatilidade para oferecer uma vasta biblioteca de personagens e objetos para compor uma cena, suporte para textos com caracteres acentuados, possibilidade de armazenar no seu próprio servidor as animações e oferecer seus servidos de forma totalmente gratuita e sem necessitar cadastros, melhor ainda. E, dentre todas as alternativas, Ping-a-Pal, no ar desde 2003 e sendo constantemente aperfeiçoada desde então para oferecer novos recursos, não apenas supre todas essas exigências, como também produz resultados em questão de poucos minutos e com uma aparência convincentemente profissional.

E começar a criar as suas próprias animações não poderia ser mais rápido ou prático. Sem precisar se cadastrar para criar seus clipes, e tampouco requerer a instalação de utilitários extras, basta visitar esse endereço para carregar o editor, que rodará na própria janela do navegador. Apresentando uma interface limpa e intuitiva, cada filme será composto por uma sequência de cenas definidas livremente pelo usuário, que usará como matéria-prima um conjunto pré-definido de objetos –como cenários, pessoas, animais, itens diversos e balões de texto— para contar uma história.

Nessa primeira etapa, definir o cenário que ilustrará a cena de abertura pode ser um bom começo. Isso pode ser feito acessando a biblioteca de itens, exibida na lateral esquerda do editor e que representa cada um dos objetos com uma pequena reprodução gráfica. Contudo, como essa lista ainda não está dividida por categorias, navegar por todos os seus itens consumirá um tempo considerável, sendo mais indicado filtrar essa relação com apenas os objetos que iremos trabalhar no momento. Para isso, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse sobre a caixa “All” e arraste o cursor até que a categoria “Background” esteja selecionada.

Ao soltar o botão, a caixa de objetos irá refletir a mudança, exibindo apenas o conjunto de papéis de fundo suportados pelo editor. Se nenhum deles for do seu agrado, clique no botão “seta-para-direita”, disponível na seção “Page”, para acessar os itens da próxima página. Para voltar à página anterior, clique em “seta-para-esquerda”, observando que esse mesmo procedimento será válido para todas as demais categorias escolhidas no futuro.

Para incluir um papel de fundo, clique sobre o seu ícone para adicioná-lo no painel principal. Note que ele não preencherá automaticamente toda a área, e tampouco estará na posição correta. O mesmo ocorrerá com todos os demais itens acrescentados na cena. Mas definir manualmente essas propriedades é fácil: a partir de simples ações de clique-e-arraste no objeto selecionado, é possível modificar as suas dimensões através de um dos 4 guias destacados nas suas extremidades, rotacioná-lo a partir dos pontos contornados por uma seta curvilínea, e movê-lo clicando no seu interior e posicionando o cursor na posição desejada. Se mudar de idéia quanto a um objeto em cena, desejando removê-lo da cena, clique no seu interior para selecioná-lo e ative o botão “delete”, presente no painel “Item”.

Popular uma cena com personagens e demais itens é igualmente simples, bastando que seja especificada a categoria de objetos que se deseja trabalhar, selecionar um item na relação que será exibida na caixa de ferramentas e fazer as devidas alterações. Boa parte desses itens, no entanto, apresenta também uma breve sequência de animação, reproduzida em loop perpétuo, como uma pessoa andando, o balançar das chamas de uma fogueira, ou presentes sendo desembalados, entre outros. Portanto, antes de finalizar uma cena e partir para a próxima, verifique como ela ficou, clicando no botão “Preview”. Para retornar ao editor, clique em “Edit”.

Após concluir a composição de uma cena, a próxima etapa consiste em acrescentar diálogos ou legendas para atribuir algum significado. Isso é feito a partir do ícone “ABC”. Ao ser clicado, será adicionada uma caixa de texto no painel principal, que deve ser redimensionada e posicionada para não obstruir os demais objetos. Clique no botão “Click once to edit text” para definir a mensagem, e especifique as cores usadas para o fundo da caixa e o texto modificando os atributos presentes no painel “Item”.

Como não há limitação para o número de cenas que podem ser incluídas no clipe, é possível fazer produções mais complexas, compostas por várias páginas. Para isso, clique no botão “Add”, disponível no painel “Scene”, para acrescentar uma nova cena. Não se preocupe: a anterior não foi apagada, e pode ser acessada sempre que for preciso, clicando no botão “seta-para-esquerda” do mesmo painel.

Assim que a animação estiver concluída, é hora de salvá-la e obter o seu respectivo link. Clique no botão “Send” e, na tela exibida, escolha uma das três opções (enviar por e-mail, disponibilizá-la para todos na biblioteca geral do site, ou ambos). Especifique também o seu nome e, ao clicar em “Next”, forneça seu endereço de e-mail e de quem irá receber a animação. Por último, clique em “Send” para encaminhar uma mensagem contendo o link da animação. Uma cópia também chegará na sua caixa postal em segundos.

Proporcionando uma ferramenta eficiente para criar pequenos filmes animados e outros tipos de apresentações, “Ping-a-Pal” não somente é excelente alternativa para criar uma homenagem bem-humorada e atraente para o Dia das Mães, como pode ser reutilizada com a mesma eficácia para ilustrar outras ocasiões. Não deixe de conhecê-la.