Shrek The Third: Em cartaz para os PCs

Shrek The Third: Em cartaz para os PCs

Para divulgar o lançamento do terceiro filme protagonizado pelo carismático ogro Shrek, com previsão de chegar nos cinemas brasileiros no próximo dia 15 de junho, a Activision disponibilizou gratuitamente para os PCs a versão de demonstração do jogo inspirado na aventura (Shrek The Third, no original).

Oferecendo integralmente a primeira missão, e sendo ambientado no mesmo universo fantasioso e repleto de referências à cultura pop que marcou a série de animação produzida pelos estúdios da DreamWorks, a aventura tem como ponto de partida uma belíssima sequência de animação que revela, a partir de uma bem-humorada peça teatral feita com marionetes, que o Príncipe Encantado, revoltado pelo fato do Shrek ter frustrado seus planos de salvar a princesa (Fiona) e ser o herói da história (e membro da realeza), tomou à força o poder do reinado, assumindo o trono amparado pela ajuda de diversos vilões bastante conhecidos das fábulas infantis.

Para reverter a situação, e trazer de volta a normalidade para a população, será preciso convencer o relutante Artie, primo distante da Fiona, a assumir o trono, cabendo ao jogador a árdua tarefa de combater os atuais soldados do Príncipe, resgatar os aliados que foram aprisionados, aumentar os seus poderes coletando itens espalhados pelos cenários, obter êxito nas dezenas de mini-games que envolvem testes de habilidade e de raciocínio, e ainda empregar estratégias eficazes de combate para vencer os chefões de cada uma das fases, o seu maior atrativo devido à complexidade crescente das batalhas.

Compreendendo 20 missões, o jogo se destaca também pela ação frenética que ocorre durante todo o desenrolar da trama. O humor contextual inteligente e muitas vezes irônico também merece destaque, assim como os cenários ricamente detalhados que reproduzem com um satisfatório grau de sucesso as mesmas locações exibidas pelo filme (e outros feitos exclusivamente para o game). A possibilidade de controlar vários personagens é outro aspecto positivo, onde cada um apresenta um conjunto único de poderes e vulnerabilidades, aspectos que devem ser levados em consideração durante as missões. Na demo, porém, apenas Shrek e o Gato-de-Botas podem ser controlados.

Por outro lado, o esquema padrão usado para controlar os personagens é um tanto confuso, pelo menos inicialmente. Tirando a movimentação pelos cenários, que é realizada através das conhecidas teclas WASD, para deferir os golpes foram adotadas as setas do cursor, opção não muito comum em jogos do gênero, embora seja possível redefiní-las. Curiosamente, é oferecida a opção de usar o mouse, mas em momento algum é informado a sua utilidade no jogo e sequer é possível mapear os seus botões.

Outro aspecto negativo são os movimentos feitos pela câmera, que podem ser um pouco problemáticas durante as batalhas por inverter rapidamente a perspectiva, resultando na mudança brusca de direção do personagem mesmo que uma mesma tecla continue pressionada. No entanto, esses problemas não chegam a comprometer o andamento jogo, e provavelmente serão corrigidos a tempo do lançamento oficial ou em uma futura atualização.

Com previsão de ser lançado oficialmente em 15 de maio para diversas plataformas, a versão completa ainda promete outros elementos para agradar aos fãs da série, como a possibilidade de jogar em rede e os mini-games criados exclusivamente para esse modo. A versão de demonstração para os PCs pode ser obtida nesse endereço, bastando clicar nos portões do castelo onde há a placa com o título Play the Demo. Não é preciso se cadastrar, e os usuários do Xbox 360 também podem testar o jogo, acessando o portal Xbox Live.

No site oficial do filme, além de assistir ao trailer, explorar virtualmente o reino e transferir itens exclusivos para enfeitar a área de trabalho, é possível se distrair com alguns passatempos online baseados na série, como uma versão temática do quebra-cabeças Sudoku que substitui os números pelos personagens, oferecendo três níveis diferentes de dificuldade para desafiar os jogadores de todas as idades.

Requisitos

Compatível com o Windows XP, os requisitos para rodá-lo são: um Pentium III de 800MHz ou superior, 512MB de RAM, placa de vídeo compatível com o DirectX 9.0c e equipada com, no mínimo, os chipsets GeForce 4 Ti4200 ou ATI Radeon 8500, 620MB de espaço livre no HD e conexão banda larga para transferir os 305MB da arquivo de instalação. Para o Xbox 360, a transferência é de 760MB e inclui a primeira missão. Diversão garantida.