SpliceMusic: Compartilhando a Batida Perfeita
Quando os primeiros seqüenciadores online começaram a surgir na internet, o sucesso foi praticamente imediato. Usando como base as populares e amplamente suportadas tecnologias Flash e Shockwave, aspirantes a DJ’s do mundo inteiro podiam empregar todo o seu talento e inspiração para criar novos ritmos e remixes em ferramentas relativamente simples de usar, bastando ter um computador conectado à grande rede. Fosse no despretensioso Groove Blender, em que a arrumação de pequenos blocos sonoros já era suficiente para criar melodias diversas, ou nos mais sofisticados Beaterator e LoopLabs, qualquer um podia se aventurar na divertida tarefa de misturar instrumentos pré-gravados com trechos reais de músicas, para animar uma festa ou por puro entretenimento.
A última novidade a aparecer na área e que tem chamado bastante a atenção é o SpliceMusic. Incorporando alguns dos mais recentes recursos multimídia oferecidos pelo plugin Flash e apresentando uma interface limpa e intuitiva, o grande diferencial da ferramenta é a sua numerosa biblioteca de samplers (trechos pré-gravados de instrumentos e outros sons) e do grande acervo de músicas que, por estarem sob a licença Creative Commons, podem ser usadas como matéria-prima para criar novas composições e/ou para serem remixadas. E essa mentalidade é justamente a grande sacada do site: incentivar ao máximo a criação coletiva, em um ambiente onde os usuários compartilham as suas composições (todas devidamente creditadas) e que também podem ser alteradas pelos demais membros.
E começar a criar seus próprios remixes e participar da comunidade é muito simples, até mesmo por quem nunca usou um software do gênero. Clique em “Join now!” e preencha o breve cadastro, necessário para poder armazenar as composições. Como o site também é uma rede de relacionamentos, deixe para depois o preenchimento do perfil e posicione o cursor do mouse sobre o botão “Music”, clicando em seguida na opção “Make music”. Observe que na parte inferior da janela do seqüenciados há duas abas: “Sound Surfer”, que carrega os samplers no programa; e “Song Surfer”, onde são listadas todas as músicas já produzidas no site. Antes de começar a criar, carregue um exemplo para ver como a ferramenta funciona, ativando essa segunda aba, e clique na pasta “Newest Songs” para exibir as mais recentes faixas. Escolha uma e clique no link “remix now”. Ela será carregada integralmente no editor, e uma pequena representação gráfica de cada uma das 8 pistas de edição será exibida no painel central. Para tocar a faixa, ative o botão em formato de seta presente no painel “Main controls”.
Para alterar a música, adicionando a gravação de um ritmado bater de palmas, por exemplo, ative a aba “Sound Surfer” e digite “clapback” na caixa de busca, seguido de ENTER. No resultado exibido, clique em “use now” para carregá-lo em uma das pistas livres e, com ações de clique-e-arraste, posicione-o onde quiser que ele seja executado. Para repetir o som várias vezes, clique no botão “+” da barra de ferramentas e reposicione-os de acordo. Ouça novamente a música e, se desejar, salve a música alterada no seu perfil, clicando no botão “save as”.
Criar músicas a partir do zero funciona de forma similar, carregando os samplers que irão compor a faixa e posicionando-os em cada uma das pistas. Nesse caso, a ferramenta de busca tem um papel fundamental para que sejam encontrados rapidamente os sons a serem incluídos no mix. Também é possível incluir com facilidade seus próprios sons à biblioteca, capturando-os em tempo real usando um microfone (ideal para criar Podcasts bem produzidos), ou enviado-os usando um dos formatos suportados.
Totalmente gratuito, versátil e fácil de ser operado, o site também inclui um fórum de discussão para os membros trocarem informações sobre como melhor explorar a ferramenta, selecionar samplers de qualidade e outras preciosas dicas para produzir remixes de qualidade profissional.