Sucessos da TV invadindo os jogos casuais

Sucessos da TV invadindo os jogos casuais

Bastante populares em todo o mundo, os games televisivos são um trunfo quase sempre infalível quando é preciso prender a atenção do espectador ou aumentar a audiência em uma determinada faixa de horário. Com atrações que promovem desde instrutivos testes de conhecimentos gerais, até empolgantes gincanas em que equipes devem competir entre si para desempenhar as mais inusitadas tarefas, a fórmula empregada por esses programas geralmente aposta em um elemento fundamental para cativar o público: o incentivo para que os telespectadores participem ativamente das atividades, tentando responder às questões propostas ou torcendo pela vitória de uma determinada equipe.

Com o auxílio dos jogos eletrônicos, no entanto, é possível deixar de ser um mero telespectador para mergulhar de cabeça no fascinante desafio proporcionado por esses programas. Participando ativamente das tarefas na tentativa de vencer os demais concorrentes –sejam eles reais ou controlados pelo computador—, há ainda a vantagem de poder repetir as partidas quantas vezes forem necessárias, tornando-se um craque em pouco tempo.

Faça um desafiador teste para avaliar o seu vocabulário

Nos últimos meses, somente no segmento dos jogos casuais, diversos títulos inspirados nesses programas foram lançados, como o divertido Spell Jam. Seguindo a mesma fórmula da popular atração Soletrando, para vencer na modalidade “Game Show” o jogador deverá percorrer por todas as dez etapas, cada uma apresentando uma sequência de dez termos com um nível cada vez maior de dificuldade. Nada fácil, mas como todas as palavras são ditadas pelos apresentadores, é possível tirar as possíveis dúvidas de quatro formas diferentes: requisitar que a palavra seja novamente proferida; solicitar a sua definição; pedir uma frase coerente que contenha a palavra; e obter informações gerais sobre a sua origem.

Felizmente, durante toda a partida, é permitido errar por até três vezes, além de poder pedir o auxílio de extras como a possibilidade de escolher da palavra correta a partir de uma lista de possibilidades, exibir as primeiras letras ou pular, entre outras. Esses elementos, no entanto, não são ilimitados, podendo ser ativados uma única vez para cada etapa.

Além da modalidade principal, há ainda o modo Competição, em que até 8 candidatos, reais ou controlados pela CPU, disputam entre si; e Praticar, ideal para que deseja treinar antes de enfrentar as partidas reais com os seus amigos.

E embora o jogo somente suporte palavras em inglês, ele é um excelente desafio para todos que dominam o idioma ou que ainda estejam estudando e desejam treinar não só o ouvido, como também o vocabulário.

O mundo dos negócios pela ótica dos games

Inspirado no popular reality show cujo prêmio é um disputado emprego com boa remuneração em uma das empresas de Donald Trump, a série The Apprentice (O Aprendiz, aqui no Brasil) já rendeu dois bons jogos criados pela Legacy Interactive. No mais recente, The Apprentice: Las Vegas, o jogador assume o papel de líder de uma das equipes e deve gerenciar, com máxima eficiência para permanecer no páreo, algumas modalidades de negócios, incluindo um badalado restaurante de sushi, uma boutique sofisticada e uma loja de produtos esportivos.

Emprestando os mesmos elementos do popular Diner Dash, o título não chega a emular as complexas gincanas exibidas pelo show. Investindo mais no entretenimento, misturando ação com a capacidade de desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, o segredo da vitória –e o alívio por não ter que participar da temida sala de reunião que poderá retirá-lo do jogo— está em fazer com que os clientes fiquem sempre satisfeitos, acarretando no acúmulo da maior receita possível. Em resumo, nenhum cliente deve se aborrecer com a demora em ser atendido ou ter o seu pedido trocado, tarefas aparentemente simples mas que não são nada fáceis de cumprir devido ao elevado número de requisições simultâneas.

Por outro lado, o primeiro título da série, apresenta uma abordagem mais fiel ao programa. Compreendendo 18 tarefas, todas com temas de certa forma relacionadas com o mundo dos negócios, para obter êxito será preciso explorar desde as tarefas mais triviais, como a de transformar uma simples lanchonete em um comércio próspero ou evitar desperdícios em uma linha de montagem, até acumular lucros significativos investindo na bolsa de valores. Como bônus, ainda são fornecidas algumas dicas interessantes sobre o competitivo universo de negócios.

Cultura geral nunca é demais

Colocando à prova os conhecimentos dos candidatos, os programas de perguntas e respostas sempre foram um sucesso incontestável na TV. No divertido Trivial Pursuit Bring On the 90’s, a febre pelos anos 80 finalmente é substituída pela década seguinte, alvejando todos que têm pouco mais de vinte anos. Até quatro jogadores, disputando em um mesmo computador, podem participar, e ganha aquele que conseguir responder corretamente todas as perguntas posicionadas em pontos estratégicos do tabuleiro. Destaque pela variedade de temas abordados, que inclui, entre outros, tecnologia, tendências e notícias importantes, e a possibilidade de participar ativamente quando se está duelando contra o computador, trancando uma das respostas (de preferência, a correta) na tentativa de assumir novamente o comando do tabuleiro.

Por último, misturando conhecimentos gerais com um pouco de intuição, as mais de 5000 questões de Family Feud Online Party divertem por exigir do candidato uma boa imaginação para apontar quais foram as respostas mais comuns dadas para perguntas nem sempre usuais. A oportunidade de duelar contra outros internautas, antigo desejo dos fãs que acompanham a franquia, foi finalmente atendida, e proporciona um estimulante desafio por incluir participantes reais de todo o mundo.