The Amazing Brain: Passatempos para afiar a cuca

The Amazing Brain: Passatempos para afiar a cuca

Oferecendo uma série de enigmas desafiadores, geralmente agrupados em rodadas dinâmicas que exigem um pensamento rápido e preciso para alcançar as melhores pontuações, os games que fazem parte do gênero que explora a resolução de instigantes quebra-cabeças disfarçados de testes de QI rapidamente se tornaram uma febre entre os apreciadores dos jogos casuais.

O sucesso não é por acaso. Tendo como proposta inicial avaliar a capacidade de raciocínio dos jogadores, incentivando uma saudável competição entre amigos pela cobiçada liderança no ranking, esses jogos se destacam também pela bateria de exercícios aparentemente simples que têm como objetivo melhorar algumas habilidades do candidato a gênio, como testes que procuram aperfeiçoar a sua percepção visual, a memória e a rapidez para calcular pequenas equações matemáticas, entre outras tarefas igualmente cerebrais.

O mais recente integrante a representar o gênero é o interessante e bem-produzido The Amazing Brain Train!. Desenvolvido pela Grubby Games, responsável pela famosa série de inovadores quebra-cabeças comandados pelo carismático Prof. Fizzwizzle, o game convida o jogador a participar de uma gincana que testa a habilidade intelectual em quinze divertidos mini-games.

Divididos em três modalidades diferentes de atuação, a principal, chamada de Quest Mode, usa como metáfora a necessidade de deslocar uma locomotiva cujo combustível depende da astúcia empregada pelo jogador para resolver os enigmas. Calculado de acordo com a quantidade de enigmas resolvidos em um determinado período de tempo, para alcançar um objetivo será preciso enfrentar uma seqüência contínua e aleatória de quebra-cabeças, até chegar aos locais de destino.

Quem preferir começar com algo menos ambicioso, a modalidade Practice Mode pode ser a opção mais atraente. Indicada para quem gostaria de se habituar antes de partir para a campanha principal, é possível especificar quais as provas que serão desempenhadas e até indicar se haverá ou não um limite de tempo para concluí-las. Ótimo para treinar os games mais complexos.

Por último, mas igualmente interessante, está a opção Test Mode, em que é preciso enfrentar uma bateria de cinco provas distintas, cada uma cobrindo um determinado tipo de habilidade. No final, é feita uma avaliação geral do desempenho, demonstrando a pontuação conquistada, um conceito e a distância que o trem percorreria se fosse na modalidade “Quest”.

Habilidades com níveis crescentes de dificuldade garantem o entretenimento

Ao todo, as provas estão divididas em cinco categorias, cada uma dedicada ao desenvolvimento de um tipo de habilidade. Em Newcomer, um dos desafios que colocam à prova a capacidade de memorização do jogador, é preciso apontar qual o item que não estava presente em um conjunto que pode incluir até oito objetos diferentes. Como alguns itens apresentam mudanças sutis, como a alteração de cor ou uma pequena modificação no seu formato, a tarefa não é nada fácil e requer um senso apurado de observação.

O mesmo teste de memória vale para o Moonlight Memory, em que é preciso reproduzir o traçado de um conjunto de estrelas que pode assumir dezenas de combinações diferentes.

Relembrando os antigos testes de QI, Cosmic Cubes é um interessante desafio de acuidade visual em que é preciso identificar o exato padrão de cores de um determinado lado do cubo que está em constante movimento. Iniciando com um padrão relativamente simples, envolvendo apenas quatro peças, até culminar em estruturas complexas que apresentam formas desiguais, o teste exige uma atenção redobrada para que não seja apontada uma alternativa incorreta–o que não é fácil, pois geralmente as opções são bastante similares.

A capacidade de organização é outra habilidade exigida pelo título. Em Puppy Dog Tangle, o objetivo consiste em desfazer o confuso nó ocasionado por uma numerosa matilha. Nesse caso, a análise do espaço livre é crucial para alterar com eficácia a posição dos cães, evitando que as suas guias fiquem sobrepostas.

O bom uso da área também é explorada por Sunbeam Savior, em que o jogador deve posicionar e direcionar espelhos que conduzirão o raio de calor em todos os coalas que estão estrategicamente espalhados pela floresta. Contratempos como um número limitado de espelhos e a variedade de obstáculos que limitam a sua colocação no tabuleiro não devem ser desprezados, principalmente quando há um limite de tempo para concluir a missão.

Outra atraente característica são os desafios que envolvem problemas numéricos. Em Brain Ball, uma equação incompleta é exibida, cabendo ao jogador definir o número que está faltando ou especificar a operação aritmética que a tornará verdadeira.

Mesclando planejamento com rapidez em realizar cálculos, Pond Sum fornece um valor que o jogador deverá acumular guiando um sapo pelas Vitórias Régias, somando os seus valores para não estourar o limite especificado.

O mais difícil, no entanto, é o Monkey Mayhem, que envolve a capacidade de gerenciar valores diversos com um exigente teste de memória. Tendo que especificar a precisa quantidade de macacos que estão escondidos em um dos arbustos, é preciso observar com máxima atenção para conseguir acompanhar a rápida e constante mudança entre eles. E apesar de todos os três serem bastante simples no início, o nível de complexidade aumenta substancialmente a cada rodada, tornando-os em rigorosos testes de aptidão envolvendo números.

Teste o jogo gratuitamente!

Apesar dos gráficos seguirem um estilo que relembra as ilustrações dos livros infantis, o jogo não deve ser tratado como um mero passatempo para crianças. Agrupando um competente conjunto de 15 quebra-cabeças, The Amazing Brain Train! tem todos os elementos para agradar aos fãs do gênero, não importando a idade.

E as 32 conquistas opcionais, incluídas para prolongar a vida útil do game e que requer que tarefas inusitadas sejam concluídas para destravar mini-games, atalhos, troféus virtuais e outras tantas regalias, proporcionam um passatempo adicional até para quem já completou todos os enigmas.

Para testar o jogo, que é compatível com Windows, Mac e Linux, é simples. Ao visitar o esse endereço, selecione a plataforma desejada para iniciar a transferência do arquivo de instalação. Os requisitos mínimos não são exigentes: um processador de 500MHz, 256MB de memória RAM e 40MB de espaço livre no HD. Mas o divertimento está garantido!