The Daily Plate: Tecnologia em prol de um ano mais saudável
Para começar o ano novo com o pé direito, e renovar as esperanças por um 2008 repleto de realizações, muitas vezes fazemos uma lista com algumas das resoluções que gostaríamos de cumprir ao longo dos próximos doze meses. E embora esses desejos frequentemente sejam bastante distintos, pois levam em consideração os objetivos e sonhos de cada um, geralmente há um item em comum: tirar aqueles indesejados quilinhos extras que se acumularam após as irresistíveis tentações das ceias de final de ano.
Atingir esse objetivo, por outro lado, nem sempre é uma tarefa fácil. Exigindo um elevado grau de comprometimento a longo prazo e um planejamento adequado para evitar desistências no meio do caminho, dividir essa meta em pequenas fases pode ser o segredo do sucesso. E embora mergulhar nessa empreitada usando apenas anotações feitas no papel possa ser um tanto trabalhoso e monótono, com o auxílio da tecnologia é possível elaborar planos que sejam realmente eficientes, trazendo vantagens extras como estímulos periódicos que levam em consideração o seu progresso, o fácil acesso para obter informações complementares e até a troca de experiências nas comunidades especializadas no assunto.
Entre as ferramentas online que podem tornar menos doloroso fazer as pazes com a balança está o sofisticado e gratuito The Daily Plate. Oferecendo uma prática tabela em formato de calendário para fazer o registro e o acompanhamento diário dos hábitos alimentares do usuário, é possível analisar com facilidade a quantidade de calorias que foram ingeridas em um determinado período, receber dicas valiosas sobre como cortar os excessos, saber como tornar as refeições ainda mais saudáveis com a substituição de determinados pratos, obter um relatório detalhado com informações nutricionais e até definir uma meta de quanto se deseja perder semanalmente, resultando em um cálculo que estima a quantidade de calorias que podem ser consumidas por dia sem pesar na consciência.
E apesar de estar totalmente em inglês, fazer uso dos seus serviços não é nada complicado–basta que algumas simples instruções sejam seguidas. Primeiramente, é preciso criar uma conta no site, clicando no link “Join now” localizado no topo da página. Ao fornecer as informações solicitadas, note que é importante especificar corretamente o sexo e a data de nascimento, pois esses dados serão levados em consideração sempre que for sugerida a quantidade diária de calorias que poderão ser consumidas.
Na página seguinte, clique na aba “My calorie goals” e preencha os campos que indicam a sua altura (“Height”), o seu peso atual (“Weight”) e a meta semanal desejada (as opções incluem perder, ganhar ou manter o peso). Aproveite para especificar também uma estimativa do nível de atividade física. Como os valores precisarão ser devidamente informados em libras, será preciso convertê-los. O prático e versátil conversor disponível nesse endereço pode ser usado para facilitar esse passo. Isso feito, clique no botão “Save & Calculate” para prosseguir.
O próximo passo consiste em relacionar as refeições que foram feitas ao longo do dia. Para exemplificar o método empregado para inserir essas informações, digamos que o café da manhã tenha sido composto por uma torrada e um copo de suco de laranja. Na caixa de pesquisa localizada no topo (com o texto “Type search here”), digite “Toasted bread” (sem as aspas) e clique em “Search”. Uma lista com todas as opções relacionadas com esse termo será exibida. Clique no primeiro e observe que será carregado um relatório completo com todas as suas informações nutricionais. Note que, nessa mesma página, é possível obter uma sugestão de alternativas que contenham menos calorias ou carboidratos, uma lista de alimentos que geralmente acompanham a opção escolhida e até itens similares, recurso útil para quando é preciso refinar a pesquisa. Para adicioná-lo como um dos alimentos do dia, clique no link “Today”, localizado logo abaixo do botão “I ate this!”. Para adicionar o copo de laranja, repita o procedimento, pesquisando por “Orange juice” (sem aspas).
Para retornar à tabela, clique na aba “My plate” e veja que ela foi devidamente atualizada com ambos os itens, listando também as suas respectivas quantidades de calorias, gorduras, taxa de colesterol e outros valores relevantes. Logo acima dessa tabela, está indicada quantas calorias ainda podem ser consumidas no dia para alcançar a meta estabelecida anteriormente. Antes de levar em consideração esse valor, é preciso adicionar mais um dado importante: os exercícios físicos que foram praticados.
Com centenas de atividades que incluem desde caminhadas e passeios de bicicleta, até os mais comuns afazeres domésticos, essa informação é adicionada clicando no link “Add your physical activity”. Após selecionar a opção desejada e especificar o tempo em minutos que a atividade consumiu, clique em “Save & Calculate” para atualizar a tabela e retornar à tela principal. Observe que, agora, o valor que indica a quantidade máxima de calorias foi devidamente atualizada, refletindo tudo o que foi consumido durante a prática do exercício físico. Não se esqueça de que, para o acompanhamento funcionar como esperado, é preciso entrar com essas informações todos os dias.
Outras dados interessantes também podem ser exibidas pela ferramenta. Na aba “My weight”, é possível informar as datas em que você se pesou e os seus respectivos valores para gerar um gráfico demonstrando o progresso realizado. Obter o índice de massa corporal, que é a medida adotada pela Organização Mundial de Saúde para calcular o grau de obesidade, pode ser feito na mesma aba, clicando no item “BMI chart”. Na barra de menu, ainda é possível conhecer uma lista de sugestões de atividades físicas e seus benefícios (item “Fitness”), acompanhar o progresso dos usuários que estipularam metas específicas (“Groups”), conhecer as refeições que foram registradas pelos demais membros (“Meals”) e até trocar experiências com os participantes (“Forum”). E o que não falta é assunto. ;-)
Por último, é sempre bom lembrar que com a saúde não se brinca. Toda e qualquer dieta deve ser sempre supervisionada por um médico, e a ferramenta não tem a função ou a pretensão de substituí-lo. O seu propósito é de apenas facilitar o acompanhamento dos hábitos alimentares e fornecer dicas e informações nutricionais. E, nesse quesito, “The Daily Plate” é imbatível.