TipCam: Crie tutoriais em video
Muitas vezes, com o intuito de ajudar um amigo pela rede ou divulgar uma dica em um site ou fórum de discussão, recorremos ao conhecido método de escrever um mini-tutorial com a intenção de dissecar o problema e relacionar todos os passos necessários para resolvê-lo. E embora essa prática geralmente produza bons resultados, especialmente quando o tutorial está acompanhado de ilustrações que ajudam a descrever cada uma das etapas para minimizar confusões na interpretação do texto, dependendo da complexidade do assunto, e do grau de conhecimento de quem for lê-lo, ainda haverá a possibilidade das explicações gerarem algum tipo de equívoco.
Com a disseminação do acesso via banda larga, que contribuiu para a maciça popularização dos serviços especializados em compartilhar vídeos pela rede, parte desses contratempos poderiam ser resolvidos de uma maneira mais prática, rápida e direta. Como? Através de um tutorial em vídeo que, além de demonstrar em detalhes todos os passos envolvidos no processo, ainda poderia acompanhar uma narração descritiva, com instruções e dicas suplementares para evitar que o espectador se perca no meio do caminho.
A boa notícia é que, se o tutorial abordar a utilização de um software ou tratar de dicas sobre um serviço online, sequer é preciso muita preparação ou um tipo especial de câmera. Basta utilizar os préstimos de um programa que registra todas as ações desempenhadas por você em tempo real, que usaria o seu próprio computador para demonstrar os procedimentos. E o que não falta são boas opções para isso.
Entre os mais conhecidos utilitários desenvolvidos para esse propósito, duas opções totalmente gratuitas se destacam. Uma delas é o CamStudio Open Source, que apresenta recursos interessantes como a possibilidade de suavizar os registros para evitar que os vídeos tenham uma aparência serrilhada, além da possibilidade de utilizar um compressor que não degrada a imagem (apesar de manter o arquivo com um tamanho reduzido).
A outra é o Wink, que suporta gravar os vídeos resultantes usando diversos formatos conhecidos, inclusive com a prática opção de gerar um arquivo executável que exibe a produção sem requerer a pré-instalação de softwares específicos.
Contudo, como ambas as ferramentas exigem um tempo considerável para aprender a utilizar todos os seus recursos de edição e produção, elas acabam não sendo a opção ideal para quem deseja apenas criar rapidamente um tutorial. Nesse caso, a melhor alternativa seria recorrer a uma ferramenta que fosse mais simples, desenvolvida especialmente para criar casualmente esses vídeos. E TipCam se encaixa perfeitamente nessa categoria.
Projetado para facilitar ao máximo a vida do usuário, o utilitário se sobressai das demais opções por uma série de fatores. A primeira e mais evidente é a sua interface descomplicada, que relembra o painel de um vídeo cassete e que permite iniciar e interromper uma gravação com o simples pressionamento de um botão. Outro recurso interessante, principalmente quando for necessário guiar a atenção do espectador para evitar que ele se distraia com elementos não pertencentes ao vídeo, é o Smart Panning. Ativado através de uma tecla de atalho, ele aproxima o foco para uma porção da tela, acompanhando os movimentos do cursor de maneira fluída .
Como a narração é muito importante nos tutoriais dessa categoria, a ferramenta oferece duas formas distintas de gravação: durante a captura do vídeo, em que as instruções podem ser ditadas em tempo real; ou após terminá-lo, que é particularmente útil quando um erro for cometido ou se for desejado fazer uma edição mais caprichada. O melhor de tudo é que, mesmo assim, o usuário não precisará lidar com complicados comandos de pós-produção, bastando pressionar um botão que reproduzirá o vídeo enquanto a ferramenta captura somente o áudio.
Mas as praticidades não terminam por aí. Quem quiser publicar as suas produções na internet com expressiva facilidade, pode criar uma conta gratuita no site oficial e receber 250MB de espaço. Como os vídeos geralmente são pequenos, o espaço é mais do que suficiente, e ainda é possível enviá-los de dentro do próprio utilitário ou através do navegador.
Totalmente gratuito, para obter a ferramenta é simples e não levará mais do que alguns poucos minutos. Após visitar esse endereço, clique no botão Download TipCam e, na página seguinte, no link Click here to download TipCam 1.5.
Tendo um pouco mais de 4MB, após concluir a transferência, dê um duplo-clique no arquivo de instalação e siga as instruções. Observe que, durante o processo, será solicitada uma confirmação para instalar um driver no sistema. Como esse componente é o responsável pela captura do vídeo, será preciso confirmar a sua instalação para que a ferramenta funcione corretamente. Terminada a instalação, como não será preciso reiniciar o computador, execute a ferramenta via o menu Iniciar.
Sempre que a ferramenta for executada, uma caixa de configuração será exibida. Antes de iniciar a gravação, é aconselhável definir alguns parâmetros fundamentais como a pasta em que serão gravadas as produções, o número de quadros por segundo que serão capturados, o dispositivo em que o microfone está conectado e a taxa de compressão usada para o vídeo. Se a performance do sistema for demasiadamente degradado durante uma captura, na aba “Advanced”, desative a opção “High quality scaling”. Não deixe também de conhecer e atribuir as teclas de atalho que estão relacionadas na aba “Environment”, pois esse é um recurso valioso para capturar as suas produções com maior agilidade.
Uma verdadeira mão-na-roda para produzir vídeos que explicam em detalhes procedimentos que poderiam ser complicados usando apenas texto, TipCam oferece uma solução elegante e fácil de usar para criar e compartilhar as suas produções pela rede. E se quiser aprender algumas técnicas adicionais sobre como criar screencasts com aparência profissional, e conhecer aplicações criativas da ferramenta, não deixe de visitar a galeria de tutoriais que está disponível nesse endereço.