Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfight 2: Finalmente chegou para os PC's

Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfight 2: Finalmente chegou para os PC's

Lançado com exclusividade para o Xbox 360 em março desse ano, o simulador de combate tático Tom Clancy’s Ghost Recon Advanced Warfight 2 gerou um certo ressentimento nos jogadores fanáticos pelo gênero adeptos às demais plataformas. Sucessor do aclamado título que tinha como desafio central comandar um esquadrão de elite na complicada missão de combater uma fictícia guerra civil em território mexicano, deixar de lado os usuários dos PCs, plataforma onde o game foi notoriamente popular, não parecia ser a melhor das estratégias, mesmo levando em consideração o fato de promover o console da Microsoft com um título que fosse, a princípio, exclusivo.

O anúncio de que uma versão para os PCs estava sendo finalmente produzida também não chegou a acalmar os ânimos dos mais fervorosos defensores do gênero. E a preocupação não era em vão. Como nem sempre os jogos produzidos originalmente para os os vídeo-games resultam em bons títulos quando são simplesmente convertidos para os computadores, em especial os simuladores de guerra que podem usufruir de inúmeras vantagens como um esquema mais sofisticado para os controles devido ao uso simultâneo do teclado e do mouse (ao invés de um gamepad), muitas especulações foram levantadas nesses últimos meses sobre qual seria o futuro da franquia.

Com o lançamento oficial do jogo, marcado para amanhã, e as suas duas versões de demonstração, que estão prontamente disponíveis, o esforço da Ubisoft de adaptar o título para a nova plataforma não só é louvável, como resultou em uma edição praticamente renovada quando comparada com a versão para o Xbox. Parte desse mérito, no entanto, se deve também à contribuição da Grin, desenvolvedora responsável pela primeira edição e que trabalhou ativamente nessa conversão.

Mesma história, mas com novos e empolgantes elementos

Mantendo o mesmo enredo da versão para o Xbox, o jogador, assumindo novamente o papel do capitão Scott Mitchell, permanece à frente do esquadrão norte-americano conhecido como “Ghosts”. Com o nobre dever de neutralizar a milícia mexicana que vem atuando desde a edição passada, e que agora tem em seu poder uma perigosa arma nuclear e ambiciosos planos de invadir os EUA, para obter êxito será preciso colocar em prática estratégias eficazes de combate, instruindo o seu numeroso exército a usar, com extrema competência, as mais avançadas tecnologias. E embora elas sejam de extrema utilidade, como o prático sistema “Cross-Com 2.0” que interliga todos os membros da equipe, a tarefa não será nada fácil, principalmente porque só há 72 horas para eliminar tamanha ameaça.

Nessa primeira etapa, a diferença que mais chama a atenção entre as duas plataformas é a mudança de perspectiva. Sem poder fazer uso do mouse, no Xbox toda a ação se passava no modo terceira pessoa, tendo o personagem principal constantemente visível na tela. Como essa limitação não está presente no PC, a visão em primeira pessoa retorna à sua glória, contribuindo positivamente para que os cenários sejam explorados com total liberdade e proporcionando um nível incrivelmente maior de imersão durante todas as ciclos das batalhas.

Novo mapa e a escolha de armamentos privilegiam aplicação de táticas mais avançadas

Outra vantagem trazida pelo uso do mouse é a implementação de um mapa tático turbinado. Elemento de crucial importância que facilita planejar com máxima eficiência os futuros ataques, agora é possível destacar individualmente os soldados para desempenhar ações específicas em regiões remotas do território. No Xbox, apenas agrupamentos inteiros poderiam receber as designações, impedindo que planejamentos mais elaborados fossem organizados levando em consideração as particularidades de um conflito.

A capacidade de especificar minuciosamente os armamentos que serão empregados pela sua equipe antes do início de uma missão é outra agradável mudança. Como durante as batalhas é possível assumir o controle de até três membros da sua equipe, selecionar quais serão os seus equipamentos não apenas maximiza a influência do jogador no rumo da batalhas, como favorece a aplicação de diversas técnicas de ataque. Sem contar que é um excelente convite para retornar ao jogo mesmo após concluí-lo, para testar novas táticas que podem ser úteis durante as competitivas batalhas em rede.

Algumas missões agora são desempenhadas em território norte-americano

Em relação ao visual, é inevitável contrastar os dois sistemas. Enquanto que no Xbox 360 os cenários dão a impressão de serem bem mais vastos e abertos, no PC eles não chegam a decepcionar quando comparados com os atuais jogos do gênero. E, ao contrário da edição anterior, que apresentava frequentes engasgos mesmo quando executado em computadores topo-de-linha, o atual mecanismo gráfico tem uma performance mais aceitável em computadores nem tão poderosos. Uma placa de vídeo dedicada, no entanto, continua sendo um elemento determinante para obter um melhor desempenho.

Ambientado na fronteira do México com os EUA, as missões são desempenhadas em locações de ambos os países, incluindo desertos, montanhas, pequenos vilarejos, centros urbanos e até em uma usina hidrelétrica. Efeitos visuais, como a variação do clima e as cinematográficas explosões, são realísticos, e as sequências de animação, assim como as vozes dos personagens, são basicamente as mesmas da versão para o Xbox 360.

Teste gratuitamente o jogo

Mantendo o mesmo grau de desafio que marcou a primeira edição, e finalmente chegando para os PCs, GRAW2 proporciona todos os elementos para entreter os fãs do estilo. Duas versões de demonstração já estão disponíveis: a primeira, que oferece uma missão singleplayer e pode ser transferida nesse endereço, tem pesadíssimos 1.77GB. A que oferece um mapa para ser jogado em rede, disponível aqui, tem 1.02GB.

Para ambas as versões, os requisitos mínimos são os mesmos da versão integral, exigindo que o sistema esteja equipado com um processador Pentium 4 de 2Ghz ou equivalente, 1GB de RAM, placa de vídeo com 128MB compatível com o DirectX 9.0c e com suporte a PixelShader 2.0, e 5GB de espaço livre no HD. Maiores detalhes, como trailers, guias estratégicos, dicas e outras informações sobre a série podem ser encontrados no site oficial.