Transforme o PC em um Versátil Instrumento Musical

Transforme o PC em um Versátil Instrumento Musical

Que os computadores são ferramentas versáteis, não há a menor dúvida. Dependendo apenas da variedade dos softwares instalados, é possível fazer com que eles desempenhem os mais diversos tipos de funções, inclusive algumas nem tão óbvias assim. Uma delas é a de transformar o PC em um sofisticado centro de produção musical, fazendo uso dos seus recursos multimídia para reproduzir, com expressivo grau de fidelidade, sons dos mais diversos tipos de instrumentos musicais.

Programas desenvolvidos para produzir músicas no computador, no entanto, não são nenhuma novidade, e podem ser encontrados com expressiva abundância na internet. Com opções que variam desde os mais simples, indicados para o aprendizado musical de crianças, até os complexos sequenciadores, repletos de recursos avançados e que geralmente custam uma pequena fortuna, é possível encontrar praticamente de tudo, para todos os gostos.

Uma dessas ferramentas é o “Cantabile”, produzido pela TopTen Software e que, além de ser totalmente gratuito e fácil de ser operado, transforma o PC em um flexível e totalmente funcional instrumento musical, onde o simples pressionamento de suas teclas produzem, em tempo real, sons realísticos de pianos de cauda, dos populares sintetizadores da década de 70 e muitos outros. E como ele possui um mecanismo de áudio extremamente otimizado, permitindo o seu uso até em computadores mais modestos, e oferece uma boa quantidade de recursos, como a gravação e reprodução de músicas no formato MIDI, pode ser considerado como uma ótima pedida para quem deseja se distrair criando algumas composições no computador ou quiser aprender a tocar piano sem precisar investir em um instrumento real.

E embora a sua interface tenha sido projetada para ser operada com facilidade, a ferramenta ainda pode apresentar algumas dificuldades para quem nunca utilizou um software do gênero. Para evitar contra-tempos, basta seguir as seguintes dicas para colocá-lo rapidamente em operação.

Após visitar esse endereço, clique no link “Cantabile11Setup.exe”, exibido no topo da página, para iniciar a transferência. Dê um duplo clique no arquivo recém-transferido para iniciar o processo de instalação e siga as instruções fornecidas. Assim que a instalação estiver concluída, execute o programa.

Observe que a sua tela principal está dividida em 6 seções, cada uma representando um recurso e que podem ser exibidas ou ocultadas, respectivamente, através dos símbolos [+] e [-]. Na parte inferior, há uma reprodução das teclas de um piano virtual, que podem ser tocadas tanto com o mouse, quanto com o teclado. Porém, antes de produzir algum som, será necessário configurar a ferramenta. Para isso, clique em “Tools”/“Options”, ative a aba “Audio Driver” e selecione a placa de som que servirá para reproduzir todo o áudio gerado pela ferramenta. Como a maioria dos computadores pessoais somente possui uma única placa de som, selecione-a na seção “Driver”.

Antes de fechar a caixa de diálogo, acesse a aba “MIDI” e ative pelo menos uma das opções presentes na seção “MIDI Output Devices”. Se possuir a última versão do “DirectX” instalado, dê preferência para a opção “Sint. softw.tab. sons wave MS G” (ou similar, dependendo da versão do seu sistema), que oferece uma melhor qualidade de som para os instrumentos.

Clique em “OK” para voltar à tela principal e, em seguida, em uma das teclas do piano virtual. Por default, o som produzido será o de um piano acústico, mas é possível escolher qualquer um dos 128 instrumentos, oferecidos pelo padrão “General MIDI”, clicando no botão intitulado “No Program Selected”, disponível logo acima do teclado virtual, e selecionando uma das categorias/instrumentos.

Para tocar usando o teclado do computador, foi adotado um esquema parecido com as teclas do piano, onde “Z” representa a nota Dó, “S” a nota Dó#, “X” a Ré, e assim sucessivamente. Na parte superior do teclado, começando pela tecla “W”, o esquema se repete, mas uma oitava acima. Para tocar acordes, como por exemplo Dó Maior, pressione simultaneamente as teclas que o compõem, como “W”, “R” e “Y”. A definição da oitava padrão, usada pela parte inferior do teclado, é feita através do intervalo de teclas F1-F9.

Contudo, o aspecto mais interessante da ferramenta é o seu suporte para plugins que sigam o padrão “VSTi”, abrindo um leque quase ilimitado na variedade de instrumentos virtuais de altíssima qualidade que podem ser utilizados. Por exemplo, para obter um som mais apurado e próximo de um piano acústico real, 4Front Piano Module é uma ótima e gratuita alternativa. E para utilizá-lo, é simples: após transferí-lo, descompacte-o em uma pasta à sua escolha e carregue-o no programa, operação feita clicando no botão “Click here to load VST” / “File” / “Load Plugin”.

Se preferir o som sofisticado de um poderoso sintetizador, que ofereça uma grande variedade de timbres pré-definidos e que simulam, com elevado grau de fidelidade, os mesmos efeitos aplicados por bandas como Van Halen, Europe e JM Jarre, entre outros, o igualmente gratuito SuperWaveP8 é uma excelente opção. Note, no entanto, que para selecionar um timbre específico, será preciso clicar no menu localizado à esquerda do botão “Edit”, que por sua vez tem a função de permitir que as opções relativas aos efeitos do instrumento sejam minuciosamente personalizados.

Outros tantos instrumentos podem ser transferidos gratuitamente em sites como KVR Audio e Gersic. E para quem gostaria de aprender a tocar piano ou conhecer algumas das melhores técnicas para compor músicas nesse fantástico instrumento, os sites 8 Notes e PianoTricks.com podem ser um ótimo começo.