Trials 2 SE: Manobras Radicais
Bastante popular no Reino Unido e na Espanha, mas praticado com igual entusiasmo nos demais países, o esporte radical conhecido como Motorcycle Observed Trials está longe de ser indicado para atletas que se preocupam com a sua integridade física. Usando motocicletas especiais, projetadas para serem mais leves e com um sistema de suspensão desenhado para uma melhor absorção de impactos, o objetivo dessa modalidade não é conseguir chegar em menos tempo na linha de chegada. Para vencer, é preciso atravessar todo o percurso sem tocar o pé no chão ou, em algumas competições mais tradicionais, não deixar de acelerar em nenhum momento. A real dificuldade, no entanto, está no formato dos percursos, abarrotados de perigosos obstáculos e rampas vertiginosas, exigindo do piloto perícia e agilidade para superá-los sem ocasionar um grave acidente ou lesão.
Apesar de todos esses riscos, esse esporte não deixa de atrair a atenção de destemidos entusiastas interessados em reproduzir algumas das mirabolantes acrobacias realizadas pelos profissionais. O problema está em encontrar coragem. Nesse caso, a melhor saída seria se divertir nos simuladores que tentam recriar, com um satisfatório grau de sucesso, alguns dos desafios proporcionados por essas perturbadoras pistas. E o que não faltam são boas opções.
Uma das primeiras a explorar com êxito esse universo, a série Trials, produzida pela RedLynx a partir de 2003, rapidamente virou uma grande febre na internet. Com um sistema descomplicado para controlar a moto e a possibilidade de executá-lo diretamente na janela do navegador (teste-o aqui), o seu maior atrativo era a experiência que o piloto tinha que adquirir para vencer os estágios mais avançados. Episódios extras, que aumentavam ainda mais o grau de dificuldade e a variedade de objetos presentes em cena, foram lançados posteriormente e contribuíram para manter aceso o interesse do público.
Contudo, com o passar dos anos, era inevitável que o jogo começasse a demonstrar sinais da idade, deixando de ser tão atraente devido aos gráficos simples e bidimensionais. Ciente disso, e na tentativa de trazer a série novamente para os holofotes, a RedLynx iniciou a produção de mais uma continuação, dessa vez caprichando em cenários tridimensionais para rivalizar com os jogos de última geração e apostando na participação online dos jogadores para incentivar acirrados campeonatos na rede. Em janeiro desse ano, o primeiro esforço nesse sentido foi lançado: Trials 2.
Com praticamente nenhuma divulgação, e sequer com uma versão gratuita de avaliação, o título conquistou uma numerosa legião de fãs que começaram a publicar algumas das suas espetaculares manobras no YouTube. Ainda com uma tímida oferta de pistas, e necessitando de alguns ajustes para torná-lo mais amigável em configurações menos potentes, a empresa percebeu que ainda havia um grande interesse por parte do público e arregaçou as mangas para aperfeiçoá-lo ainda mais. O resultado é o recém-lançado Trials 2 Second Edition.
As mudanças não foram poucas. Além de oferecer 22 novas pistas (totalizando 39), foram incluídas três novas modalidades de ação. Em Wheelie, o desafio consiste em percorrer a maior distância possível empinando a motocicleta sem cair. Fazer o maior número de loops aéreos é a proposta do modo Flip, que leva em consideração a destreza e a audácia dos movimentos para bonificar o piloto. Por último, há o Dynamic, um empolgante teste de habilidade em que os percursos foram estrategicamente projetados para que o piloto use a astúcia e o domínio em manipular a moto para superar os obstáculos inteligentes. Tudo isso, em conjunto com o modo tradicional e os práticos tutoriais, são garantia absoluta de entretenimento de qualidade.
Mas não é só isso. Para prolongar a vida útil do game, foi implementado um sistema de conquistas que certamente manterá o interesse do jogador mesmo após dominar todas as pistas. Englobando 25 tipos diferentes de tarefas, há desafios para todos os gostos, como realizar um salto de mais de 40 metros de altura, percorrer por mais de 140 metros com a moto empinada e não soltar o acelerados em nenhum momento, entre outros.
A integração com a rede também é um aspecto interessante. Além da possibilidade de contrastar as performances com a de outros jogadores (que podem ser assistidos ou confrontados no modo ghost), é possível fazer parte de um ranking global de pontuação, formar ou integrar equipes, compartilhar replays, trocar dicas com os outros participantes através do chat e muito mais.
Outro elemento que se destaca é a produção visual. Os cenários, ricamente detalhados, dão a impressão de estarmos realmente em um galpão de provas. Os objetos, muito bem modelados, se movimentam realisticamente com os impactos produzidos pela moto e demais objetos. Efeitos visuais caprichados, como fumaças, explosões pirotécnicas e reflexões em superfícies metálicas, assim como a variedade de câmeras que podem ser definidas (incluindo a alucinante perspectiva do piloto) igualmente contribuem para tornar a experiência do jogador ainda mais autêntica.
Mas o melhor de tudo é que, agora, é possível testar gratuitamente o jogo –e não uma rústica adaptação produzida em Flash. Para obtê-lo, visite esse endereço, selecione um dos servidores e aguarde a transferência do arquivo de instalação. Com pouco mais de 121MB, após instalá-lo, clique no botão Evaluate demo na tela principal para iniciá-lo. Todos os tutoriais e seis pistas estão incluídos.
Mesmo quem não ache atraente jogos envolvendo motocicletas, esse é diferente. Servindo mais como um teste de habilidade, ele exige do jogador um raciocínio veloz e uma ótima coordenação motora para evitar possíveis acidentes durante os percursos.
Compatível com o Windows XP e Vista, para rodá-lo será preciso estar equipado com um processador de 1.5GHz, 256MB de memória RAM, uma placa de vídeo com 128MB de memória (chipsets NVIDIA GeForce FX 5600, ATI Radeon 9500 ou Intel GMA 950 são os mínimos exigidos), 220MB de espaço no HD e uma conexão com a internet.
Pratique online
Durante a transferência do jogo, que tal ensaiar algumas manobras em um jogo online que explora o mesmo conceito? Em TG Motocross 3, o desafio está em percorrer pelas perigosas montanhas da Austrália.
Gratuito e produzido em Flash, teste-o nesse endereço.
É bem mais difícil do que parece!