Turbinando a Área de Trabalho com Desktop Widgets

Turbinando a Área de Trabalho com Desktop Widgets

Muito mais do que meros penduricalhos para enfeitar a área de trabalho, os “Desktop Widgets”, ou “Gadgets”, podem desempenhar um papel importante para todos que trabalham por horas a fio em frente ao computador. Atráves desses pequenos utilitários, que geralmente apresentam interfaces discretas e que se misturam aos demais aplicativos pelo uso de janelas semi-transparentes, é possível obter, de forma rápida e simples, os mais diversos tipos de informações, como as últimas notícias pescadas dos jornais eletrônicos, a previsão do tempo, conferir se há novas mensagens no correio eletrônico e até obter imagens em tempo real das câmeras que monitoram o trânsito das principais cidades, entre outros.

São tantos os benefícios oferecidos por essas pequenas ferramentas que até o “Windows Vista”, próxima versão do sistema operacional da Microsoft, irá incorporá-las nativamente na sua interface gráfica. Porém, como esse conceito não é novo, e tampouco exclusivo para os PCs, não é necessário aguardar o lançamento do sucessor do Windows XP para usufruir de todas essas facilidades. Várias ótimas alternativas estão disponíveis para o uso imediato, como o Samurize, o [Desktop SideBar](http://www.desktopsidebar.com, o Google Desktop e o Yahoo! Widget Engine.

Esse último, além de ser um dos mais populares pela simplicidade de uso e pela beleza de sua interface, também é famoso pela grande oferta de utilitários desenvolvidos por terceiros e que são oferecidos gratuitamente em uma das comunidades mais atuantes da internet. Conhecido anteriormente como “Konfabulator”, nome usado até ser adquirido no ano passado pela Yahoo!, a ferramenta, distribuída gratuitamente, se destaca também pelas atualizações freqüentes, que procuram não apenas atender às exigências dos usuários, como também favorecem a criação de “Widgets” cada vez mais sofisticados.

E para instalá-lo, não poderia ser mais simples: após visitar esse endereço, clique no botão “Download for Windows” para iniciar a transferência. Uma versão para Mac também está disponível, que pode servir como uma ótima alternativa para os usuários descontentes com o “Dashboard” ou que desejam aumentar ainda mais o seu leque de opções. Assim que o download for concluído, dê um duplo-clique no arquivo de instalação e siga as instruções fornecidas, observando que não é necessário instalar nenhum dos extras, como o “Yahoo! Toolbar” e “Yahoo! Central”, para rodar o programa. Se possível, desmarque essas opções.

Uma tela de boas-vindas será exibida em seguida, apontando algumas das principais características do programa. Nesse ponto, o mais importante é entender como manipular os atributos de visibilidade de cada um dos “Widgets”, que, por default, somem por trás das janelas assim que um outro aplicativo ganhar o foco. Embora esse comportamento possa ser o desejado para a maioria deles, é interessante ter alguns sempre visíveis, como relógios e monitores de status, entre outros. Para alterar esse atributo, clique com o botão direito do mouse sobre o “Widget” desejado (se ele não estiver visível, aperte a tecla “F8” para trazer todos à tona), ative a opção “Preferências do Widget” e, na aba “Janela”, selecione a opção “Superior”, presente na categoria “Níveis da Janela”. O controle do nível de transparência e a configuração de outros parâmetros relacionados ao “Widget” também são feitos nessa janela, de modo que é recomendável examinar todos os seus atributos e opções.

Os 20 “Widgets” instalados juntamente com o aplicativo são bastante interessantes, embora desempenhem apenas funções básicas. Para usufruir de todas as capacidades oferecidas pela ferramenta, a melhor opção é navegar pelos quase 3.000 utilitários, prontos para usar e igualmente gratuitos, que estão catalogados na comunidade. Divididos em várias categorias específicas, outra grande vantagem é que cada uma das ferramentas apresenta uma avaliação feita pelos usuários, que inclui comentários gerais sobre a sua utilização e que podem auxiliar na escolha das melhores opções, principalmente quando houver dezenas de “Widgets” com funções similares.

No entanto, destacar alguns deles não é uma tarefa fácil, principalmente porque a escolha depende do gosto pessoal de cada um. Porém, há algumas ferramentas tão úteis que não poderiam faltar na sua coleção. Uma delas é o “Symantec Internet Threat Meter”, que exibe informações atualizadas das mais recentes ameaças que se espalham pela rede e sugere dicas sobre como evitá-las. “NetStat 2.0”, que monitora, em tempo real, o volume de dados trafegados pela conexão à internet, também merece menção, assim como “JC Sticky Deluxe”, que permite que pequenas notas e lembretes sejam armazenados facilmente na área de trabalho, e “GMail Monitor”, que notifica se há novas mensagems em uma conta do Gmail.

Contudo, por mais tentador que seja ter um grande número dessas ferramentas à disposição, é importante escolher com cautela as que serão instaladas definitivamente. Como cada uma consome uma parte de memória RAM, ter muitas ferramentas operando simultaneamente poderá reduzir consideravelmente a performance geral do sistema, principalmente em máquinas equipadas com menos de 512MB de RAM.