UEFA Champions League 2006-2007: Conquiste a cobiçada Tríplice-Coroa

UEFA Champions League 2006-2007: Conquiste a cobiçada Tríplice-Coroa

Com o lançamento de UEFA Champions League 2006-2007, os fanáticos pelo futebol-arte que não resistem em calçar as chuteiras virtuais para travar acirradas competições têm mais um bom motivo para colocarem em prática as suas habilidades em fazer firulas com a bola usando o teclado ou o joystick. E ao contrário das populares e bem-sucedidas franquias FIFA e Winning Eleven, ambas com uma abordagem mais ampla por incluírem competições envolvendo as seleções principais e os times regionais de cada país, o mais recente título esportivo da Electronic Arts destaca-se por se concentrar na atual temporada do emocionante e prestigiado campeonato europeu.

Tendo um elenco composto por jogadores estrelares (muitos deles, brasileiros) e times com orçamentos milionários, o jogo se divide basicamente em 5 modalidades. A principal e mais atraente é a batalha pela conquista da Tríplice Coroa (“The Treble”), árdua tarefa que envolve vencer as três principais competições européias em uma mesma temporada. Sonho de praticamente todo treinador, conquistar o prestigioso título não será nada fácil, mesmo porque o êxito na missão não depende apenas dos dribles desconcertantes desempenhados dentro das quatro linhas.

Será preciso assumir também, com alguma desenvoltura e muito talento, o papel de dirigente-treinador, cumprindo os mais de 400 objetivos paralelos que são bastante conhecidos por quem segue de perto os percalços do universo futebolístico, incluindo saber como lidar com os desfalques de craques convocados na última hora para compor a seleção principal, as contusões ocorridas durante as partidas e até a instabilidade gerada no time devido às brigas internas.

As demais modalidades também têm o seu valor, sendo ótimas para quem deseja –ou precisa— treinar antes de se arriscar no modo principal. Em Champions League Tournament, o jogador tem total liberdade para definir a escalação da equipe, negociar jogadores e bolar esquemas táticos. Recriando alguns dos momentos históricos mais marcantes da história do futebol europeu, Ultimate Challenge proporciona desafios complexos divididos em propósitos primários e secundários, exigindo toda a habilidade do jogador para manter ou reverter o placar, entre outras tarefas inusitadas. Os modos Amistoso e Treinamento são auto-explicativos, e, exclusivamente para o Xbox 360, há ainda o curioso Ultimate Team, um engenhoso sistema de figurinhas virtuais colecionáveis que dão acesso à uma série de extras, como facilidades para contratar jogadores, escolher livremente os estádios das partidas subseqüentes, compor uma comissão técnica arrasadora e outros tantos benefícios, sendo que essas mesmas figurinhas podem ser trocadas livremente entre os jogadores que participarem do Xbox Live.

Por empregar o mesmo mecanismo do FIFA 2007, o jogo não chega a apresentar melhorias significativas em matéria de gráficos. Mas nem por isso deixou de incorporar alguns oportunos avanços, como um excelente trabalho para recriar o clima competitivo presente no estádios e a sonorização carregada de emoção emanada pelos milhares de torcedores durante os momentos mais decisivos do campeonato. Os locais onde são realizadas as partidas também estão impecavelmente detalhados, e as variações climáticas nem sempre favoráveis durante as partidas, como neve, frio intenso (é possível ver a respiração condensada dos jogadores) e tempestades conferem ao título um impressionante nível de realismo.

Reproduzir as habilidades individuais de cada jogador é outro aspecto positivo, e ter conhecimento delas é de suma importância para não perder facilmente as partidas. Por exemplo, se o seu time estiver jogando contra o Barcelona, é bom colocar um marcador permanentemente em cima do Ronaldinho Gaúcho, que não perdoa nos chutes de fora de área (o mesmo vale para o outro Ronaldo, atualmente no Milan).

Se o time adversário tiver um goleiro sofrível, lançar a bola para o Adriano quando ele estiver próximo da área pode resultar em gols fáceis, devido aos seus rápidos e poderosos chutes. E se o meio-campo estiver desarticulado, escalar o Kaká pode fazer toda a diferença, pois ele é um dos mais talentosos armadores presentes no jogo. Definir as variáveis como mentalidade do time, esquema de ataque e de defesa também não devem ser ignorados, por alterararem dinamicamente a movimentação de todo o grupo em tempo real.

E embora o título acompanhe uma tabela atualizada dos jogadores e suas respectivas equipes, assim como um sistema refinado de inteligência artificial que não compromete a emoção das partidas, há alguns pequenos deslizes que, felizmente, podem ser contornados. A troca automática do atleta sendo atualmente controlado é uma delas, resultando na quebra da estratégia defensiva e confundindo o jogador no meio de campo, sendo recomendável diminuir a sua frequência no menu My UEFA CL/Controls/Player Auto Switching. A atuação pífia dos goleiros representa um outro risco, e para não levar uma goleada, é aconselhável assumir rapidamente as ações do goleiro assim que algum adversário estiver se aproximando da grande área.

Com versões para PC, Xbox 360, Playstation 2, PSP e telefones móveis, o game não decepciona, mesmo sendo especializado exclusivamente no campeonato europeu. A chance de poder jogar com os craques brasileiros que atuam no exterior, ou tê-los como adversários habilidosos, é um atrativo a mais, assim como participar integralmente de uma campanha em busca do cobiçado título de detentor da Tríplice Coroa, que é um apelo praticamente irresistível a todos os apaixonados pelo mundo da bola.

Requisitos

Compatível com o Windows XP SP2/Vista/2000 SP4, será preciso ter sistema com, no mínimo, um processador de 1.3GHz, 256MB de RAM (512MB para o Vista), 1.5GB de espaço livre no disco rígido, placa de vídeo compatível com o DirectX 9.0c e equipada com 64MB de RAM, um drive de DVD-ROM de 8X e conexão de 512Kbps para participar das partidas em rede. Maiores detalhes, dicas e truques estratégicos podem ser conferidos nesse endereço