Chop Sushi! Bizarro, mas muito divertido

Chop Sushi! Bizarro, mas muito divertido

Todos que acompanham periodicamente a oferta de novos jogos para os smartphones certamente já perceberam que é praticamente impossível conhecer todos esses empolgantes lançamentos. Seja por falta de tempo para se dedicar a cada um deles, ou o receio de estourar o orçamento adquirindo todos esses divertidos passatempos, muitas vezes algumas pérolas acabam recebendo menos atenção do que deveria, caindo no esquecimento devido à constante avalanche de novos lançamentos. A boa notícia é que essas mesmas pérolas continuam presentes nas lojas virtuais. Basta procurá-las.

Recentemente, buscando por um jogo casual que fosse inspirado no popular gênero “match-3”, mas que oferecesse um desafio mais envolvente do que simplesmente combinar as peças de um mesmo tipo para removê-las do tabuleiro, acabei me deparando com um curioso título: Chop Sushi!. Apesar de ter sido lançado há algum tempo, e atualmente estar disponível para as plataformas iOS e Android, encontrá-lo foi uma grata surpresa devido à sua instigante jogabilidade e pela estranha galeria de personagens que tornam a campanha principal ainda mais interessante.

Usando como inspiração a mecânica popularizada por clássicos como Bejeweled, Chop Sushi! traz algumas mudanças que o tornam desafiador até para o mais expert no gênero. Apresentando uma variedade de peças da tradicional culinária japonesa, ao invés de escolher uma iguaria e trocar de lugar com uma peça adjacente para criar um combo, o jogador deverá lançar essa mesma peça para uma das extremidades do tabuleiro (sempre na mesma linha ou coluna). O espaço vazio será preenchido pelo deslocamento das demais peças, e a jogada deve formar combinações de três ou mais peças para ser considerada válida. E embora essa abordagem possa parecer um pouco complicada no início, ela abre um leque de novas estratégias, que precisam ser dominadas na medida em que o jogador avança para conseguir derrotar os inimigos.

Outro aspecto interessante é que, ao invés de ser uma experiência meramente solitária, o jogador percorrerá por um estranho universo habitado pelas mais bizarras criaturas – que, atordoadas pelos seus próprios demônios, pedem a sua ajuda para espantar essas assombrações.

Usando o tábua de sushis como campo de batalhas em emocionantes duelos realizados em turnos, tanto a convincente inteligência artificial dos adversários, quanto aos hilariantes diálogos travados antes e depois de cada um dos 40 embates, são capazes de proporcionar horas de entretenimento para os apreciadores do gênero.

Portanto, mesmo com a abundante oferta de novos títulos a cada semana, não deixe de garimpar o acervo das lojas virtuais em busca de jogos que façam parte do seu gênero predileto. É possível que você irá se surpreender encontrando uma ou outra pérola esquecida pelo tempo.