Corona SDK: desenvolvimento de jogos para todos!

Corona SDK: desenvolvimento de jogos para todos!

Todo desenvolvedor independente que planeja se aventurar em novas plataformas sabe que o investimento inicial em equipamentos, software, cursos e livros pode alcançar cifras elevadas. Se optar por incluir na conta ferramentas de desenvolvimento profissionais, dedicadas a trazer facilidades como bibliotecas otimizadas para a criação de games, o investimento pode ficar ainda mais proibitivo, mesmo que versões gratuitas dessas ferramentas sejam oferecidas. Afinal, como geralmente não são permitidos que os projetos desenvolvidos nessa modalidade sejam postos à venda nas lojas virtuais sem que uma licença apropriada seja adquirida, a falta de garantia de retorno pode acabar afastando de vez os desenvolvedores que não querem, ou não podem, arcar com o prejuízo.

A boa notícia é que, para dar uma força a esta parcela da comunidade, a Corona Labs, responsável por um dos mais tradicionais kits de desenvolvimento de jogos casuais em 2D para o iOS e o Android, passou a oferecer uma modalidade totalmente gratuita que permite que os projetos sejam vendidos na Apple Store e/ou no Google Play. E sem a necessidade de atrelar no seu aplicativo uma tela inicial com a propaganda da ferramenta, nem pagar por uma participação pelas vendas e outras pegadinhas igualmente incômodas.

Suportando tecnologias que são padrão da indústria, como OpenGL para os gráficos, OpenAL para o áudio, e Box2D para a simulação física (a mesma usada por clássicos como Angry Birds e Crayon Physics, entre outros), e proporcionando uma integração com serviços como GameCenter, Facebook e iAds (sim, mesmo na modalidade gratuita, é possível exibir banners para gerar uma receita extra), um dos maiores trunfos da ferramenta é o uso da linguagem de programação Lua. Desenvolvida na PUC-Rio, e bastante conceituada entre os desenvolvedores de jogos do mundo inteiro, a linguagem alia simplicidade com recursos avançados, tornando o Corona SDK um ambiente ideal para quem está aprendendo a programar jogos ou precisa criar protótipos para múltiplas plataformas sem ter que dominar linguagens como Java (Android) e Objective-C (iOS).

Só para se ter uma ideia da simplicidade e flexibilidade da ferramenta, muitos dos exemplos que acompanham o pacote são projetos funcionais que raramente ultrapassam as 100 linhas de código. Realmente impressionante, e que nem é tão difícil de aprender. No site oficial, além da documentação completa da API, é possível encontrar guias, tutoriais e até video-aulas que cobrem todos os níveis de experiência. A grande maioria, no entanto, está em inglês.

Gratuito, capaz de produzir projetos para Android e iOS usando uma única linguagem, e suportando as plataformas Windows e OS X (esse último sendo requerido para criar aplicativos para o iOS), Corona SDK Starter pode ser a solução ideal para quem sempre desejou criar jogos para os dispositivos móveis e não sabia por onde começar. Se for o seu caso, não deixe de conhecê-lo!