Cross-Play: não deixe que seu jogo fique preso em uma única plataforma
Ninguém mais duvida que os smartphones se tornaram uma real ameaça para os consoles portáteis tradicionais. Um pouco de concorrência pela preferência dos jogadores mais dedicados, no entanto, não deixa de ser uma prática saudável, e gigantes como a Sony não tem dormido no ponto para manter o seu espaço no mercado de entretenimento móvel.
Investindo cada vez mais para integrar o PS3 (e, em um futuro próximo, o PS4) com o seu console portátil PS Vita, uma das iniciativas mais promissoras tem o curioso nome de Cross-Play. Mas que representa a realização do sonho de todo jogador que não consegue deixar de lado os seus games favoritos.
O conceito é interessante. Imagine que durante uma partida no PS3, com um título compatível com a tecnologia, o jogador precise sair para um compromisso. Ao invés de somente retornar à aventura quanto estiver novamente em casa, ele pode salvar o seu progresso na nuvem e, no PS Vita, carregar este mesmo progresso, continuando o jogo exatamente do ponto em que parou. Antes de finalizar a partida no portátil, o progresso seria novamente salvo na nuvem, podendo ser recuperado no PS3 para continuar a aventura. Isso, agora, é uma realidade.
Um bom exemplo de como essa integração entre diferentes plataformas funciona pode ser observado com o recém-lançado jogo Sly Cooper: Thieves in Time. Série que fez bastante sucesso no PS2, e que finalmente estreou nos consoles da atual geração com uma história inédita, o título, que conta com uma produção caprichosamente dublada em português, proporciona uma experiência idêntica entre os dois sistemas.
Levando o jogador a desempenhar uma série de missões enquanto explora os cenários e coleta itens, praticamente não há diferenças em termos visuais e de jogabilidade. E desde que o progresso seja salvo na nuvem em ambos os sistemas, o jogador sempre estará em sincronia. Ah, e ao adquirir o jogo para o PS3, a versão para o PS Vita é gratuito.
Os benefícios dessa integração, no entanto, não terminam por aí.
Como um dos atrativos do jogo consiste na coleta de itens ocultos espalhados pelos cenários, mesmo durante as partidas no PS3, o PS Vita pode ter funcionalidade. Usando a câmera presente no aparelho, é possível tirar fotos da televisão enquanto o jogo estiver rodando para revelar a localização aproximada desses itens. Divertidíssimo, e um recurso irresistível para os jogadores que não sossegam até encontrar todos os itens e extras.
Mesmo com uma oferta ainda tímida de opções, mas que inclui títulos importantes como All-Stars Battle Royale, wipEout 2048 e StarDrone Extreme, entre outros, a tecnologia Cross-Play deixa claro os esforços da Sony de manter o seu console portátil relevante diante de tamanha concorrência com os smartphones.
E quem sai ganhando com essa disputa? Os jogadores, que podem contar com mais uma tecnologia móvel capaz de proporcionar uma experiência bastante próxima aos consoles de mesa.