GameSalad: criar jogos para dispositivos móveis também pode ser muito divertido

GameSalad: criar jogos para dispositivos móveis também pode ser muito divertido

Ferramenta facilita dar os primeiros passos no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis

Todos os apaixonados por games certamente já tiveram uma boa ideia que poderia resultar em um jogo interessante. Concretizar esta ideia, no entanto, nem sempre é fácil, em parte devido à necessidade de possuir um profundo conhecimento em programação e design. Mas isso não significa que é impossível realizar este sonho sem dominar essas áreas. Quem quiser dar os primeiros passos no fascinante mundo do desenvolvimento de games ainda pode dar assas à sua imaginação, usando ferramentas especializadas que não exigem escrever uma linha de código sequer. E que são capazes de produzir passatempos casuais em 2D de forma divertida e em tempo recorde.

Uma dessas ferramentas é o GameSalad. Capaz de produzir protótipos e produções de médio porte para as plataformas iOS e Android (além de suportar que os projetos sejam exportados para o Windows, o OS X e até o HTML5), um dos seus maiores trunfos é o editor que dispensa completamente o uso de uma linguagem de programação ou scripts complicados para definir a lógica utilizada pelo game e a maneira com que os seus elementos devem interagir entre si. Tudo é feito visualmente.

Basicamente, cada elemento visual que está presente em cena (como o personagem controlado pelo jogador, os inimigos, os cenários e os demais itens que compõem o seu jogo) é considerado um “ator”, e possui atributos e comportamentos. Definidos visualmente no editor, os atributos servem para descrever as características do objeto e como ele será interpretado pelo simulador de física integrado. Os comportamentos definem as ações que esses objetos devem desempenhar, como o seu deslocamento pela tela e o que deve ser feito quando uma determinada condição for satisfeita (como, por exemplo, se afastar quando houver colisão com outro objeto ou desaparecer se for atingido por um determinado “ator”).

Em resumo, para criar um jogo simples, bastaria reunir as imagens que representam os seus elementos, definir como eles deverão se comportar em cena (e qual deles irá receber comandos como toques na tela e eventos do acelerômetro, entre outros meios de interação), orquestrar a interação entre os mesmos e definir um objetivo central, usando nada mais que o editor e testando no simulador integrado. Divertidíssimo.

Com a finalidade de suportar o desenvolvimento de jogos em 2D dos mais diversos gêneros, a ferramenta inclui uma vasta biblioteca de comportamentos que certamente irá intimidar os usuários novatos. Mas não é preciso temer. Além dos tutoriais em vídeo que demonstram desde o básico, até técnicas intermediárias, há protótipos que podem ser examinados e até alterados à vontade, como uma versão rudimentar inspirada em Angry Birds e um clone que lembra o clássico dos arcades Galaxian, entre outros. Na galeria online, há também centenas de títulos produzidos pelos demais usuários, e que são ótimos para quem procura por inspiração ou deseja conhecer as capacidades da ferramenta.

Para testar o GameSalad, que roda tanto no OS X quanto no Windows, basta visitar esse endereço e transferir gratuitamente a ferramenta. Se quiser levar a brincadeira mais a sério, e utilizar recursos avançados, como a venda nas lojas oficiais, será preciso adquirir uma assinatura do serviço. Detalhes sobre os planos podem ser encontrados no mesmo site.

Não deixe de conferir! Quem sabe você não cria o próximo grande hit?