Plants vs. Zombies 2: It's about time!
Se você for um dos milhares de jogadores que não deixa de baixar todos os tipos de aplicativos grátis, é bem capaz que já se aborreceu com um ou outro jogo distribuído pela popular modalidade Free-to-Play. Com a atraente premissa de poder conhecer um jogo gratuitamente, e em alguns casos até de usufruí-lo integralmente sem precisar pagar nada por ele, a sede de lucro de algumas produtoras acabou prejudicando a modalidade, tornando-a nada mais do que uma versão de demonstração frustrante e até bem cara, por exigir a compra contínua de itens como um requisito para avançar na aventura – ou até ter condições de competir com os adversários.
Contudo, há notáveis exceções. Desenvolvido pela veterana PopCap Games, Plants vs. Zombies 2: It’s About Time é um bom exemplo de como é possível aliar a gratuidade com a opcional compra de itens, concedendo facilidades aos jogadores dispostos a investir alguns trocados na aventura, mas sem deixar de fora da brincadeira os que não se importam em empregar o seu tempo e paciência para cumprir missões extras – e que, é importante frisar, acabam sendo divertidas por levá-los a aperfeiçoar as suas estratégias.
Para quem ainda não conhece, a série, iniciada em 2009 e disponível para diversas plataformas, traz os mesmos desafios do gênero Defesa de Torres, mas de maneira simplificada para agradar aos apreciadores dos jogos casuais. Com o objetivo de defender a sua propriedade do ataque de insistentes zumbis, o jogador terá que cultivar um jardim em que plantas das mais diversas espécies são posicionadas para atacar ou impedir o avanço das terríveis (e hilárias) criaturas.
Contudo, não basta ir enfileirando as valentes plantas: além de ter que lidar com o gerenciamento dos parcos recursos, como os raios de sol que devem ser coletados para conseguir germinar novas sementes, será preciso analisar as características das plantas e os pontos fracos dos zumbis, tudo para criar um campo de batalha eficiente.
E a sua aguardada continuação trouxe algumas boas novidades. Além das novas espécies de plantas e zumbis, dessa vez a ação se passa em três eras distintas: Egito Antigo, Mar dos Piratas e Velho Oeste, sendo que cada uma apresenta uma variedade de ambientes com particularidades que também devem ser analisadas.
Há também novos poderes especiais, como os adubos que turbinam temporariamente a eficiência das plantas, e até o uso da tela para esmagar ou lançar longe os zumbis usando nada mais do que os dedos. Divertidíssimo!
Claro que o apelo para adquirir itens está presente (e eles são caros), mas não é preciso comprá-los para completar o game. Quem tiver pressa para acessar novas áreas, ou deseja usar plantas especiais capazes de derrubar os zumbis mais resistentes, entre outros benefícios que tornam o jogo mais fácil, terá a oportunidade de investir nesses itens. Mas quem não quiser, poderá se divertir e aperfeiçoar as suas técnicas enfrentando missões, mesmo sendo repetitivas ou deveras exigentes.
Atualmente disponível para o iOS, e com previsão de sair também para o Android, Plants vs. Zombies 2: It’s About Time é garantia de boa diversão tanto para os que ainda não conhecem a série, quanto para os antigos fãs que ansiosamente aguardavam pela sua continuação. Não perca!