Limbo: uma inesquecível aventura para levar no bolso
Desenvolvido pela produtora independente Playdead, Limbo causou uma excelente impressão quando foi lançado para os videogames da atual geração. Com cenários minimalistas e monocromáticos, uma trilha sonora sutil e uma atmosfera sombria para embalar a enigmática história, o título foi considerado mais um bom exemplo de como os jogos podem ser vistos como uma obra de arte, acumulando merecidos prêmios nas mais diversas categorias ao longo dos anos.
Devido ao grande sucesso, uma versão para os dispositivos móveis não poderia ficar de fora, e uma caprichada edição para o iOS foi finalmente lançada. E que continua imperdível.
Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-lo, Limbo une a exploração de um ambiente hostil com a resolução de intricados quebra-cabeças. Apostando em uma linha mais misteriosa, não fornecendo muitos detalhes ao jogador para instigá-lo a contemplar a aventura, ao iniciar uma partida, vemos que o protagonista está desacordado no meio de uma macabra floresta.
Confuso, sem saber ao certo como chegou lá, e tendo que procurar pela sua irmã desaparecida, ele inicia uma dolorosa jornada, percebendo que deverá evitar a todo custo as diversas armadilhas presentes no local. E que são muitas.
Os perigos estão à espreita e são realmente cruéis, levando-o a sofrer de mortes épicas. São armadilhas escondidas nos arbustos, violentos ataques de criaturas bizarras, o inconveniente contato com um ser luminoso que se aloja no topo da cabeça do personagem (e que assume parcialmente o seu controle), pedras rolantes, serras circulares afiadíssimas… Enfim, uma boa variedade de sustos, e que pela surpresa que causam, acabam sendo divertidas por incentivar o jogador a rever as suas estratégias e agir com cautela ao adentrar por novas áreas.
E isso não é tudo. Exigindo saltos precisos por plataformas e cordas suspensas, a perfeita coordenação de ações para atingir objetivos nem sempre óbvios, e até desempenhar funções em um curto espaço de tempo, outro destaque fica por conta da interação com a tela sensível ao toque. É tudo muito simples: arrastando o dedo para os lados irá deslocar o personagem, para cima o fará dar um salto e manter o dedo pressionado irá pegar os objetos na tela.
Custando a bagatela de cinco dólares, Limbo não é o mais longo dos games, mas a experiência que ele proporciona certamente valerá a pena e agradará os apreciadores do gênero. Não há ainda uma previsão para uma versão para o Android, mas além da plataforma iOS, o jogo também está disponível para o PS Vita, PS3, Xbox 360, Windows e OS X. Não perca!