2010 FIFA World Cup South Africa

2010 FIFA World Cup South Africa

Chegou a hora! Faltando alguns dias para o início da Copa do Mundo, os torcedores que quiserem mergulhar de cabeça no clima festivo da competição já podem calçar as chuteiras e entrar em campo para defender a sua seleção na acirrada conquista pelo tão sonhado caneco. Tudo graças ao game 2010 FIFA World Cup, que mais uma vez mantém a tradição da Electronic Arts de lançar uma edição comemorativa do evento e que está carregada de atrações irresistíveis para agradar até o mais exigente dos jogadores.

E a primeira boa surpresa é que o título não é apenas uma versão modificada de FIFA 10 para refletir a tabela usada pela competição e a lista dos jogadores que irão participar do evento (lista esta que já pode ser atualizada pelo seu componente online). Mesmo empregando a sua aclamada mecânica como base, privilegiando os dribles desconcertantes e promovendo um gerenciamento dinâmico dos demais companheiros de equipe durante as partidas, essa edição incorpora aperfeiçoamentos relevantes, tanto na jogabilidade, quanto nas novidades que procuram tornar a experiência na mais abrangente possível. Elementos esses que acabam fazendo toda a diferença.

Comece a sua vitoriosa jornada enfrentando as emoções das Eliminatórias

Não há dúvidas de que o maior atrativo está na modalidade principal, que faz um competente trabalho para reproduzir as emoções do mais popular dos esportes ao convidar o jogador a eleger a nação a ser defendida e enfrentar as demais seleções em partidas ambientadas nos dez estádios oficiais. Mas isso está longe de resumir todas as atrações do título. Os torcedores mais meticulosos certamente apreciarão a possibilidade de rescrever a história da competição, podendo enfrentar todas as fases das Eliminatórias, escolhendo qualquer uma das 199 nações que lutaram pela qualificação.

Ainda mais interessante, especialmente para os aficionados pela história recente do futebol, é a modalidade Story of Qualifying. Com a proposta de reproduzir os momentos mais marcantes das Eliminatórias, o jogador não apenas poderá reviver as emoções das partidas clássicas, como deve demonstrar habilidade e uma boa dose de estratégia para cumprir as mais exigentes tarefas. E que, acredite, não são nada fáceis.

Uma das opções consiste em reproduzir a partida que classificou o Brasil para o Mundial, jogando contra a Argentina, na casa dos adversários. Ou seja, para acumular os valiosos pontos, além de vencer o time comandado por Maradona (objetivo principal), será preciso fazer três gols e não levar nenhum (objetivos secundários). Tarefas complicadas, sem sombra de dúvida, mas que são inegavelmente irresistíveis.

Realize o sonho de ser convocado impressionando o técnico da Seleção

Outra modalidade que chama a atenção é a Captain Your Country. Similar ao conhecido modo de carreira Be a Pro (presente na franquia original), o desafio consiste em chamar a atenção do técnico para alcançar dois nobres objetivos: realizar o sonho de ser convocado para a seleção principal, e assumir a prestigiada posição de capitão da equipe. Tarefas igualmente complicadas, pois, além de exigir muita técnica e uma habilidade exemplar, será preciso se destacar dos demais companheiros de equipe que igualmente almejam essa posição.

Em relação à jogabilidade, algumas pequenas modificações foram incorporadas. As cobranças de pênaltis, por exemplo, estão ligeiramente mais sofisticadas, embora resultem em um controle bem mais preciso dos chutes. O sistema de física também foi aprimorado, e elementos externos, como a altitude em que são realizadas as partidas, afetam diretamente em aspectos como a resistência física dos atletas –- podendo até privilegiar as seleções acostumadas com essas situações, concedendo um fôlego extra. Além disso, para atrair os jogadores menos habituados com a série, ou interessados em partidas casuais, há um esquema opcional para os controles, em que apenas dois botões são usados para os passes, as divididas e os chutes. Uma sacada de mestre, e que, em nenhum momento, deixa de lado os jogadores mais habilidosos.

As partidas em rede proporcionam emocionantes competições entre nações

E isso não é tudo. Por melhor que seja a inteligência artificial, e a variedade de modalidades para quem preferir treinar sozinho, participar das acirradas competições em rede, enfrentando jogadores reais, permanece sendo a maior atração. Opções não faltam. Além de poder convidar os amigos para integrar o seu time, ou desafiá-los quando estão nas equipes rivais em eletrizantes amistosos, ainda é possível participar do instigante modo Battle of the Nations. Mantendo um placar geral levando em consideração o desempenho de todos os jogadores que já participaram da modalidade, é possível conferir qual é a nação que mais se destaca quando o assunto é o futebol – pelo menos, na esfera virtual. Divertidíssimo!

Mas nem todas as notícias são boas. Surpreendentemente, pela primeira vez, não haverá uma edição para os PCs. E, apesar do sistema de narração das partidas estar bem mais realístico e dinâmico, não haverá uma dedicada ao idioma do país do futebol –-isto é, nada de comentários espirituosos no bom e velho português. Pelo menos, para minimizar essa verdadeira bola fora, dois artistas brasileiros –Marisa Monte e Sérgio Mendes– ajudam a abrilhantar a excelente e diversificada trilha sonora.

Nas redes de distribuição de conteúdo para as plataformas Xbox 360 e PlayStation 3, é possível obter a versão gratuita de avaliação, que permite participar de pequena parte da competição ao assumir as seleções da Itália ou da Espanha. Edições para o Nintendo Wii, PSP e iPhone também estão disponíveis.

Confira outros detalhes no site oficial.