Assembly 2008: Viva a criatividade
Realizado anualmente com o intuito de incentivar a criatividade dos desenvolvedores independentes de games, elegendo e premiando os trabalhos mais inovadores, a prestigiada competição GameDev, uma das principais atrações do festival Assembly e que teve a sua última edição realizada na semana passada na Finlândia, sempre surpreende pela qualidade e pela ousadia dos seus projetos.
Responsável nos pela promoção de títulos interessantes, como Freets on Fire (clone gratuito de Guitar Hero), e a introdução de novos conceitos, como o de Cinnamon Beats, conhecer os projetos inscritos na competição sempre revela algumas valiosas e divertidíssimas pérolas.
Com a divulgação da lista dos doze participantes da edição 2008, todos distribuídos gratuitamente, a apreciada tradição de inovar conceitos sem deixar de prestar um merecido tributo aos gêneros outrora populares mais uma vez se concretizou. Um bom exemplo disso é o Pakoon III, que relembra o eternamente popular Lemmings.
Tendo como objetivo guiar centenas de descerebrados franguinhos para longe da panela, o quebra-cabeças requer raciocínio rápido e um bom senso de oportunidade para detonar os diversos obstáculos e evitar que as indefesas aves sejam conduzidas para o abatedouro. E como o número de bombas que podem ser empregadas é infinitamente inferior ao de obstáculos, os mais de vinte estágios proporcionam um passatempo irresistível para os apreciadores de desafios estimulantes.
Outro candidato que presta uma devida homenagem aos grandes clássicos é o divertido FlipOut. Mesclando elementos do saudoso gênero Quebra-Tijolos com a dinâmica das mesas de pinball, o jogo se destaca pela criativa modificação do rebatedor, que pode tender para a esquerda ou para a direita usando as teclas Z e X.
Além disso, o eficaz mecanismo de simulação física que rege o comportamento da bola, aliado ao uso intensivo de partículas ao reduzir os tijolos em pequenos pedaços que atrapalham a sua trajetória, contribuem para fazer do jogo uma experiência única e exigente.
O gênero plataforma também não foi esquecido, sendo muito bem representado pelo diferente Dave The Ordinary Spaceman. Reproduzindo desde a estética visual dos antigos videogames, usando como interface um velho televisor, e incorporando recursos interessantes como a capacidade de retroceder a ação ou pausar os inimigos, o objetivo consiste em capturar desde antigas fitas VHS, até peças de videocassetes. Observe que, no menu principal, será preciso digitar 105 para iniciar uma partida.
Jogos com uma temática original não poderiam ficar de fora, e o grande destaque dessa edição é o divertido Kiuasturvat.
Desenvolvido pela mesma equipe que criou o cultuado Stair Dismount, o título reutiliza o conceito de empurrar um inocente boneco de testes na tentativa de produzir o maior dano possível. Mas, ao invés de lançá-lo por vertiginosas escadas, a ação se passa em uma sauna, bastando especificar um ponto específico do corpo do boneco e a intensidade da força aplicada no empurrão para que ele fique o maior tempo possível em contato com as pedras fumegantes. Como sempre, o maior atrativo é a realística animação do boneco, que reage de acordo com a posição em que ele cai na fornalha.
Apesar da maioria dos títulos ainda estarem em fase de testes, servindo como uma vitrine para novos conceitos ou técnicas, vale a pena conferir todos os demais participantes. A relação completa, junto com outros detalhes, pode ser conferida nesse endereço.