Beijing 2008: Conquiste o ouro

Faltando pouco mais de três semanas para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim, que tal entrar no clima emocionante do maior evento desportivo do planeta testando as suas habilidades em nada menos do que trinta e oito competições de tirar o fôlego? E tendo ainda como adversários alguns dos melhores e mais preparados atletas da atualidade?
Com o game Beijing 2008, desenvolvido pela Eurocom e distribuído pela Sega para as plataformas PC, Xbox 360 e PlayStation 3, isso não apenas é possível, como reproduz todas as emoções de participar virtualmente de um evento dessa magnitude.

Com gráficos extraordinariamente detalhados, em que belos visuais retratam com um satisfatório grau de realismo os locais em que estão sendo realizadas as provas, e incorporando um sofisticado mecanismo de simulação que confere aos atletas movimentos convincentes e naturais, conquistar as tão desejadas medalhas de ouro não será nada fácil devido à acirrada competição. Contudo, graças às inúmeras possibilidades que são dadas ao jogador para se aperfeiçoar, a experiência é, no mínimo, recompensadora, principalmente entre os apreciadores de simuladores esportivos.
Levando em consideração as diferenças existentes entre as modalidades, e as habilidades que precisam ser desenvolvidas para se obter uma boa colocação nas provas, o que mais chama a atenção são os criativos esquemas empregados para controlar as ações dos atletas. Deixando um pouco de lado o tradicional e já batido conceito de definir a força ou a velocidade com o pressionamento alternado de um conjunto predeterminado de botões, o jogo inova ao introduzir conceitos interessantíssimos como o método em que o jogador deverá seguir o ritmo do atleta ao pressionar uma seqüência de botões no momento correto para obter o melhor rendimento.

O sistema é realmente engenhoso. Nas provas de ginástica artística, por exemplo, o caminho a ser percorrido pelo atleta está demarcado por símbolos que representam os botões do controle. Para obter a velocidade necessária para um salto perfeito, o jogador precisará pressionar os botões corretos assim que o atleta estiver passando por um símbolo. Um pequeno deslize poderá resultar desde uma falha que poderá custar valiosos pontos na avaliação final, até o total desequilíbrio, colocando tudo a perder.
Mas o desafio está longe de se resumir ao simples pressionamento ritmado dos botões. As alavancas analógicas, presentes nos controles dos videogames de última geração, também desempenham um papel fundamental. Um exemplo disso são as provas de saltos ornamentais, em que a precisão de posicionar ambas as barras circulares nos pontos móveis ao redor do atleta definem os movimentos realizados antes de finalizar com um belo mergulho. O mesmo vale nas barras paralelas, em que manter os dois frenéticos alvos centralizados nas mãos do esportista mantém o seu equilíbrio.

Cada modalidade exige uma técnica diferente para desempenhar as ações em campo, mas o jogador não precisa ficar intimidado. Antes de competir a sério, inclusive em rede com outros fortes candidatos a atletas, é possível treinar usando os práticos tutoriais que foram incluídos e que também fornecem preciosas dicas para quem deseja se aperfeiçoar.
Apesar de deixar de fora modalidades populares como futebol e vôlei, o jogo inclui dezenas de provas atraentes como tiro ao alvo, levantamento de peso, ciclismo, judô, natação e muito mais. Diversão garantida!
Outros detalhes, como todas as provas que fazem parte do jogo e os vídeos demonstrando-os em ação, podem ser conferidos no site oficial dos jogos olímpicos.