Cities XL: autênticas cidades virtuais
Com a difícil missão de assumir o posto até então ocupado pela bem-sucedida série SimCity, a produtora francesa Monte Cristo não poupou esforços no desenvolvimento de uma alternativa para agradar aos apreciadores do gênero que explora a criação e a administração de cidades.
Mantendo os elementos que consagraram o estilo ao longo dos últimos anos, como moldar as características de uma futura metrópole nos seus mínimos detalhes e encontrar os meios de proporcionar a infra-estrutura necessária para abrigar o maior número de habitantes, Cities XL tem como maior trunfo a participação ativa dos jogadores pela rede. E que faz toda a diferença.
Incorporando uma mecânica similar aos jogos de MMO (gênero que promove partidas em redes envolvendo uma grande quantidade de participantes), planejar a sua cidade levando em consideração a abundância de recursos das cidades vizinhas se tornou uma realidade. O conceito é interessante. Exercitando a fina arte da diplomacia, é possível negociar recursos valiosos, como energia e matérias-primas, com os demais prefeitos, além de unir forças na divisão dos custos para construir estruturas que podem trazer benefícios para ambas as cidades e outras tantas possibilidades igualmente entusiasmadoras. Tudo em um sistema robusto, capaz de abrir inúmeras formas de atuação ao incentivar o constante planejamento em conjunto –e, claro, uma saudável competição de vez em quando.
Uma cidade bem-sucedida é aquela que consegue manter boas relações os prefeitos vizinhos
Apesar da sua proposta ambiciosa, dar os primeiros passos nesse fascinante universo não chega a ser uma tarefa complicada. O jogador, assumindo as funções de prefeito, primeiramente deverá definir a vocação da sua cidade e procurar o melhor local para assentá-la. A escolha, no entanto, não deve ser arbitrária, pois requer tanto um estudo dos recursos disponíveis para ergue-la, quanto uma apurada visão empreendedora para sustentá-la. Variáveis cujos desdobramentos nem sempre são fáceis de prever.
Por exemplo, se o jogador optar por erguer uma cidade economicamente sustentada pelo turismo, investir em atrações como parques de diversões e manter em bom estado de conservação as suas belezas naturais pode parecer tarefas corriqueiras. Mas não bastam. Para garantir um bom fluxo visitantes, um aspecto bem mais subjetivo deve ser observado: a escolha correta da região. Se ela for demasiadamente isolada, ou próxima de cidades que apresentem os mesmos tipos de atrações, as chances de administrar uma cidade-fantasma podem colocar tudo a perder.
Saber balancear as características de uma cidade é igualmente crucial. Um prefeito que deseja prosperar rapidamente pode ficar tentado a criar um complexo industrial que atraia muitos investidores. Mas se deixar de lado as opções de lazer, e não tomar cuidado com os elevados níveis de poluição, os habitantes poderão migrar para as cidades vizinhas em busca de uma melhor qualidade de vida, rareando a mão-de-obra a ponto de interromper a produção. É importante lembrar que a satisfação da população continua representando um papel relevante para o seu sucesso, e cada escolha, por menor que seja, tem o seu impacto.
Molde a sua cidade com expressiva liberdade
Passada a etapa inicial de planejamento, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Nesse aspecto, o grande destaque são as ferramentas utilizadas para moldar a cidade. Independentemente da sua complexidade, traçar uma sofisticada malha rodoviária, implementar linhas de trens e metrôs, levantar vertiginosos arranha-céus, definir áreas residenciais e construir belos monumentos é tão simples que até quem nunca teve acesso ao demais jogos do gênero poderá criar belas paisagens em pouco tempo. A possibilidade de enfeitar a cidade empregando estilos arquitetônicos inspirados nas mais marcantes construções da Europa, da Ásia e dos EUA reforça ainda mais essa ideia, assim como o interessante recurso batizado como GEMs, que são plugins vendidos separadamente e que permitem diversificar as atrações da cidade sem demandar muito esforço.
Exclusivo para a plataforma Windows, o título está previsto para ser lançado no início do próximo mês, e para usar os recursos online, será preciso pagar uma mensalidade. A versão gratuita de avaliação, por outro lado, permite testá-lo por um período de sete dias, além de incluir um tutorial completo, a capacidade de criar cidades em até três mapas diferentes (e que suportam uma população máxima de 22 mil habitantes), definir a representação visual do seu prefeito e até visitar a Capital City, uma vitrine que demonstra algumas das muitas possibilidades proporcionadas pelo título.
Para obtê-la, basta visitar o site oficial e clicar no botão “Get the Demo”. Imperdível!