Crayon Physics Deluxe, World of Goo e Multiwinia: três novas divertidas opções de jogos independentes

Crayon Physics Deluxe, World of Goo e Multiwinia: três novas divertidas opções de jogos independentes

Apesar das primeiras semanas do ano geralmente serem mornas em relação aos grandes lançamentos, os jogadores em busca de novidades não precisam se lamentar. Graças aos esforços dos desenvolvedores independentes, é possível encontrar excelentes opções de entretenimento, com produções caprichadas que apostam em desafios inovadores para satisfazer a praticamente todos os gostos. Três deles se destacaram nas últimas semanas, como o recém-lançado Crayon Physics Deluxe.

Resolva enigmas usando desenhos

Idealizado a partir de um protótipo criado em cinco dias por Petri Purho, o despretensioso projeto rapidamente conquistou uma notável popularidade devido aos seus criativos quebra-cabeças e a maneira empregada para solucioná-los. Com o objetivo de transportar uma bolinha até que a mesma entre em contato com uma estrela, o jogador precisava desenhar tábuas, bolas e outros objetos que ajudassem a superar todos os obstáculos.

E embora a versão Deluxe continue investindo nessa simplicidade, com gráficos que relembram desenhos feitos à mão e uma trilha sonora relaxante, para essa edição foi implementado um novo mecanismo de simulação física que reconhece a forma de qualquer objeto, suportando até a ilustração de cordas maleáveis e de peças que giram quando presas a um eixo fixo. Ótimo para incentivar ainda mais a criatividade na hora de desenhar dispositivos inovadores para solucionar os mais de 70 estágios.

Além disso, um prático editor de fases foi incluído, permitindo que novos estágios sejam criados pelos jogadores e que certamente contribuirá para aumentar o acervo de enigmas devido aos pacotes produzidos por terceiros – inclusive alguns deles já estão disponíveis gratuitamente no site oficial.

Construa pontes em World of Goo

Outro título que teve origem no cenário independente e fez a sua estreia no circuito comercial é o divertido quebra-cabeças World of Goo. Usando como fundamento o conceito introduzido pelo projeto experimental Tower of Goo, mas trazendo missões bem-definidas e mais diversificadas, a proposta do jogo consiste basicamente em montar estruturas que favoreçam o transporte e a captura de uma determinada quantidade de “Goos” – as criaturas elásticas que servem como matéria-prima para as construções.

Exigindo muita criatividade, raciocínio prático e algum senso de oportunidade, para concluir as missões será preciso lidar com a lei da gravidade, encontrar meios eficazes de contornar os obstáculos que foram estrategicamente posicionados pelos cenários, conseguir criar estruturas usando um limitado número de “Goos” e até dominar as características únicas das suas várias espécies. O que não será nada fácil.

Com belos gráficos, uma animação de primeira e uma trilha sonora condizente com a sua proposta, o game está disponível para várias plataformas. Para os PCs e Macs, é possível comparar os resultados com os demais jogadores em um placar online, enquanto que no Nintendo Wii, até quatro jogadores podem participar cooperativamente para resolver um mesmo estágio. E uma versão para o Linux está prevista para breve.

Resolvendo conflitos com muita estratégia em Multiwinia

Mas não são só os quebra-cabeças que fazem sucesso. Os jogos de ação também não desapontam, sendo que um dos mais recentes a chamar a atenção é o diferente Multiwinia: Survival of the Flattest. Sucessor do aclamado Darwinia, jogo de estratégia em tempo real que abordava o severo ataque de um vírus em um aparentemente utópico universo digital, nessa nova edição será preciso resolver os conflitos gerados pelas diversas facções que se formaram entre os darwinians.

Destacando-se pela seis modalidades diferentes de partidas, e os mais de cinquenta mapas usados como campos de batalha, alguns dos desafios propostos pelo game envolvem dominar toda a região, capturar a estátua do inimigo (enquanto protege a do seu time), abastecer e popular um foguete e até proteger uma bomba de ser destruída pelos oponentes.

Mantendo o mesmo visual futurístico do predecessor, recheado de efeitos pirotécnicos, até quatro jogadores podem participar simultaneamente das partidas.

Versões gratuitas de demonstração para todos os jogos podem ser obtidos nos seus respectivos sites oficiais. Não perca!