Devil May Cry 4: Troca de papéis

Devil May Cry 4: Troca de papéis

Com uma abordagem ousada e nem um pouco convencional, convidando o jogador a travar batalhas homéricas contra demônios e seres bizarros, a série Devil May Cry não demorou para conquistar o respeito entre os apreciadores do gênero RPG de ação.

Tendo como origem a aclamada série Resident Evil, mas investindo em elementos distintos que fazem com que a franquia tenha uma personalidade própria, os títulos sempre tiveram como maiores destaques os combates de tirar o fôlego (inaugurando o subgênero que ficou conhecido como “ação extrema") e a valorização do estilo empregado pelo jogador durante as batalhas.

Com o recém lançamento da sua quarta edição, a Capcom não apenas manteve intacta essas características, como preparou várias novidades, que certamente surpreenderão até quem conhece em detalhes a intricada e envolvente história.

Ambientada logo após os acontecimentos da primeira edição, dessa vez o jogador não assumirá apenas as funções de Dante, o protagonista da série até então. Quem entra em cena é Nero, um jovem guerreiro pertencente à Ordem da Espada e que também tem como missão proteger a humanidade da investida dos demônios.

A trama, no entanto, guarda algumas boas surpresas, como o brutal assassinato do líder da Ordem durante uma cerimônia que leva Nero a prometer vingança contra o seu autor. E esse é um dos primeiros problemas: o responsável pelo assassinato é ninguém menos que Dante, herói da série, ocasionando uma inesperada inversão de papéis.

Apesar do método de atuação durante as batalhas ser bastante similar às edições anteriores, com uma espada para combater os oponentes que estão próximos e uma oportuna arma de fogo, essa edição conta com um novo tipo de armamento: o Devil Bringer, instalado no braço direito de Nero e que permite arremessar os inimigos para longe (ideal quando há uma grande quantidade deles atacando simultaneamente) ou agarrá-los para perto (que é ótimo para poupar tempo).

Novas oportunidades de exploração dos cenários também são possíveis, graças ao armamento que favorece o alcance de pontos aparentemente intransponíveis e facilita a captura de itens fora de alcance. Os armamentos de Dante, que será controlado pelo jogador em algumas fases, também foram aperfeiçoados.

Dentre todas as plataformas suportadas (PCs, Xbox 360 e PlayStation 3), os belos e detalhados gráfico, assim como os vistosos efeitos visuais como os feixes de luz e fogo, são uma elemento em comum. Contudo, para os PCs, há ainda uma série de vantagens extras, como o modo “Turbo!”, em que a velocidade de ação é ligeiramente aumentada e que requer maior habilidade nos reflexos para aniquilar os inimigos, e o “Legendary Knight Mode”, que desafia o jogador experiente ao impôr um nível de dificuldade bastante elevado.

Diversão garantida, que pode ser testada gratuitamente com a versão de avaliação disponível nesse endereço e que oferece a incursão por dez minutos na fase do gelo e o combate do chefão em chamas Berial.

E quem quiser avaliar a performance da sua máquina antes de baixar o arquivo ou adquirir o jogo, é possível transferir o teste que exibe várias seqüências cenas do game e gera um relatório com detalhes. Disponível gratuitamente nesse link, ele tem 480MB. Não deixe de conferir também o site oficial.

Requisitos

Compatível com o Windows XP (DirectX 9) e Vista (DirectX 10), o jogo exige, no mínimo, um processador Pentium 4 de 3GHz, 512MB de memória RAM, uma placa de vídeo com suporte a Shader 3.0 e equipada com 256MB, 8GB de espaço livre no HD e um drive de DVD.